Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

+18
RobbenDestro
SaintDevil
Coldman
NikyNeko
João D'Arc
Luquinhas
Garcia
02snake
Hitsudeg
Apollo
Lipert
Léo1477
Gaius
Kyuko
Shouk
Gabriel Arcanjo
M. Shadows
Mustang
22 participantes

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Podemos provar a existência de Deus? Sim... mas isso não pode ser feito de uma pessoa para outra. Existe uma "regra" quanto a isso. Não se pode FORÇAR o convencimento. Ele tem que vir por parte de cada um. Tem pelos menos três passagens bíblicas que posso me lembrar agora ajudam a entender melhor este assunto:
1 - Hebreus 4:12 diz: "Porque a palavra de Deus é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra a ponto de fazer divisão entre a alma e o espírito, e entre as juntas e a medula, e é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração"
2 - Romanos 1: 20-22 diz: "Pois as suas qualidades invisíveis — isto é, seu poder eterno e Divindade — são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas, de modo que eles não têm desculpa. Porque, embora conhecessem a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe agradeceram, mas os seus raciocínios se tornaram fúteis, e o seu coração insensato ficou obscurecido. Embora afirmassem ser sábios, tornaram-se tolos"
3 - Romanos 12: 2 diz: "E parem de se amoldar a este mundo, mas sejam transformados, renovando a sua mente, a fim de comprovar por si mesmos a boa, aceitável e perfeita vontade de Deus"


Que gênio , conseguiu provar que Deus existe . :horak: :horak: :horak: :horak: :horak: :horak: :horak: :horak:

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Gabriel Arcanjo escreveu:
Que gênio , conseguiu provar que Deus existe .

Sim, como eu disse, para mim, sim... :e.e:

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Mesmo sendo agnóstico (ex-ateu, depois de ler um pouco), entendi o que o Snake quis dizer.
A pessoa tem em tese de se abrir, aceitar a palavra. Não vai ser o Snake ou qualquer um que vai convencer a pessoa.
Eu mesmo não me convenci.

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Gaius escreveu:
Mesmo sendo agnóstico (ex-ateu, depois de ler um pouco),

Gostei de ler isso...


Gaius escreveu:
entendi o que o Snake quis dizer.
A pessoa tem em tese de se abrir, aceitar a palavra. Não vai ser o Snake ou qualquer um que vai convencer a pessoa.

É, é mais ou menos isso. Parte de cada um a BUSCA. É uma jornada individual, pois a fé É individual. A minha fé não salva você ou vice-versa. Entretanto, Deus se preocupa com TODOS, por isso, enviou seu filho para cá no passado para morrer por TODO AQUELE QUE QUER SER SALVO. Cristo morreu por eles, e não por todo o mundo de pessoas. Daí, antes de morrer, nos deu uma ordem (pois é nosso rei): “Ide e pregai o evangelho, ensinando e batizando”.

Ou seja, não é para “EMPURRA GUELA ABAIXO” e sim AVISAR A TODOS que EXISTE UMA SAÍDA, que EXISTE ALGO A MAIS que este mundo mal tem a oferecer, além de nascer, crescer, sofrer, envelhecer, adoecer e morrer... Cabe A CADA um a escolha! O que cada "evangelizador" tem que fazer é expor a verdade e "tentar mostrar ao ouvinte" que aquilo que ele fala é verdade (ou tentar convencer) mas nõ EMPURRANDO, claro... isso não!

Temos que nos lembrar de Cristo, quando disse: "Venham a mim..." Aí está mais uma dica!

(Mas em um GRANDE DETALHE: Estamos numa guerra e há um assunto muito mais importante que nossas vidas em pauta, e este inimigo, que levantou este problema milenar, NÃO vai deixar que nos acheguemos assim ao criador de maneira tão simples e clara...)


Gaius escreveu:
Eu mesmo não me convenci.

Você buscou ou foi exposto a isto?

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
@Roronoa :barry:

A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 48394110

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Fui exposto às suas informações, Snake. Como fui em boa parte de minha vida por parentes.
Eu não busquei, sei disso. Me falta tal fé.

