Bom, tudo que estamos fazendo nesse tópico é hyper-racionalizar ações supostamente burras, emocionais e impensadas que ocorrem até na realidade onde vivemos, quem dera em ficção. Mas enfim... Seguindo tal premissa:
Nagato deveria ter destruído seus próprios olhos antes de morrer ou, no mínimo, ter pedido para que Naruto e Konan tivessem destruídos tais olhos ou simplesmente tê-los oferecido ao Naruto como uma forma de ajudá-lo no futuro. Deixar algo tão perigoso nas mãos da Konan foi um risco enorme. Na prática, Nagato só condenou sua amiga à morte. Agora, falando da Konan: por questões culturais, regionais e religiosas, talvez fizesse sentido que ela fosse contra a ideia de destruir o corpo de Nagato por uma mera questão de querer respeitar os mortos e pelo simples fato que o Rinnegan era um tesouro de valor inestimável. Além disso, na mente dela, seu plano para matar o Obito era perfeito, e até seria perfeito, se não fosse o fato dele possuir um recurso absurdo de sobrevivência: o Izanagi.
O simples fato de Obito e Danzou terem reservas enormes de Sharingans mostra também que a destruição de corpos de usuários de doujutsu não é uma prática comum e imediata, como deveria ser no mundo shinobi, apesar de ser executada como visto no flashback do Zetsu Negro. Tanto que Danzou adquiriu os sharingan dos Uchihas, assim como Obito conseguiu uma reserva deles, o que acaba mostrando a irresponsabilidade de personagens como Hiruzen, que não mobilizou um plano coerente deixando tudo nas mãos para o Itachi resolver, assim como Itachi foi irresponsável, pois ele pediu ajuda para o cara que justamente fodeu a situação do Clã Uchiha, e apenas deu oportunidade para o próprio Obito roubar mais olhos.
Enfim... Se formos realmente racionalizar personagens emocionais, o próprio Hashirama deveria ter destruído os olhos de Madara durante sua luta, ou pelo menos, ter feito isso assim que achou que o Madara estava morto. Sim, sabemos que o corpo de Madara seria destruído eventualmente naquela época, mas isso deveria ter sido feito imediatamente, sem dar chance para alguém como o Zetsu Negro interferir e sem ter dado chance do Madara ter elaborado uma estratégia envolvendo Tensho Fuin ou Izanagi, recursos esses... Que eu duvido muito que Hashirama e Tobirama não tivessem conhecimento, a porra do Hashirama sabia até sobre o Rinne Tensei e o Tobirama sabia até sobre Enton, como raios não iriam saber sobre o Izanagi? E sobre o Tensho Fuin? Depois de terem lutado por dezenas de anos com o Clã Uchiha, esse tipo de conhecimento deveria ser básico, e eles próprios deveriam saber que Madara de alguma forma estava vivo, porém... O descarte do corpo do Madara foi feito com a bunda, se formos hyper-racionalizar tal cena.
No fim das contas, todo shinobi que luta mortalmente contra um Uchiha ou usuário de doujutsu deveria, em essência, focar em destruir os olhos do oponente o quanto antes. Um exemplo claro disso é Bee. Ele "perdeu" para o Sasuke porque não soube aproveitar as oportunidades que teve de atacar os olhos do Uchiha, mesmo tendo pelo menos duas chances claras de fazer isso. A não ser claro que o Bee, quisesse roubar os olhos para ele, mas meio que duvido que faria isso. Por fim... A lei é clara, tá tendo uma luta de vida ou morte contra um Uchiha fedido e não sabe se vai vencer? Faça que nem o Aborto possuído por um alien, mete a kunai nos zoios que é sucesso -n
Dito isso, a cena da Sakura é apenas um reflexo de uma má montagem do Kishimoto onde claramente ele percebeu que fazia sentido o Obito racionalizar que o Rinnegan deveria ser destruído, mas isso por enredo não podia ocorrer, e quem tava com o Obito nessa hora que seria a única que poderia destruir o Rinnegan no momento? Claro, nossa querida Sakura que basicamente ficou dois capítulos inteiros para furar a desgraça de um Rinnegan, enquanto um monte de ações eram realizadas em tempo real kk
Enfim, a cena é meio-ridícula, e a Sakura em si é um personagem ridículo, chato e juvenil demais, inclusive acho ela insuportável. Mas apenas foi uma montagem estranha do capítulo, nem considero que foi culpa do personagem. E a questão do Minato é que... Suas ações são quase inteiramente emocionais, Minato em si, por mais inteligente ou genial que tentem pintar ele, ele é um personagem emocional de certa forma, ainda mais quando os acontecimentos envolvem Obito e sua própria familia... Se o Minato fosse racional de fato, ele nem teria morrido no ataque da Kyuubi por exemplo, já que naquele acontecimento, a única que iria morrer de fato ali, era a Kushina, Minato se suicidou pq quis em essência. E se ele tivesse vivo, provavelmente muita desgraça em Konoha teria sido evitada.