Fórum NS
BEM VINDO,
A comunidade fica feliz de tê-lo aqui.O nosso layout foi atualizado. Para não se perder, dê uma olhada no tópico de novidades.Você já postou no fórum hoje? Dê uma olhada nos últimos assuntos ao lado ou clique aqui para ver se alguém lhe respondeu.Quer conhecer um pouco mais sobre os números do fórum? Visite as estatísticas e ajude a comunidade a crescer.
A comunidade fica feliz de tê-lo aqui.O nosso layout foi atualizado. Para não se perder, dê uma olhada no tópico de novidades. Ei, visitante, está gostando da comunidade? Registre-se agora para aproveitar ainda mais.Está com problemas de conexão? Tente recuperar sua senha ou mande um e-mail a nossos administradores.
ÚLTIMOS ASSUNTOS
ACESSO RÁPIDO

LOJA NS

Gaste seus pontos de participação em itens para incrementar seu perfil.

GUIA NS

Descubra mais sobre essa comunidade.

TRIBUNAL NS

Requisite uma audiência para recorrer a alguma sanção.

TUTORIAIS NS

Aprenda a utilizar as ferramentas do fórum.
EI, PARECE QUE VOCÊ TEM
UMA NOVA MENSAGEM PRIVADA

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZÁ-LA

Por que temer a morte?

Moderador Wolfgang
Moderador Wolfgang
Membro desde : 15/01/2018
Número de Mensagens : 4517
Medalhas :

Casado - @Math

Friedrich Nietzsche - Loja NS

Vencedor DNG #42 - Inocente

Membro do Mês - Fevereiro/2018

Participação : 102953
Reputação : 162

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por Wolfgang em Qui 11 Out 2018, 14:51
Enfim, eu não sei se isso vai render ou ir para frente. Abaixo está um trecho sobre Epicuro de um livro que estou lendo no momento. O foco da pergunta é mais "por que muitos ateus temem a morte?", pois de certa forma, religiosos poderiam ter medo racional da morte pois poderiam ser punidos após ela. Não precisa de ler o texto todo, eu coloquei em negrito o questionamento e argumento principal. Mas ler tudo seria top.

Discutindo o desespero que assola os seres não-religiosos à não-existência, ou morte, para Epicuro: 

Então, voltando à pergunta que Epicuro fez, por que temer a morte? A morte não é algo que acontece a nós. A ideia aqui é que os acontecimentos são coisas que experimentamos, mas a morte é a remoção da possibilidade da experiência, e não alguma coisa da qual poderíamos ter ciência, ou algo por que passaríamos de alguma maneira. Epicuro sugeriu que, quando imaginamos a nossa própria morte, a maioria de nós comete o erro de pensar que alguma coisa de nós restará para sentir o que acontece ao corpo. Mas esse é um entendimento equivocado sobre aquilo que somos. Estamos ligados a um corpo individual, nossa carne e nossos ossos.

Para Epicuro, nós consistimos de átomos (embora o que quisesse dizer com o termo fosse um pouco diferente do que definem os cientistas modernos). Na morte, quando esses átomos se separam, o sujeito deixa de existir como indivíduo dotado de consciência. Ainda que alguém pudesse cuidadosamente reconstruir meu corpo juntando todos os pedaços e depois lhe devolvesse a vida, não teria nada a ver comigo. O novo corpo vivo não seria eu, apesar de se parecer comigo. Eu não sentiria as dores dele, pois, quando o corpo deixa de funcionar, nada pode trazê-lo de volta à vida. A cadeia de identidade teria sido quebrada.

Epicuro pensava que uma outra maneira de curar seus seguidores do medo da morte era apontando a diferença entre o que sentimos sobre o futuro e o que sentimos sobre o passado. Nós nos importamos com um, mas não com o outro. Pense no passado antes do seu nascimento. Houve todo um tempo durante o qual você não existiu. Esse passado não se refere apenas ao tempo em que você esteve no útero da sua mãe, ou ao ponto antes de você ser concebido e que, para os seus pais, era apenas uma possibilidade, mas sim a trilhões de anos antes de você surgir.

Em geral, não nos preocupamos por não termos existido durante todos esses milênios antes do nosso nascimento. Por que deveríamos nos importar com todo esse tempo durante o qual não existiremos? Então, se isso for verdade, por que nos importar tanto com toda a eternidade da não existência após a morte? Nosso pensamento é assimétrico. Todos nós temos a tendência de nos preocupar com o tempo depois da morte, e não com o tempo antes do nascimento, mas Epicuro considerava isso um erro. Quando entendermos esse erro, começaremos a pensar no tempo que sucede a morte tal como pensamos no tempo que a precede. Portanto, não seria uma grande preocupação.