Quando eu tinha uns 12 anos tinha o pensamento igual ao do chapéu, queria zoar com quem cria. Hoje me arrependo. Não vou pra igrejas, cultos, e nada
envolvendo religião ou uma divindade, mas se vierem me chamar eu agradeço e entendo a boa intenção da pessoa, só não iria mesmo.

Se eu não posso provar a existência ou não eu é que não vou ficar zoando e enchendo o pessoal, ainda mais zombando.

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Chapéu de Palha escreveu:



E tem até quem acredite que Deus é uma pessoa ....

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
O Deus é o criador do Céu e da Terra.

Olha os milagres que ele já fez quem não acredita não passa de um Ateu que não tem oque fazer.

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Gaius escreveu:
Fui exposto às suas informações, Snake. Como fui em boa parte de minha vida por parentes.
Eu não busquei, sei disso. Me falta tal fé.

Entendo. Mas a FÉ só vai "vir" quando você buscar a Deus. Ele mesmo faz o convite! Veja, a fé não é algo que vem antes, que te faz achar o "caminho da verdade". A fé vem DEPOIS. A fé é baseada em conhecimento e vivência, ou obras. Entende? não espere "um anjo aparecer" para buscá-lo ou um "desconhecido falar algo que só você sabia" para então começar a buscar a Deus, pois NÃO é assim que Ele age hoje em dia.

Gaius escreveu:
Quando eu tinha uns 12 anos tinha o pensamento igual ao do chapéu, queria zoar com quem cria. Hoje me arrependo. Não vou pra igrejas, cultos, e nada
envolvendo religião ou uma divindade, mas se vierem me chamar eu agradeço e entendo a boa intenção da pessoa, só não iria mesmo.

As pessoas zombam pois desconhecem a verdade e também porque não tem a devida educação para saber respeitar. Zombam do governo e dos pais (quando estão longe, claro) e acham que "sabem de tudo", pois afinal, JÁ VIVERAM MUITO na vida, e graças a internet, sabem "de tudo"... Não seja assim, sai desta "bola de ignorância" que tentam e encaixar e olhe mais além...

Gaius escreveu:
Se eu não posso provar a existência ou não eu é que não vou ficar zoando e enchendo o pessoal, ainda mais zombando.

Você tem consciência, porque ela foi colocada lá, TODO TEMOS. Busque Aquele que lhe deu ela... Não precisa provar para outros, prove para sim mesmo. Busque, questione. A bíblia fala que temos que procurar o conhecimento e Deus como a "tesouros escondidos", e só assim iremos encontrá-lo. Então, comece a cavar, não terá nada a perder, eu garanto!

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Até o momento não encontraram provas e provavelmente nem vão encontrar pois um princípio básico das religiões é a fé, você precisa simplesmente acreditar.
De qualquer forma, a religião é uma ótima forma de manter pessoas comuns quietas, como dizia Napoleão.

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Duas coisas:

Memo escreveu:
De qualquer forma, a religião é uma ótima forma de manter pessoas comuns quietas, como dizia Napoleão.

Concordo. Religião é realmente o mal que cega a humanidade...

Memo escreveu:
Até o momento não encontraram provas e provavelmente nem vão encontrar pois um princípio básico das religiões é a fé, você precisa simplesmente acreditar..

Discordo. Fé não é "simplesmente acreditar". Isso é credulidade ou fideísmo. Fé é outra coisa...

Aqui, uma ajuda: Fé - Segundo a bíblia

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Eu li seu texto, mas não consegui absorver nada, não me convenceu em nada e dado o tamanho, ficou até uma leitura chata para uma questão tão simples.
Fé é a crença na ausência de evidência, como diria Carl, você simplesmente acredita em algo, ponto. Penso assim Sr.

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Credo, quanta gente sem fé nesse fórum, mas quando estiverem no aperto já até sei quem vão chamar....

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
O meme postado acima parece bobo, Deus não surgiu do nada, ou não seria Deus -por definição- Deus sempre existiu, absoluto.

As 5 vias de São Tomás de Aquino parecem-me irrefutáveis, mostrarei a primeira:

Respondo dizendo que a existência de Deus pode ser demonstrada por cinco vias.

