Vocês são os primeiros a rir e zombar da Sakura por não ter conseguido matar o Sasuke esfaqueado pelas costas quando teve a chance, sendo que ela era apaixonada por ele e sua companheira de time. Além disso, Sasuke não foi responsável pela destruição do mundo após isso. Muito pelo contrário: se ele não estivesse vivo durante a guerra e tivesse sido morto por Sakura, Itachi não seria capaz de parar o Edo Tensei sozinho. Os Hokages não seriam revividos, e Naruto não teria chance contra o Obito, Madara e Kaguya sozinho. Agora, estão inventando desculpas emocionais para justificar a falta de discernimento e a burrice de Minato e Konan? Não sejam hipócritas.
Minato não é uma garota de 16 anos apaixonada e com um dilema mortal. Ele é um shinobi adulto, sem âncoras emocionais. Ele não tinha razões para proteger ou se desculpar com Obito. Foi Obito quem atacou a vila, matou o próprio Minato e sua esposa, começou uma guerra e reviveu o Jūbi. Minato deveria ter deixado Kakashi ou qualquer outro finalizar Obito de uma vez, ao invés de ficar com frescuras. Ele estava ciente de que Madara precisava de Obito e do Rinnegan para ser revivido. Todos sabiam disso, pois Madara já havia tentado controlar Obito antes. Contudo, Minato ficou de mimimi, quis se desculpar com um cara que raptou sua esposa e tentou matar seu filho recém nascido, e deu tempo para Madara se reerguer e toda a tragédia começar.
Vocês não têm outra pessoa para agradecer pela volta de Madara, pela conclusão do Mugen Tsukuyomi e pelo retorno de Kaguya, a não ser pela inação e a burrice do Minato.
Se Obito tivesse sido morto. A guerra acabaria naquele momento:
Quanto a Konan, ela tinha plena consciência de que o Rinnegan era extremamente importante para Obito e para os planos da Akatsuki. Mesmo assim, escolheu guardar essa "bomba-relógio" ao invés de destruí-lo completamente. Não havia razões emocionais para justificar Konan guardar um objeto que o inimigo desejava e que poderia causar a destruição do mundo. Ela não poderia fazer uso do Rinnegan para nada, já que Nagato estava morto e em processo de decomposição.
Essa é a primeira regra que Kakashi ensina no início do mangá. Todas as vilas e ANBU destroem o corpo de seus ninjas para evitar que inimigos roubem segredos. Konan tinha um Rinnegan em mãos. Ela sabia que a Akatsuki e Madara precisavam desse olho para iniciar seus planos e que iriam atrás dela para recuperá-lo.
Então, por que não destruir o olho e impedir a guerra antes mesmo de ela começar? Se Konan realmente quisesse parar Madara, bastava destruir o Rinnegan, e ela teria dado um checkmate nos planos dele. A narrativa depende fortemente da burrice da Konan e do fato de uma regra básica do mundo shinobi ser ignorada, para que Obito conseguisse o Rinnegan e a guerra se iniciasse.
Isso é muito mais grave do que o que aconteceu com Sakura. Sakura ia destruir o Rinnegan, mas não teve tempo porque Madara apareceu magicamente ali. Minato salvou um assassino e deu tempo para Madara ser revivido. E Konan ficou semanas com um Rinnegan guardado, sendo ingênua ou burra o suficiente para achar que poderia derrotar o suposto lendário Uchiha Madara sozinha com apenas um truque.