Eu diria que muitos argumentam que o medo da morte é um instinto natural. Mas não é incomum humanos desconstruírem seus instintos, pois somos animais racionais, e eu diria que a morte é uma das coisas que mais pensamos complexamente. Então o questionamento não deixa de ser válido.

Day after day, they take some brain away
they turn my face around, to the far side of town
where it's pointless to be high, 'cause it's such a long way down

---

---
Don't set me free, i'm as helpless as can be
my libido's split on me, give me some god 'ole lobotomy
'cause i'd rather play here, with all the madmen
than perish with the sadmen roaming free
Moderadorxx Math
Moderadorxx Math
Membro desde : 11/06/2014
Número de Mensagens : 2908
Medalhas :

Morte Poética (Loja NS)

Casado - @Wolfgang

Staff do Mês: Junho/2018
Campeão - Harry Potter Versus (T1)

Fascinação (Loja NS)

Participação : 60871
Reputação : 217

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por Math em Qui 11 Out 2018, 15:03
Eu ia fazer um textão, explicando meu ponto de vista e tudo mais; Porém vou ser breve e direto e talvez mais pra frente a gente entre em um diálogo interessante. 

A realidade é que não interessa o que vivenciamos antes, nem o que vivenciaremos depois. [Alguns até se interessam] mas somos feitos de vivências, temer a morte é você ser esquecido. Como já falei em diversos tópicos, para mim; A solidão é pior que a morte. Pois você apaga sua existência, você não possui controle mais de sua vida e muito menos a sua vivência (ao qual damos importância) 

Então, temer a morte é temer o fim de sua vivência e de suas ações, é saber que você não irá mais viver, literalmente. Porque eu acredito fielmente que vivemos em função do momento e não do aguardo futuro. 

Não me interessa o que meus antepassados fizeram se eu não construí a minha vida. O maior medo da morte não é o aguardo do futuro, é do desprendimento da sua realidade atual e do que você construiu e vivencia.

HIGH        As        HOPE

Is it too late to come on home?
Are all those bridges now old stone?
Is it too late to come on home?
Can the city forgive? I hear its sad song

General Marina
General Marina
Membro desde : 15/11/2015
Número de Mensagens : 845
Medalhas :

Membro do Mês - Julho 2018

Participação : 15827
Reputação : 124

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário http://pt-br.naruto.wikia.com/wiki/Usuário:Terceiro_Kazekage
Mensagem por Moriarty em Qui 11 Out 2018, 15:07
O texto tem conexão com a inexistência do pós-vida. Epicuro faz uma explanação acerca do medo da morte e sintetiza que este mesmo temor não é ajuizado frente a realidade pelo fato de que antes nós não existido , não temos preocupação sobre isso. Não há razão para temermos nossa inexistência , pois segundo o mesmo nada é o que verifica-se após a morte. Porém penso que a explicação é apenas parcial e nada mais , não considera vertentes "religiosas" como as do céu e inferno , limbo etc. É uma formidável explicação para "seres não-religiosos à não-existência" , mas risível eu diria para os que creem em uma existência espiritual.

Moderador Wolfgang
Moderador Wolfgang
Medalhas :

Casado - @Math

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por Wolfgang em Qui 11 Out 2018, 15:17
@Math escreveu:A realidade é que não interessa o que vivenciamos antes, nem o que vivenciaremos depois. [Alguns até se interessam] mas somos feitos de vivências, temer a morte é você ser esquecido.

Bem, isso é a parte mais interessante do seu comentário. No mesmo livro, o autor reflete sobre a visão de Aristóteles sobre a felicidade: 

