Yuvisøn escreveu: Jony escreveu: Só dei informações empíricas e ganho dois deslikes.
Não me leve a mal, mas acho nada haver essa parada que vc falou. Não acho que devemos priorizar os estaduais, tão pouco acho que o futebol brasileiro era mais forte por causa disso. A verdade é que a Europa se intensificou muito e nem falo somente em questões financeiras, o futebol evoluiu e, infelizmente, paramos no tempo por acharmos que somos "o país do futebol". Outra questão é justamente o poder financeiro do Brasil, qualquer moleque de 17 anos que se destaca hoje em dia os times europeus compram.
Isso não é tão simples, não é preto no branco.
Tem que entender como funciona a formação dos atletas em geral (analisando o macro), de ir até a escolinha, dela pra base de algum time nível série D ou ao menos que disputa seu estadual local, todos os processos do desenvolvimento tático e técnico, até finalmente vingar no profissional.
Todos os grandes clubes estão em capitais, metrópoles, maioria da população não vive nessas cidades. Mesmo nelas, não é fácil competir, porque os garotos além de estudar passam por transporte público. Também não é legal jogadores do interior, irem para jogar em metrópoles, longe da família e amigos, isso pode interferir na evolução deles em alguns casos.
O Brasil é continental, casa estadual (principalmente sul e sudeste) tem capacidade de ser uma Liga Nacional. Clubes pequenos arrecadam menos dinheiro, como consequência, clubes ainda mais pequenos de pequenas cidades, arrecadam ainda menos. E são esses super pequenos que nem disputam campeonato profissional, que muitos jogadores passam pelas categorias de base.
Tem muita jóia, jogador craque, que não é achado, muito mais ainda jogadora ótimos medianos que não são achados. O sistema de peneiras é muito difícil e ficou mais ainda.
Desde o sistema de pontos corridos, não ganhamos nenhuma copa e estamos fracos em outros títulos. A Europa pode ter evoluído, mas a seleção brasileira ainda assim regrediu muito na qualidade técnica em geral dos jogadores, a porcentagem de craques diminuiu.
Eu poderia colocar mais argumentos aqui. Mas ficaria um texto muita grande e não tenho muito tempo livre.