Fórum NS Animes - Layout versão BETA

Compartilhe
Ir em baixo
Mestre Otaku
Mestre Otaku
Nível : 1
Medals : Nenhuma Medal, por enquanto!
Membro desde : 06/10/2014
Número de Mensagens : 952
Reputação : 39

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário

Absolutismo Moral x Relativismo Moral

em Sex 16 Nov 2018, 10:49
Com qual destas filosofias vocês mais se identificam? A moral seria uma só, pessoas, grupos, sociedades a reconhecendo ou não? A moral seria relativa aos indivíduos, grupos, etc, e estes seriam os verdadeiros desenvolvedores da sua própria moral?

Otaku Superior
Otaku Superior
Membro desde : 02/03/2018
Número de Mensagens : 596
Reputação : 34

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário

Re: Absolutismo Moral x Relativismo Moral

em Sex 16 Nov 2018, 11:35
Ambas são importantes, até porque nossa moral é baseada tanto no coletivismo quanto no relativismo(individualismo).

Daquele dia em diante ... meu braço mudou ... e uma voz ecoou: "Poder. Me dê mais poder!" E se eu me tornar um demônio, assim seja. Eu suportarei o exílio. Qualquer coisa para protegê- la .
- Nero depois que seu Devil Trigger é ativado pela primeira vez.
Nero, Devil May Cry 5:

DMC 5:

Prêmios:

"Sustentamos esse fórum" - Fanboyolas de kunoichi inúteis.
Mestre Otaku
Mestre Otaku
Membro desde : 21/01/2018
Número de Mensagens : 832
Reputação : 59

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuáriohttps://www.spiritfanfiction.com/home/

em Dom 18 Nov 2018, 22:47
Eu sou do time "absolutismo moral", mas eu acho que é o "relativismo moral" que é aplicado atualmente. Afinal, segundo o dicionário a moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, então é meio óbvio que ela muda dependendo da região, já que cada uma tem uma diferente cultura, educação, tradição e cotidiano. Porém, no significado original da palavra – ou seja, sua etimologia – a moral significa "aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral". Em outras palavras, se refere a um tipo de instinto humano que nos faz julgar, por nós mesmos, quais atitudes são corretas. Quais são certas ou erradas. Fazendo um paralelo com aquela discussão de se o ser humano nasce bom e se torna mal ou nasce mal e se torna bom, eu acredito que ao invés de você desenvolver moral ao longo da sua vida ("se tornar bom") você tem a sua moral deturpada ("se torna mal") a partir do momento em que você encarna pela primeira vez, primeiro pelo conhecimento da dor e segundo pelas influências negativas daqueles ao seu redor – Porque eu sou espírita, então acho que os seres começam ignorantes e o "mal" que desenvolve ao nascer pela primeira vez acaba passando de uma encarnação para outra, mas a partir do momento em que você reencarna mais vezes você adquire mais conhecimento e, graças a ele, volta a entender a moral original, tornando-se "bom".

Por isso, apesar de o "relativismo moral" ser o aplicado hoje em dia na sociedade, pois cada região tem a sua própria ideia de moral que passa para as próximas gerações, eu acredito que existe uma moral universal que vem do conhecimento. Quanto mais você aprende sobre as pessoa e sobre o mundo, mais a sua moral universal surge pois, assim como o nome original da moral diz, ela é algo que vem de dentro, não de fora. Algo que foi completamente deturpado no conceito atualizado. A medida que vamos aprendendo e evoluindo nossa moral vai se tornando mais semelhante até que atinjamos a moral universal. Por isso acredito no absolutismo moral.

❝ Sε нσυνεя σ dεѕεjσ dε ѕε αgαяяαя ασ вяιlнσ dειχαdσ ρσя αlgσ cσмσ ευ,
Acяεdιтαяει иσ jυяαмεитσ ƒειтσ иαqυεlε dια
Ɛ αтέ αѕ вяιlнαитεѕ lάgяιмαѕ dε мευѕ σlнσѕ ѕε тσяиαяα̃σ ƒσяçα ❞
Otaku Superior
Otaku Superior
Membro desde : 02/03/2018
Número de Mensagens : 596
Reputação : 34

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário

em Dom 18 Nov 2018, 23:05
É o seguinte a moral é alterada pela consciência individual(ou relativismo moral), mas como assim? Émile Durkheim definiu a consciência do individuo ou seja nós em duas consciências,que são a consciência coletiva e a consciência individual, sendo a consciência individual responsável por alterar a consciência coletiva e como consequência dessa alteração ocorre uma mudança na moral,por exemplo antigamente era normal mulheres não terem direito ao voto e nem direitos trabalhista o máximo que uma mulher podia almejar era se casar com um homem rico, graças a reflexão da consciência individual de alguma pessoas(principalmente mulheres) as coisas mudaram, hoje apesar de ainda haver desigualdade as coisas são muito diferentes.

Daquele dia em diante ... meu braço mudou ... e uma voz ecoou: "Poder. Me dê mais poder!" E se eu me tornar um demônio, assim seja. Eu suportarei o exílio. Qualquer coisa para protegê- la .
- Nero depois que seu Devil Trigger é ativado pela primeira vez.
Nero, Devil May Cry 5:

DMC 5:

Prêmios:

"Sustentamos esse fórum" - Fanboyolas de kunoichi inúteis.
Sensei
Sensei
Membro desde : 15/01/2018
Número de Mensagens : 4464
Reputação : 155

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário

em Dom 18 Nov 2018, 23:10
Moral é (parcialmente) relativa, ética é absoluta.

---
Seeing more, and feeling less...
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: