Shinobi No Kami escreveu: Explique-me então o significado dessa cena:
O mesmo significado desta:

Todos viram Minato em Naruto ali. Naruo KM1 é mais forte que Minato?
Então você conhece mais a extensão do poder do Naruto e do Jiraiya mais do que... o Naruto e o Jiraiya?
O Jiraiya fez uma analise sobre suas próprias habilidades... e você é capaz de refutar o que o Jiraiya afirma sobre ele mesmo?
Jiraiya só não tinha informações suficientes para chegar na conclusão de quem viu o combate
todo de uma forma mais ampla, como no caso o leitor.
Jiraiya não sabia que os corpos se limitavam a uma habilidade, e por mais que eles tivessem notado a visão compartilhada, ainda não tinham processado como aquilo daria na prática, uma vantagem enorme, essa análise veio
depois.
Tanto é verdade que ele venceu os corpos usando uma estratégia que encaixou Ninjutsu (Yomi Numa) e Taijutsu (Kawazu Kumite no Chikushodo) quando ele já havia descartado essa possibilidade.
Novamente, apenas no fórum NS uma suposição tem mais peso que um ato consumado. De alguma maneira, Jiraiya ter mencionado que
poderia morrer para o trio, é mais impactante na sua análise nível, do que o fato dele ter derrotado este inimigo facilmente e sem sofrer um único golpe.
Não foi esse meu questionamento, vamos voltar ao ponto inicial já que você o ignorou.
Fukasaku, segundo você mesmo, tinham a expectativa de que Naruto superaria Jiraiya.
Fukasaku afirmou que Naruto superou Jiraiya.
Não há correlação entre as duas coisas?
Respondendo isso, voltamos para o ponto anterior.
Fukasaku acreditava que Naruto seria capaz de superar Jiraiya por ser a criança da profecia.
Considerando que você aceita esse fato temos duas opções possíveis:
1. Ele acertou e Naruto superou Jiraiya;
2. Ele errou e Naruto não superou Jiraiya.
Considerando isso, qual opção o Kishimoto parece ter escolhido?
O resultado se mostrou totalmente imprevisível, ninguém que Naruto fosse fazer o vilão se arrepender e desistir.
Se Fukasaku e Tsunade tivessem confiado apenas no poder de Naruto, ele estariam errados, já que o inimigo era muito mais forte e o derrotou em Modo Sennin.
Sem tentativas de distorção.
Você argumentou que o Jiraiya seria superior construindo a narrativa de que o Naruto com mil vantagens foi pior do que ele com mil desvantagens.
Eu apenas usei seu próprio argumento contra você, se você pode construir tal narrativa, por que eu não posso construir o cenário onde o Naruto não tem as limitações do modo sennin impostas pela Kurama?
Nunca disse que Naruto foi pior fazendo uso das vantagens, eu disse que Jiraiya faria melhor caso tivesse conhecimento e enfrentasse uma formação enfraquecida.
Naruto não ser capaz de fazer a fusão é uma limitação física por conta da Kyuubi, não um nerf. Ou você é capaz ou não é. É a mesma coisa que dizer que Itachi só é superior ao Orochimaru porque o Sannin está nerfado com um corpo que não suporta o Modo Sennin.
Aliás, o motivo de Naruto ter vencido a luta, é justamente pelo fato de ser Jinchuurike, já que nenhum outro recurso dele o faria escapar de um fucking chibaku Tensei.
Tá, mas esse não é o questionamento.
O questionamento é, o ferimento é ou um não um fato relevante para a analise do desempenho dos lutadores?
Naruto tem preparo, conhecimento, suporte maior do gamas, ajuda do pai, ajuda da Hinata, ajuda da Kyuubi, enfrenta uma formação toda acabada e ele esta com "com o braço quebrado" em relação ao Jiraiya em Amegakure? Quem lutou
literalmente sem um dos braços? E você ainda reclama de malabarismo mental?
Naruto que enfrentou Pain jamais pode ser considerado superior ao Jiraiya, e impossibilidade de fusão é justamente dos motivos mais fortes disso. Eu não tenho interesse nenhum em provar que Jiraiya é mais forte, mais fraco ou tem mesmo nível que um Naruto que não existe (fusão).
Qual a lógica de alguém
que só usa Kabe Bunshin e Rasengan, e tem um puta limite de 5 minutos, ser superior a alguém que usa Rasengan, Kage Bunshin + 1923029 jutsus, é mais experiente e habilidoso como Ninja, e ainda pode ficar indefinidamente em Modo sennin, combinando seus poderes perfeitamente com os anciões?
A única coisa que não torna o Naruto absolutamente patético em relação ao Jiraiya, é o FRS, coisa que o Fukasaku nem sabia que existi até o meio da luta com Pain.
Ou seja, se Fukasaku acreditou que um garoto com 5% do arsenal do Jiraiya e com um Modo sennin de 5 minutos, é mais forte, ele ficou simplesmente caduco.