É algo que vai além das sensações de prazer que temos ao tomar sorvete de manga ou acompanhar a vitória de um time esportivo. A eudaimonia não diz respeito a momentos efêmeros de alegria, ou a como nos sentimos. Ela é mais objetiva do que isso. Tratase de um termo bastante difícil de compreender, pois estamos muito acostumados a pensar que a felicidade diz respeito apenas ao modo como nos sentimos. Pense numa planta. Se você regá-la, colocá-la para tomar luz e talvez adubá-la um pouco, ela vai crescer e florescer. Se negligenciá-la, a mantiver no escuro, deixar que insetos comam suas folhas ou que ela seque, ela vai murchar e morrer, ou no mínimo parecer uma planta nada viçosa. Os seres humanos também podem florescer como as plantas, embora nós, diferentemente delas, façamos escolhas sobre nós mesmos: decidimos o que queremos ser e fazer. Aristóteles estava convencido da existência da natureza humana e de que os seres humanos, como dizia, têm uma função. Há um modo de vida que combina mais conosco. O que nos distancia dos animais e de todas as outras coisas é o fato de podermos pensar e raciocinar sobre o que devemos fazer. A partir disso, ele concluiu que o melhor tipo de vida para o ser humano é aquele que usa os poderes da razão. Surpreendentemente, Aristóteles acreditava que as coisas sobre as quais não sabemos nada – inclusive os acontecimentos após a morte – poderiam contribuir para a nossa eudaimonia. Isso soa estranho. Supondo que não exista vida após a morte, de que maneira as coisas que acontecem quando não estamos mais por perto afetam nossa felicidade? Bem, imagine que você tenha filhos e que sua felicidade resida, em parte, nas esperanças para o futuro das crianças. Se, de forma lamentável, seu filho adoece seriamente depois de você ter morrido, a sua eudaimonia terá sido afetada por isso. Na visão de Aristóteles, sua vida terá piorado, mesmo que você realmente não saiba sobre a doença do seu filho e não esteja mais vivo. Isso explicita bem sua ideia de que a felicidade não é só uma questão de como nos sentimos. A felicidade, nesse sentido, diz respeito à nossa realização global na vida, algo que pode ser afetado pelo que acontece com as pessoas que são importantes para nós. 

Então, seria uma resposta muito boa que, seguindo a visão de Aristóteles para com a felicidade, a não-existência futura nos assusta pois tira nossa possibilidade de estender nossa felicidade, que é a tendência natural para qual nós caminhamos. Isso ainda me parece muito preso ao instinto, mas algumas coisas mais pessoais como ajudar o mundo, vida profissional, filosofar, pensar e etc. me parecem desprender um pouco mais do que ver os filhos, prazer sexual, saciedade, etc.

Então, temer a morte é temer o fim de sua vivência e de suas ações, é saber que você não irá mais viver, literalmente. Porque eu acredito fielmente que vivemos em função do momento e não do aguardo futuro. 

Isso é apenas um instinto, e instintos nós contemos, mesmo que parcialmente, todo dia. Então não pode ser essa a razão.

Não me interessa o que meus antepassados fizeram se eu não construí a minha vida. O maior medo da morte não é o aguardo do futuro, é do desprendimento da sua realidade atual e do que você construiu e vivencia.

E sim, vivemos no momento, mas mesmo no final de suas vidas, muitas pessoas, mesmo vivendo bem, continuam com medo da morte, mesmo que elas já tenham construído tudo que queriam. Então vivemos no momento, mas a morte não faz parte da vida, então é bem estranho fazer esse tipo de relação.

@Moriarty escreveu:O texto tem conexão com a inexistência do pós-vida. Epicuro faz uma explanação acerca do medo da morte e sintetiza que este mesmo temor não é ajuizado frente a realidade pelo fato de que antes nós não existido , não temos preocupação sobre isso. Não há razão para temermos nossa inexistência , pois segundo o mesmo nada é o que verifica-se após a morte. Porém penso que a explicação é apenas parcial e nada mais , não considera vertentes "religiosas" como as do céu e inferno , limbo etc. É uma formidável explicação para "seres não-religiosos à não-existência" , mas risível eu diria para os que creem em uma existência espiritual.

Obviamente, desde o começo do tópico digo isso. Mas não é risível para aqueles que não têm certeza de uma existência espiritual ou não acreditam. Então discutir por que "seres não-religiosos à não-existência" sentem isso mesmo assim é bem pertinente.

---

---
Jounin
Jounin
Membro desde : 22/08/2017
Número de Mensagens : 1000
Medalhas : Nenhuma Medalha
Participação : 13041
Reputação : 22

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por Gaius em Qui 11 Out 2018, 17:13
O medo de morrer deve ser o mesmo de não ter vida. Parece confuso ou óbvio, mas faz sentido. Deixaríamos de existir, deixaríamos de aprender,
de fazer, se sentir, de temer, etc. Acabaria. Não estamos preparados pra encerrar nossas experiências. Além de que a maioria das formas de morrer,
pra nós, jovens, é dolorosa. Não é uma experiência boa de se pensar.

Oriente as pessoas, e acredite nelas, pois é entre elas que virá quem vai carregar a próxima geração quando chegar a hora.
Chuunin
Chuunin
Membro desde : 21/01/2018
Número de Mensagens : 795
Participação : 10630
Reputação : 47

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário https://www.spiritfanfiction.com/home/
Mensagem por NikyNeko em Seg 15 Out 2018, 00:16
Semelhante à visão de Epicuro sobre a morte, mas não exatamente, acredito que a razão pela qual ateus temem a morte seja, não o medo de não poder ter novas experiências não o medo de não mais existir, mas a agonia de desejar com todas as forças passar por outras experiências pelas quais ainda não passou, mas sabendo que, não importa o que aconteça, jamais será capaz de passar por elas. É a insatisfação por não ter alcançado tudo o que podia na vida. A insatisfação de não ter todas as respostas para todas as perguntas que a vida de trouxe. Como morrer num jogo antes de chegar no chefão, mas não poder jogar nunca mais. Bem, eu não sou atéia e não tenho esse problema, mas quando tento me colocar no lugar de alguém que não crê na vida após a morte eu penso que essa agonia faz muito sentido. Tanto que, mesmo nos filmes, frequentemente vemos representada a morte pacífica como a morte de alguém que atingiu todos os seus objetivos e está satisfeito consigo mesmo.

❝ Sε нσυνεя σ dεѕεjσ dε ѕε αgαяяαя ασ вяιlнσ dειχαdσ ρσя αlgσ cσмσ ευ,
Acяεdιтαяει иσ jυяαмεитσ ƒειтσ иαqυεlε dια
Ɛ αтέ αѕ вяιlнαитεѕ lάgяιмαѕ dε мευѕ σlнσѕ ѕε тσяиαяα̃σ ƒσяçα ❞
Cavaleiro de Ouro
Cavaleiro de Ouro
Membro desde : 25/11/2014
Número de Mensagens : 2838
Medalhas :

2º lugar na Gincana de verão 2017 - (Brave Warrions)

Participação : 16387
Reputação : 357

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário https://www.dubtrack.fm/join/dantes-demons
Mensagem por Dante Sparda em Seg 15 Out 2018, 00:32
Morto não terei como tomar cerveja enquanto escuto um bom rock n' roll e mato demônios, logo é uma merda morrer :neves:

''With your first step you will burn
Can’t control the hate you have learned
Killing slow is the way I conquer
Until you know the meaning of suffer

Step twice you invite and welcome death
Pay homage to me with your last breath
Say goodbye to a life that you once knew
Along with every being that was before you ''

Sala no Dubtrack >>> Devil May Cry

Prêmios:

Genin
Genin
Membro desde : 06/10/2018
Número de Mensagens : 61
Participação : 719
Reputação : 17

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por Karst em Seg 15 Out 2018, 01:17
Ninguém teme a morte; todos temem a dor.

O principal conflito é a capacidade ou incapacidade de ministrar o churrasco, e não se o churrasco acontecerá ou deixará de acontecer.
Moderador Wolfgang
Moderador Wolfgang
Medalhas :

Casado - @Math

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por Wolfgang em Seg 15 Out 2018, 02:40
Nada a ver mano, eu temo a não-existência trilhões de vezes mais que a dor. Tu tá completamente desconectado da realidade.

---

---
Chuunin
Chuunin
Membro desde : 02/03/2017
Número de Mensagens : 651
Participação : 9629
Reputação : 12

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por Arima Kishou em Seg 15 Out 2018, 07:23
Esse medo é bobo, mas faz sentido para quem gosta de viver. remoção das experiências rs

Cada pessoa é fugitiva, de uma prisão chamada "si mesmo"-Cartão Mexicano-Desmotivaciones
Estagiário
Estagiário
Membro desde : 02/03/2018
Número de Mensagens : 570
Medalhas :

Campeão RPG Invasão Zumbi (Comunidade Vigias)

Participação : 14144
Reputação : 26

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por SKILLINE em Seg 15 Out 2018, 14:09
Outro ponto importante é que nós seres humanos temos o desconhecido, talvez por isso nós temos medo do escuro quando somos crianças.
Para min isso é algo natural do ser humano assim como a ganancia e o ego.

Daquele dia em diante ... meu braço mudou ... e uma voz ecoou: "Poder. Me dê mais poder!" E se eu me tornar um demônio, assim seja. Eu suportarei o exílio. Qualquer coisa para protegê- la .
- Nero depois que seu Devil Trigger é ativado pela primeira vez.
Devil May Cry 5:

Prêmios:
Kage
Kage
Membro desde : 03/07/2012
Número de Mensagens : 6980
Medalhas :

Prestígio

Membro do Mês - Setembro 2017

Campeão do Jutsus Versus (T17)

Campeão do One Piece Versus (T8)

Campeão RPG Invasão Zumbi (Comunidade Vigias)

Participação : 55296
Reputação : 244

Pontos :
100 / 100100 / 100

Ver perfil do usuário
Mensagem por Ben Ikneg em Seg 15 Out 2018, 14:21
Não precisar puxar filosofia nesse assunto, temer a morte faz parte do nosso instinto de sobrevivência. :nietz: Perder essa capacidade de temer a morte é o mesmo que chegar mais perto da morte.

Meu Perfil no MyAnimeList
Conteúdo patrocinado
Mensagem por Conteúdo patrocinado
- Tópicos similares