Meu primeiro post no forúm! Isso aqui é um "repost" de uma matéria que fiz para um antigo site que eu tinha.

Criado por Jack Kirby e Joe Simon para propagar a ideia que os EUA poderiam ser o herói da Segunda Grande Guerra (tudo de forma muito subjetiva, claro), e também para já fazer o povo norte-americano se acostumar com a ideia do país se meter na guerra europeia. Fora esse lado político e tudo mais, voltemos ao personagem.

A primeira aparição do Sentinela da Liberdade foi na Captain America Comics #1, datada de 1941 na capa da primeira edição, mas chegou nas bancas em 20 de dezembro de 1940.

Filho de um típico casal de irlandeses Steve Rogers nasceu nos conturbados anos 20, desde sempre com problemas de saúde. Pouco mais se sabe sobre a infância do pequeno garoto que no futuro ia se transformar no grande defensor da paz e da justiça. Com um grande senso de dever, honra e justiça, o jovem Steve Rogers tem conhecimento do horror da Segunda Guerra e, guiado por seus valores morais, se alista no exército americano.  Mas de nada valia sua vontade e suas qualidades se não tinha o físico necessário para desempenhar um bom trabalho.  General Chester Phillips ficou sensibilizado com a insistência honesta do jovem que queria lutar por seu país e fazer o que achava que era certo e ofereceu a oportunidade de participar de um experimento secreto do governo (Wade Wilson não aprova), Operação Renascimento! Após concordar com os termos e ter conhecido o Doutor Abraham Erskine (Professor Joseph Reinstein, o criador do Soro do Super-Soldado).

Após algumas semanas de testes, finalmente é aplicado o soro em Rogers, passando também por exposição ao Raios-Vita, ondas de radiação para acelerar os efeitos do Soro. O Soro consistia em aumentar as capacidades do corpo como força, resistência e agilidade.

Steve Rogers “renascido” e com um corpo teoricamente perfeito, estava pronto para vencer a guerra sozinho e dar um soco na cara do próprio Hitler.
Informações gerais do Capitão América Cap-punching-hitler-630x387

O Doutor Reinstein foi assassinado por um espião nazista que acompanhava os experimentos, não tendo chance de anotar a formula do Soro, fazendo o Steve Rogers ser o único super-soldado produzido.


Depois de alguns treinamentos estratégicos e dos mais variados tipos de combate, ele recebe sua primeira missão, impedir um agente nazista chamado Caveira Vermelha. Para ter uma representatividade maior da contraparte do Caveira Vermelha, que levava em sua vestimenta as cores do partido nazista, Rogers recebeu o traje com as cores da bandeira americana, azul, branco e vermelho e a identidade secreta de um soldado qualquer da infantaria chamado Grant Rogers.
Informações gerais do Capitão América CAPTAIN.BUCK_-151x300
Inicialmente recebendo o clássico escudo triangular feito de aço comum e também uma arma, o traje do Capitão América começou a mostrar alguns problemas, como o capacete que não era preso no resto do uniforme, que por várias vezes quase caiu revelando a identidade verdadeira de Rogers. Mais tarde foi adicionado um capuz ao traje e o Capitão América ganhou do então presidente dos EUA, Roosevelt, o tradicional escudo em forma de disco, que não só se mostrou uma excelente defesa como um poder ofensivo muito grande.

Durante a Segunda Guerra, Capitão America se mostrou um soldado excepcional e muito eficaz, trabalhando com seu sidekick Bucky e com outros aliados superpoderosos como Namor e o Tocha Humana original, formavam a super equipe nomeada pelo Winston Churchill de os Invasores. Em suas missões era comum o Cap. America fazer contato com um paramilitar chamado James Howlett (sacaram quem é? Uma dica, rima com Polverine!).

Nesse meio tempo da guerra, Cap. América enfrentou diversos inimigos conhecidos e outros que se perderam no tempo, enfrentou o Garra Negra, Grande Mestre, Super-Eixo, Legião dos Mendigos Profanos (wtf?Kkk), Profeta do Ódio, o Tubarão, Doutor Estranho, Jack, o Estripador, a Hidra, Barão Zemo (que vai estar no filme Guerra Civil), Dormammu (possível super vilão do filme do Doutor Estranho), e vários outros.

Numa de suas missões, Bucky e Cap. América estavam tentando impedir um avião cheio de bomba (aquele mesmo do primeiro filme), lançado pelo Barão Zemo, quando o avião explodiu Capitão América foi lançados nas águas geladas do Canal da Mancha e Bucky “morreu”. A fórmula do Super-Soldado protegeu para que os fluídos corporais dele não congelassem, fazendo ele entrar apenas em estado de animação suspensa. Esse acontecimento se deu perto do fim da guerra, meados de Abril de 1945, e o presidente usou de sósias para manter a imagem do Cap. América viva para que a moral do contingente não baixasse.

Após o período de Guerra as publicações da revista do Capitão América sofreram um enorme declínio, entrando num limbo editorial de mais de uma década. No meio dos anos 60, a Marvel decide reviver o Rogers. Os Vingadores em uma de suas lutas com o Namor, acham o bloco de gelo com o corpo do Capitão, e decidiram revivê-lo o mais rápido possível. Se juntando aos Vingadores, foi o primeiro recruta da equipe e se tornou (não sei como) o “membro fundador” da super equipe, tomando esse posto do pobre Hulk (por isso ele fica puto por aí).

Era Vingadores

Informações gerais do Capitão América 7d9c9713-3d14-44b8-95fb-132d1863d9a9-300x225
Líder nato, Rogers sempre foi muito respeitado e seguido sem muita resistência de seus companheiros. Um dos primeiros vilões que Cap. América teve que enfrentar à frente dos Vingadores foi Barão Zemo, responsável pela morte de seu amigo e companheiro Bucky. Após esse primeiro embate, os membros fundadores (Thor, Vespa, Homem de Ferro e Homem-Formiga)  que restavam, decidiram se afastar um pouco da ação em grupo. O Cap. América fez uma nova formação composta por Mércurio, Gavião Arqueiro e Feiticeira Escarlate.

Quando o Cap. America se ausentou pela primeira vez da liderança dos Vingadores, Pantera Negra que tomou seu lugar. Posteriormente foi descoberto que o T'Challa só queria espionar as ações dos  Super-Heróis mais poderosos da Terra, e a relação entre os dois ficou tensa durante muito tempo (talvez essa seja um dos motivos do Pantera Negra estar no time do Stark no filme).

Na saga Vingadores: A Queda, tem fim a formação mais duradoura do grupo. A base foi destruída pelos Kree, a She-Hulk num acesso de loucura acaba destruindo o Visão e várias outra coisas.

Vendo a necessidade de formar um novo grupo, Capitão América fala com Stark para ajudá-lo a criar os Novos Vingadores.

No fim, descobriram que a vingadora Feiticeira Escarlate tinha perdido o controle sobre os poderes de alterar a realidade,  depois de achar que tinha perdido seus dois filhos, Wiccano e Célere, que mais tarde viriam a se tornar parte dos Jovens Vingadores.

Guerra Civil

Guerra Civil, o grande assunto do momento e um dos filmes mais esperados do ano, vou deixar tudo bem superficial aqui por que vai ganhar um post especial sobre.

Após um erro de cálculo e de ação por falta de treinamento dos Novos Guerreiros, o vilão Nitro se explodiu destruindo uma quadra toda e destruindo uma escola de ensino infantil. Esse foi o motivo para que o governo impusesse a lei de registro do super-humanos, que como todos sabem, separou o mundo Marvel, entre pró e contra registro. #teamiron pró, #teamcap contra.

Informações gerais do Capitão América Civilwar-7-300x157

Capitão América foi o primeiro a ser chamado para liderar a iniciativa e o primeiro a negar e a ser caçado. Ao mostrar seu lado contrário, foi posto como inimigo dos EUA e da S.H.I.E.L.D e um fora da lei procurado por todos. Como o Sentinela da Liberdade, ele não podia apoiar uma iniciativa que supostamente iria tirar toda a liberdade e segurança dos heróis e suas famílias.

Para montar sua força de resistência, o Capitão criou os Vingadores Secretos que iam dar todo o suporte para todos os aqueles que se negariam a se registrar. Por vezes eles entraram em confronto com as forças da S.H.I.E.L.D e dos heróis e vilões que o Homem de Ferro juntou para capturar os "criminosos".

Depois de várias perdas e vendo que toda essa guerra estava colocando em risco mais civis, Capitão América se rende e pede para que todos os que o seguem façam o mesmo.

A morte de uma lenda

Após as consequências da Guerra Civil, o Capitão América foi acusado de traição e vários outros crimes, no dia do seu julgamento foi alvejado nas escadarias do Capitólio. Foi socorrido, mas "morreu" a caminho do hospital. Nada mais humilhante para um soldado, morrer algemado indo para o julgamento depois de ter sobrevivido a uma guerra.
Informações gerais do Capitão América 470241-300x235
Ossos Cruzados (vassalo do Caveira Vermelha, vai estar no filme Guerra Civil) estava na cena do crime e foi o primeiro suspeito, sendo interrogado por Wolverine e pelo Demolidor, nada foi encontrado e ele passou pelo detector de mentiras, falando que não sabia e nem lembrava de nada. A outra suspeita foi um affair do vingador morto, Sharon Carter (também estará no filme), que estava sendo controlado pelo Caveira Vermelha.

Pós Guerra e Renascimento

Após a morte de Steve Rogers, Bucky vira o novo Capitão America. Usando o escudo, uma faca e uma pistola, começa a era Bucky como Capitão América. Duas temporadas depois, Steve Rogers volta, com a ajuda dos Vingadores e de Sharon Carter.
Informações gerais do Capitão América Wintersoldier04-300x180


Vale a pena ler


Operação Renascimento
Publicada entre os anos 1995 e 1996 a subestimada história escrita por Andy Kubert e Mark Waid, depois de uma quase morte o Capitão América "renasce" graças aos esforços de seu antigo amor Sharon Carter, que julgava estar morta. Capitão América vai ter a ingrata missão de salvar o mundo ao lado do seu grande inimigo Caveira Vermelha.

O Soldado Invernal
Essa incrivel história considerada por muitos a melhor do Capitão América, foi publicada nos anos de 2005/2006 antes dos eventos da Guerra Civil e pós Vingadores: A queda. Com roteiro do vencendor do Eisner Awards Ed Brubaker e com traços de Steve Epting.

Depois do fim dos Vingadores, Steve Rogers está a procura de uma coisa significativa para fazer. Abalado ainda com o rompimento da superequipe, Rogers ainda vai ter que lidar com o assassinato do Caveira Vermelha. Fato que traz a tona várias lembranças do passado sombrio da guerra. E com todos os acontecimentos, aparece um novo personagem, o Soldado Invernal, como será que Rogers vai lidar com o retorno do seu velho amigo? Saga que modificou desde então a vida do Sentinela da Liberdade.


Se não ferir nenhuma regra, acho e espero q n, posso continuar fazendo posts do tipo.
Obrigado e espero que curtam!