A primeira e mais evidente é a que toma por base o movimento. É certo, e está de acordo com nossa experiência, que algo se move no mundo. Tudo que se move é movido por outra coisa, pois nada se move se não estiver em potência para aquilo para o que se move; porém, o que move deve estar em ato para aquilo que move, já que mover não é senão fazer algo passar de potência para ato; ora, mas nada pode passar de potência para ato senão por meio de um ser que já está em ato; por exemplo, o quente em ato, como o fogo, torna a madeira, que é quente em potência, em quente em ato, movendo-a e alterando-a.

É impossível que a mesma coisa seja ao mesmo tempo em potência e em ato em relação ao mesmo, mas apenas em relação a diversas coisas: aquilo que é quente em ato não pode ser ao mesmo tempo quente em potência. É impossível que no mesmo sentido e do mesmo modo algo seja movente e movido, ou que se mova a si mesmo. Tudo que se move deve, portanto, ser movido por outra coisa. Mas, se aquilo pelo qual algo é movido também se move, é indispensável que seja movido por outra coisa e assim sucessivamente. Se não houvesse um primeiro movente cairíamos então em um processo indefinido ou, caso contrário, chegaríamos a algo que não seria movido, já que os segundos moventes só movem se forem movidos pelo primeiro movente, assim como uma bengala nada move, se não for ela própria movida pela mão. Portanto, é necessário chegar a um primeiro movente que não seja movido por nenhum outro: e este todos entendem ser Deus.

Spoiler :


Pode ser provado a priori. E deve ser provado, no momento que o sujeito diz que algo exista ele deve provar sua afirmação, tem o ônus da prova.

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Memo escreveu:
Eu li seu texto, mas não consegui absorver nada, não me convenceu em nada e dado o tamanho, ficou até uma leitura chata para uma questão tão simples.
Fé é a crença na ausência de evidência, como diria Carl, você simplesmente acredita em algo, ponto. Penso assim Sr.

Este seu final conclui o assunto: Este é apenas o seu pensamento, ou seja, se eu disser: "A chuva cai do céu" e você dizer que não, pois para você ela vem do chão e você pensa assim e ponto. Ok, acabou a discussão, certo meu caro?

Agora, fé é a crença na ausência de evidência, isso é totalmente equivocado (quer você aceite ou não) pois esta não é a minha opinião, e sim o que de fato é.

Quanto ao texto, ele é demasiadamente pequeno para um assunto tão complexo, grandioso e importante para a vida de casa um dos seres humanos vivos aqui neste planeta, inclusive a sua, mas se para você parece algo "chato" sugiro que você procure então videos que falem sobre o assunto, talvez achará mais proveitoso! O que importa mesmo, é que você entenda a questão e "absorva algo"...

Sobre "convencer", bem, não é este o objetivo... :e.e:

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
´Agora, fé é a crença na ausência de evidência, isso é totalmente equivocado (quer você aceite ou não) pois esta não é a minha opinião, e sim o que de fato é.`

Concordo totalmente e o fato de concordar prova que tudo além disso é mera opinião pessoal .

descriptionA existência de Deus pode (ou precisa) ser provada? - Página 3 EmptyRe: A existência de Deus pode (ou precisa) ser provada?

more_horiz
Acredito que já foi provada pela matemática e os ateus rejeitam, porque a chance do mundo se criar sozinho é a mesma de uma avalanche gerar uma estátua barroca em mármore. Já "precisar ser provada" não, pois o sistema é perfeito. As pessoas evoluem independentemente de acreditarem ou não em Deus. Ninguém precisa dessa crença. Ela deixa sim sua vida mais fácil, mas não é algo do qual você precise. Na verdade, sinceramente, eu creio que, do sistema inteiro, saber que existe um criador é literalmente o aprendizado mais inútil que se pode ter. "Deus é amor", por isso eu não posso dizer que ele é pouco importante (muito pelo contrário), mas aprender sobre as leis morais, que geralmente ficam mais fáceis de entender quando você entende a forma como o sistema funciona, é muito mais importante. Vale mais pra você e para a sua evolução saber que se deve amar aos outros como a ti mesmo do que saber que existe um ser superior que criou o universo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos