Não. Essa fragmentação de poder o Jiraiya já tinha descoberto na luta, além de que claramente não é explicada por "o original não está entre eles".
Eu sabia que você ia fazer isso. Jiraiya perdeu o braço porque haviam mais três caminhos e porque um dos caminhos tinha a habilidade de reviver.
Se fosse essa a lógica por trás do segredo supracitado, o segredo seria: "Um deles consegue reviver" e "Existem 6 caminhos", não "O original não está entre eles".
Até porque na sua suposição tresloucada, mesmo se você susurrasse no ouvido de Jiraiya "O original não está entre eles", ele seria emboscado do mesmo jeito: continuaria não sabendo que existiam mais 3 caminhos e continuaria não sabendo que um deles consegue reviver.
Jiraiya não precisaria saber necessariamente que haviam 6 caminhos, ele só precisava saber que haviam mais inimigos, e o verdadeiro inimigo ainda não havia dado as caras, apenas isso seria suficiente para ele no mínimo, não baixar a guarda.
O engraçado, é que você adora apelar para o sentido narrativo das frases. Quando Pain diz "não teríamos vencido sem nosso segredo" ele está falando de algo que impactou diretamente na luta e deu vantagem ao caminhos.
Não existe lógica nenhuma em os Pains dizerem "Não teríamos vencido" se o tal segredo tivesse impacto apenas em uma ação furtiva de Jiraiya em cima do próprio Nagato.
Apesar de serem fantoches, os corpos e Nagatos são indivíduos diferentes e a frase se aplicou a eles e não a Nagato.
Se Jiraiya guardasse o Gamarinshou ele poderia prender o Uzumaki num genjutsu sem derrotar a formação. É díficil de entender isso?
Basta pensar usando o seu próprio argumento: você diz que um Jiraiya sem braço e completamente desvanecido conseguiu lutar contra a formação por um tempo considerável e ainda abater um path...
Um Jiraiya saudável não conseguiria subsistir por tempo suficiente pra preparar o Gama Rinshou e prender Nagato e os paths no genjutsu?
Acho bem difícil entender isso, acho quase impossível entender isso na verdade.
-Jiraiya tem 6 caminhos caçando ele enquanto ele estiver na vila.
-Jiraiya Não tem base nenhuma para rastrear Nagato senão derrotando e investigando os corpos
-Se por algum milagre Jiraiya driblasse os caminhos e chegasse a Nagato, bastaria invocar todos e fazer um 7x1
-Mesmo que Jiraiya chega em Nagato solo, não acho que seja uma conversa mais fácil que lidar com a formação.
Ou seja, o seu argumento se resume em dizer que Kishimoto é um retardado e que colocou uma citação mentirosa na boca de Fukasaku, é isso?
Meu argumento é de que se trata de uma citação genérica e não específica, calçado no clichê de que a nova geração supera a antiga;
Minato venceu um Obito que estava em desvantagem por estar controlando a Kyuubi, além de que a luta foi modelada bem depois dessa fala do Fukasaku. O Gaiden não mostra absolutamente nada de mostre que Minato > Naruto (SM). Naquele ponto Naruto foi considerado como superior ao Minato, isso é um fato.
Sim o Gaiden mostra Mintao usando Hiraishin e Shunshin exatamente no mesmo nível que foi apresentado em todas a suas aparições futuras.
Isso é mais que suficiente para dizer que Minato > Naruto SM de 5 minutos.
Agora, se você quer argumentar se o Naruto (SM) de fato é superior ao Minato ou se essa afirmação sofreu um retcon, isso aí vai do que você acha do Namikaze.
Minato ser superior ao Naruto é simplesmente um fato, e nem estou falando do Modo Sennin apenas, Naruto em KM1 ainda era inferior ao Yondaime, sendo que o próprio Naruto KM1 se considerar mais forte que em Modo Sennin.

Qualquer dúvida, basta ler a luta de Naruto vs Raikage e comparar com Minato vs Raikage e Bee.
Não existe Recton se Minato se manteve inalterado dedes de que apareceu, sua base e suas skills são simplesmente as mesmas do Gaiden, inclusive seu retrato de nível, sendo que uma das declarações mais hypadas do Yondaime aconteceu antes do arco Pain:

Fukasaku não confiou piamente que Naruto venceria Pain porque foi uma aposta de Jiraiya, Fukasaku quando chega em Konoha diz claramente que não garantiria a vitória de Naruto contra Pain.
O que faz Fukasaku confiar na possibilidade de vitória do Naruto é ele ver na prática que Naruto poderia vencer Pain e confirmar pragmaticamente o que Jiraiya declarou.
Chega a ser grosteco ver você argumentar que a base pra confiança do Fukasaku foi... uma aposta do Jiraiya. Eu me impressiono com como você busca uma interpretação estranha pra tudo que está contra o Jiraiya.
Veja como você explicou a declaração de Pain sobre Naruto e reflita.
É a mais pura verdade, não apenas a aposta do Jiraiya, sabemos que por trás disso está a crença na profecia do sapo ancião.
A própria fé da Tsunade (que não viu absolutamente nada do Naruto) se baseou em pura confiança no garoto.

"Fukasaku viu na prática que Naruto poderia derrotar Pain"
Quando isso? No treinamento não foi, já que o próprio Fukasaku não sabia o nível necessário para derrotar a formação. Foi na luta? Se foi, durou poucos minutos já que ele foi morto por incapacidade do Naruto em protegê-lo.
Enfim, é patético, mas é o estilo de Narrativa de Kishimoto.