Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

+9
Itachi Uchiha
Zeno
Deusa Hinata
Gaius
Yuvisøn
Comando Omega
Die Wahrheit
SirLongevo
Wick
13 participantes

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyReflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Já tem um tempo que volta e meia vejo usuários/staffers me perguntando e querendo saber sobre as intrigas lendárias do Fórum NS e sua trajetória. Essa é uma série de tópicos que em que eu vou contar um pouco sobre a história do fórum e revelar alguns detalhes dos bastidores. Eu vou ocultar o nick das pessoas envolvidas (com codinames) quando estiver falando algo negativo — objetivo não é causar um constrangimento/estresse para ninguém. Como a pessoa com mais informações (e informantes), acredito que o meu relato será interessante tanto para os que desconhecem a história quanto para aqueles que fizeram parte dela — independente do nível de afinidade.

O fórum teve dois administradores gerais em sua história. O primeiro foi o Naruto-kun. A partir de 2013, após uma votação exclusiva entre administradores, eu me tornei o segundo e último administrador geral, recebendo do meu antecessor (que não tinha mais interesse no fórum) a transferência de todas as credenciais e do painel de fundação. Saliento que entre pessoas específicas, criou-se uma "mística" semântica com o termo "ADM geral", e passaram a nomear entre elas diferentes pseudo-adms gerais (que nunca tocaram nas credenciais ou tiveram tais poderes no sistema) em um curto espaço de tempo (3+ em ~1 ano de hiato meu por volta de 2018), como uma posição de respeito, como um líder, quase um título honorário. Contudo, não o foram de fato, pois nunca tiveram poder real sobre o fórum. Por exemplo, se um administrador comum quisesse, ele tinha poder/acesso para remover os poderes do pseudo adm geral, sem ele conseguir fazer nada a respeito. Devido a atualizações recentes no painel, por exemplo, o administrador @Thousand Mirrors tem mais poder hoje do que um "pseudo adm geral" daquela época. Então, para efeitos de esclarecimento e definição: o administrador geral é o dono da u1 (conta fundadora), das credenciais de acesso do painel de fundação, e efetivamente do fórum. Um administrador comum não tem poder para fazer qualquer alteração na conta do administrador geral. É o significado prático e real.

Nesse ano, completo 10 anos como administrador geral do fórum (2013-2023) — o dobro do meu antecessor (2008-2013) — e sou, por larga margem, a pessoa com mais tempo de staff (11 anos). Com o fardo de ter poder para dar/declarar a palavra final e definitiva, acabei no centro dessas intrigas, o que vai ficar bem evidente ao longo das reflexões. Por isso e o volume de perguntas, espero que esse relato lhe valha para algo ~ curiosidade, nostalgia, esclarecimento.

Meu compromisso é ser neutro, leia-se: oferecer um relato honesto e íntegro sobre o que objetivamente aconteceu ao longo das eras. Isso não será traído aqui. Contudo, eu não vou mentir/omitir informações que são verdadeiras, por medo de "parecer que estou puxando sardinha para o meu lado". Não serão reflexões em cima do muro.


Com isso, vamos à parte 1.




O COMEÇO DE TUDO

Eu me viciei no fórum em 2012. Porém, meu começo no fórum foi no ano de 2009, mais especificamente em 18 de agosto de 2009. Tinha 10 anos de idade. Eu na maior parte do tempo só acompanhava o fórum (assim como fazia antes de criar minha primeira conta). Não tenho tantas informações interessantes a refletir sobre essa época, exceto que o fórum era um lugar que já tinha suas intrigas. Entretanto, era uma linguagem muito mais inocente. As pessoas escreviam com mais simplicidade (com mais erros, menos formalidade), menos pretensão, e era a época que o fórum mais parecia realmente um passatempo, com comentários despretensiosos sobre um anime que todo mundo curtia. O mundo em si ainda era bem diferente naquela época, no fim das contas. Vale lembrar que o fórum nasceu no fim de 2008, de um grupo de amigos que organizavam um blog juntos.

Por volta desse período dos tempos de 2009~10, tive ciência de um breve desentendimento, entre o meu antecessor e outro membro da equipe, que havia ofendido o seu irmão (ou algo assim) de chato. Esse desentendimento culminou na saída dele para um longo hiato/inatividade que durou até o início de 2013. Ele tinha por volta de 800 mensagens, nessa época. Pode parecer algo bobo de início, mas novamente, era outra época. Um ambiente naturalmente muito mais leve. Pessoas muito mais próximas umas das outras. Nesse contexto, um comentário desabonador como esse, causou mal estar. Isso me cativa de certa forma. Essa época foi o mais próximo que o fórum esteve de ser uma comunidade amistosa. As pessoas brincavam, compartilhavam fotos... Havia discordâncias? Claro que sim. Mas você ficaria surpreso sobre como em uma época "inocente" como essa, as pessoas tinham, no fim das contas, muito mais maturidade.

Após isso, o fórum continuou com seus administradores comuns. É interessante porque foram anos de gestão sem a presença efetiva da figura de um administrador geral. Cada administrador tinha seu poder para gerir o fórum, e se desse algum problema ou dúvida importante, votações ocorriam. Quanto mais tardava, mais a figura do meu antecessor era vista como misteriosa e até meio lendária. Mais e mais usuários se registravam em uma época posterior ao início da ausência dele.

Esse foi o início do fim do clima de amistosidade no fórum. Uma ascensão firme de intrigas. Como cada administrador tinha poder pleno, existiam decisões conflitantes entre dois administradores que tinham poder igual. Nas discussões que aconteciam na equipe, cada membro tinha que tomar um partido e isso, muitas vezes, causava irritação a alguma das partes. Existiam moderadores e administradores que tinham mais afinidade com X administrador, outros com mais afinidade com Y administrador. Brigas e disputas internas de poder aconteciam por causa disso e ficavam cada vez maiores.

Aos poucos, uma frase do meu antecessor — entender o fórum como um hobby e não como uma obrigação — se tornava cada vez mais uma mera lembrança remota. Passado.

Inclusive, você tinha que ser extremamente confiável para ser administrador. Pois qualquer administrador tinha poder para remover todos os outros, e como o Administrador Geral estava sumido... isso causaria um grande problema.

Grandes administradores que pude conhecer foram Itachi Uchiha, Garcia, LUCAS CRR, Léo (hoje Leonardo). Os dois primeiros eram especialmente respeitados, muito pela forma como se portavam e impunham, respectivamente. Itachi Uchiha (aka Leona) foi um grande símbolo de confiança e estabilidade, mesmo em tempos em que várias pessoas diferentes tinham poder pra dar palavra final. Não conheci até hoje uma pessoa daquela época que não o respeite. Aliás só uma, que não vou mencionar aqui.

O INCIDENTE DE LUTRA ANGEL

Em 2011 aconteceu a maior crise de todas até aquele momento. O administrador Lutra Angel supostamente removeu todos os administradores da staff, deixando apenas ele com poderes de administração. O Administrador Lutra Angel foi um dos fundadores do Fórum NS de certa forma, pois era do grupo de amigos do meu antecessor e, se não me engano, também ajudou no antigo blog que antecedeu o Fórum NS.

É ninguém menos, na minha opinião, o membro que chegou mais próxima de ter tido poderes de Administrador Geral — em sua definição correta — sem ter sido um. Isso porque, muito embora ele não detivesse o acesso ao painel de fundador do fórum, Lutra Angel possuía a senha de acesso da u1. Ele se manteve intocável e todos temiam remover ele da staff por inatividade após esse incidente de 2011, mesmo os administradores com maior prestígio tinham "medo" do que ele poderia fazer.

reflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 0VTtKbH

O Lutra anunciou que foi hackeado e restituiu o acesso de todo mundo. Entretanto, nunca mais foi removido da staff, só no retorno do meu antecessor em 2013. E mesmo frente ao retorno dele, houve um registro de que ele foi recolocado no grupo de Administradores. E olha que, daquela vez, quem tinha removido foi o meu próprio antecessor.

Enfim, o incidente ficou conhecido como um dia lendário no fórum, e foi falado sobre durante muito tempo. O nome de Lutra Angel ainda era muito presente e ecoou durante quase toda minha trajetória no fórum. A "ameaça Lutra" era um fator naquele período de "igualdade de administradores". Alguém que poderia botar um ponto final naquilo tudo a qualquer momento, com um estalar de dedos.

Como poucos conheciam a personalidade dele, e a icônica risada "KUAKUAKUAKUA", o nome dele tinha também toda uma misticidade quanto as pessoas falavam nele no Chatbox. Ele era um grande nome do Fórum NS. Quem viveu, sabe disso.

O que sei sobre a história dele foi o que me contaram ao longo dos anos e o que descobri olhando os arquivos do fórum. Em 2011, eu não tinha o hábito de acessar o fórum.


O NIDAIME CHEGA À VILA

Somente em fevereiro de 2012 voltei a olhar o acessar novamente e, agora com 13 anos, por nem lembrar que eu já tinha criado conta (provavelmente nem me liguei que era o mesmo fórum), criei uma nova conta para começar do zero e defender o Itachi. E foi a partir de então que me tornei um membro de fato, com o hábito de logar no fórum e me envolver de verdade nas discussões, acessar o chat... Foi a partir daí que os demais começaram a conhecer o meu nome. O começo de uma história massante, mas que me ensinou muito e me preparou para várias situações da vida real e até profissional.

Mas isso vai ficar para a próxima parte.

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Pra quem não entendeu, no período de ausência do nidaime (vulgo Wick, segundo Hokage) em meados de 2018 foi o período onde Danzō e sua trupe assumiram com má gerência e não oficialmente.

Hashirama ficou ausente do fórum até meados de 2013 e foi por volta dessa era que se iniciou a era dos estados combatentes, já que antes o fórum era um lugar bem mais amistoso e inocente nos seus primórdios. Também tivemos citações de figuras históricas importantes.

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
O que eu gosto de fazer é ler tópicos de 2008-2014, é nostálgico e olha que eu nem participava

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Wick contando sobre como chegou no fórum com 10 anos:

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Será q terá menção a era das tretas?

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Yuvisøn escreveu:
Será q terá menção a era das tretas?


Sim. A versão completa. Temos menções muito vazias dos acontecimentos (independente do lado) até hoje, sem os bastidores e como cada incidente começou. Antes de vir a público, todas essas intrigas foram antecedidas por conflitos internos, conversas em Skype e posteriormente grupos de whatsapp. Por trás delas há amizades, ressentimentos, ações combinadas, etc.

Mas vou ocultar o nome de alguns usuários, trocando por um codiname ininteligível. O propósito é contar a história do fórum, e não causar uma situação desagradável para quem quer que seja.

E algumas épocas que eu vou abordar envolvem coisas realmente incômodas. Pessoas acabam tomando más atitudes por raiva, rancor, equívoco, autoritarismo. As vezes, até por má-fé e arrogância mesmo. Eu prefiro trocar o nick por algo não-identificável, do que ter que omitir os detalhes da história para não deixar ninguém zangado.

Há dois elementos nessa série de tópicos:

1. Falar sobre as histórias e incidentes que marcaram o fórum, com detalhes escritos de forma clara e neutra. Como se passou muito tempo e o fórum está em paz interna há 5 anos, há espaço para relatar sem envenenar os fatos com mágoas, narrativas, segundas intenções, interesses...

2. Minhas reflexões sobre aquilo que estou contando. Como foi para mim, qual é a minha opinião, o que eu consegui tirar daquilo. Se alguém quer descobrir como eu pensava na época e penso hoje em dia, essa também é provavelmente a melhor oportunidade para me conhecer como pessoa mesmo.

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Não vejo a hora de chegar a parte de 2018.

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Os codinomes da parte de 2018: Kinro, Lou-fo, Quilinhas

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Wick, eu já falei que você é bom em resumir, relatar,...?

reflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 Anker_10

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Tá interessante.

Já tô esperando a parte 2.

:mica:

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Lutra Angel, o nome desse cara era falado até na minha geração que veio bem depois. Eu achei interessante, conte mais a lore do Fórum NS para nós, tio Lobão Negro.

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Esse Lutra Angel foi o cara, então. Até o nome é estiloso.

@Wick, muda aí meu nome pra Lutra Angel.

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Tive pouca interação com o Lutra Angel (Luke), ele era bem debochado e tudo mais, e acredito que por isso tive alguns embates com ele na época. Até mesmo com o NK, por tanta minhoca que eu tava na cabeça na época, eu acabei ficando puto.

Ah apenas um adendo; Dentre muitas pessoas que eu sigo em outras redes sociais, o Lutra é uma delas. Me dei por conta a uns três meses sobre uma notícia não tão legal sobre ele.

Pelos relatos que estão no facebook, que hoje parece ser a mãe dele quem administra, em 2020 ele passou por complicações de saúde, não resistiu e infelizmente faleceu.

Enfim, que Lutra Angel (Luke) esteja em paz.

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Itachi Uchiha escreveu:
Tive pouca interação com o Lutra Angel (Luke), ele era bem debochado e tudo mais, e acredito que por isso tive alguns embates com ele na época. Até mesmo com o NK, por tanta minhoca que eu tava na cabeça na época, eu acabei ficando puto.

Ah apenas um adendo; Dentre muitas pessoas que eu sigo em outras redes sociais, o Lutra é uma delas. Me dei por conta a uns três meses sobre uma notícia não tão legal sobre ele.

Pelos relatos que estão no facebook, que hoje parece ser a mãe dele quem administra, em 2020 ele passou por complicações de saúde, não resistiu e infelizmente faleceu.

Enfim, que Lutra Angel (Luke) esteja em paz.


Não cheguei a conhecê-lo. Mas é muito triste saber que um fundador do fórum se foi. E já fazem 3 anos...

No aniversário de 15 anos do Fórum NS, que é esse ano, relembrarei o nome dele. Como deveria ter sido feito em 2020.

descriptionreflexoes - Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1 EmptyRe: Reflexões sobre a história do Fórum NS ~ Parte 1

more_horiz
Itachi Uchiha escreveu:
Tive pouca interação com o Lutra Angel (Luke), ele era bem debochado e tudo mais, e acredito que por isso tive alguns embates com ele na época. Até mesmo com o NK, por tanta minhoca que eu tava na cabeça na época, eu acabei ficando puto.

Ah apenas um adendo; Dentre muitas pessoas que eu sigo em outras redes sociais, o Lutra é uma delas. Me dei por conta a uns três meses sobre uma notícia não tão legal sobre ele.

Pelos relatos que estão no facebook, que hoje parece ser a mãe dele quem administra, em 2020 ele passou por complicações de saúde, não resistiu e infelizmente faleceu.

Enfim, que Lutra Angel (Luke) esteja em paz.



Que notícia triste!

É sempre muito triste quando uma pessoa jovem, com toda uma vida pela frente, morre.

Se eu fosse um deus, instituiria uma lei proibindo uma pessoa morrer antes dos 49 anos de idade.

E também instituiria uma lei proibindo um filho morrer antes da mãe, pois nenhuma mãe merece passar por essa dor.

É uma pena que eu não seja Deus!

Tudo isso é muito triste e dilacera meu coração.

Pobre Lutra!

Mas ele sempre estará vivo em minha memória.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos