Em tempos de estréia de "O Predador", novo capítulo do caçador alienígena espacial mais querido é legal falar sobre os planos originais que envolviam o monstrão lá em 1986:

O Predador... Com Van Damme!  Van-damme-main-jpg

Em meados da década de 1980, o artista marcial belga Jean-Claude Van Damme chegou à América com sonhos de estrelato. Possuindo um físico finamente aperfeiçoado, graças a anos de treinamento (entre outras coisas) de caratê, kickboxing e balé, ele era ambicioso e repleto de autoconfiança.

As aspirações de Van Damme no estrelato vieram desde cedo, quando ainda era adolescente: ele interpretou “um cara mau com todas as facas” no filme de gangster francês de 1984 Rue Barbare e, determinado a promover seu objetivo de se tornar um ator, pulou em um avião para Los Angeles. Seus primeiros anos na América foram, no entanto, difíceis. Ele dormiu em um carro alugado por duas semanas e ganhou dinheiro ensinando aeróbica e artes marciais, entregando pizzas e trabalhando como porteiro em um restaurante pertencente a Chuck Norris.

Após meses de aulas de inglês e audições, e até mesmo colocando fotos de si mesmo sob os limpadores de pára-brisa dos produtores de filmes, Van Damme conseguiu uma pequena, mas importante, pausa. Ele e seu amigo Michel Qissi - um colega de artes marciais que emigrou da Bélgica com os mesmos sonhos de estrelato - receberam pequenos papéis no filme de cultura hip-hop Breakin '. Não foi muito, mas Van Damme finalmente teve um crédito cinematográfico americano - e, além disso, Breakin 'deu ao jovem aspirante a estrela seu primeiro contato com a Cannon Films, uma empresa que, mais do que qualquer outra, seria uma dia torná-lo famoso.

O Predador... Com Van Damme!  Content_predator-original-design-van-damme-6-jpg

Até então, Van Damme conseguiu outro papel no cinema, desta vez no filme de artes marciais de 1986, No Retreat, No Surrender. Ele interpretou Ivan Kraschinsky, um especialista russo em kickboxing que acabou sendo derrubado pelo jovem herói de Jason Stillwell. Foi comparado desfavoravelmente a filmes como Rocky e The Karate Kid por críticos, mas para Van Damme, foi outro passo pequeno mas vital para a fama que ele ansiava.

Enquanto isso, o produtor Joel Silver estava trabalhando em seu próximo projeto: um filme de ação sci-fi para Arnold Schwarzenegger, que acabara de ter um sucesso de tamanho decente com Comando Para Matar. A continuação de Commando, foi escrita e reescrita como um roteiro de um filme chamado Hunter, e foi notoriamente baseada em uma piada em Hollywood em meados dos anos 80: quem lutaria contra Rocky Balboa depois de seu embate de 1985 com o boxeador russo Ivan Drago? Um alienígena do espaço?

O Predador... Com Van Damme!  Content_predatordesign-jpg

Daquela minúscula ideia veio Hunter - mais tarde re-intitulado Predator - escrito pelos irmãos Jim e John Thomas. O roteiro, sobre um grupo de mercenários durões encontrando um cruel caçador alienígena na fumegante selva da América Central, foi arrebatado pela 20th Century Fox em 1985. Silver e Schwarzenegger viram o valor da história: afinal, Arnold acabara de abater um todo o exército de bandidos em Commando. No máximo, o Austríaco precisava de um novo inimigo poderoso, mais do que Stallone.

Elenco e equipe foram devidamente reunidos em torno de Schwarzenegger, incluindo o diretor John McTiernan, cujo único crédito anterior foi o filme de terror de baixo orçamento Nomads, estrelado por Pierce Brosnan. Apesar de algumas críticas decididamente mornas, a estréia de McTiernan convenceu Silver e Schwarzenegger de que ele era o diretor de seu filme.

"O que diferenciou [Nomads] foi a tensão que McTiernan manteve em um filme que custou menos de US $ 1 milhão," escreveu Schwarzenegger em sua autobiografia, Total Recall. "Nós sentimos que se ele pudesse criar o tipo de atmosfera com tão pouco dinheiro, ele deveria ser muito talentoso. Predador precisaria de suspense a partir do momento em que os personagens chegassem na selva - nós queríamos que o espectador sentisse medo mesmo sem o predador por perto". apenas a partir das névoas, os movimentos da câmera, a maneira como as coisas vinham em sua direção ... ”

A questão era: como seria esse predador? O conceito original exigia uma criatura furtiva e parecida com um ninja que pudesse se mover rapidamente entre as árvores. Com uma data de filmagem que se aproximava rapidamente - abril de 1986 - e um orçamento relativamente pequeno para criar o alienígena, uma empresa chamada Boss Film Creature Shot foi contratada para projetar e construir a criatura.

Nessa época, o ator que interpretaria o predador foi escolhido: ninguém menos que Jean-Claude Van Damme.

O Predador... Com Van Damme!  41926120_1911077265594598_6748274811866185728_o-jpg

Para Van Damme, ser contratado como a criatura-título em um grande filme de Hollywood deve ter parecido extraordinariamente excitante. Claro, ele estaria como vilão de novo, mas desta vez, ele estaria na tela com uma das maiores estrelas de ação da era - um europeu bombado cuja fama ele procurava imitar.

No entanto, parece haver um pouco de confusão sobre o que o papel implicava. Em uma entrevista de 1989 para a Starlog Magazine, Van Damme parecia pensar que a quantidade de maquiagem e próteses necessárias para torná-lo o predador poderia ser mínima:

"Eles disseram que eu estaria em uma malha apertada com maquiagem meio humana, meio animal no meu rosto."

Dessa forma, Van Damme seria capaz de correr e pular, dar chutes e todas as outras coisas em que ele se especializava. Mas gradualmente, a realidade amanheceu: a roupa alienígena seria grande e difícil de se mover, e pouco, se qualquer coisa, do verdadeiro Jean-Claude apareceria na tela.

"Meus pés estavam nas pernas do alienígena. Minhas mãos estavam nos antebraços, minha cabeça estava no pescoço. Eu estava movendo tudo com cabos."

Steve Johnson era o supervisor de efeitos de maquiagem da Boss Films na época, e ele forneceu uma visão deliciosamente engraçada do que estava acontecendo nos bastidores na primavera de 1986. De acordo com Johnson, o conceito original do predador foi entregue à Boss Films. por McTiernan e o designer de produção; com pernas longas e articuladas desajeitadamente e uma cabeça minúscula montada no topo de um esbelto pescoço, parecia mais um refugiado da Cantina Mos Eisley do que um caçador mortal capaz de arrancar o membro de Arnold Schwarzenegger.

"O que eles precisavam era de um personagem com pernas reptilianas dobradas para trás, braços estendidos e uma cabeça que estava aqui", disse Johnson. "Eles queriam atirar nas encostas lamacentas do México nas verdadeiras selvas. Era praticamente impossível fisicamente fazer. Eu lhes disse que não funcionaria."

O Predador... Com Van Damme!  Content_predator-jean-claude-van-damme-red-suit-invisibility-cloak-jpg

"Jean-Claude entra e nós o ajustamos nesta fantasia e apenas assumindo, como os escravos que somos, que os superiores disseram-lhe exatamente o que está acontecendo", disse Johnson. "Mas ele achava que esse era realmente o visual real do monstro no filme, e ele estava tipo 'eu odeio isso. Eu odeio isso. Eu odeio isso. Eu pareço um super-herói'." Ele estava tão zangado ".

Como o ator foi amarrado em sua fantasia, pouco ele sabia que o pior estava por vir. A versão em vermelho do traje foi projetada para ser digitalizada na fase de pós-produção - criando assim o efeito distintivo de invisibilidade que provou ser um destaque no filme. Preocupante, ninguém se incomodou em dizer a Van Damme que ele seria invisível durante a maior parte do filme.

"Ninguém te disse? É um dispositivo de camuflagem. Você é invisível por metade do filme. Isso não é você.' O que o deixou ainda mais irritado porque ele pensou que poderia fazer suas artes marciais, ele poderia lutar contra Arnold Schwarzenegger. Impossível. Absolutamente Impossível. "


Apesar do crescente descontentamento de Van Damme, a produção já estava em andamento, com filmagens ocorrendo em Palenque, no México. A filmagem foi cansativa; o calor era intenso, o terreno era irregular, havia surtos de doença e McTiernan perdeu cerca de 25 libras porque se recusou a comer a comida local. No entanto, o duro elenco de Predator - com Schwarzenegger e Sonny Landham, Carl Weathers, Jesse Ventura, Richard Chaves e o veterano em Commando, Bill Duke - encaram bem a ocasião. Eles até se levantaram cedo para participar de algumas sessões de musculação extra.

As filmagens continuaram por várias semanas sem um predador à vista. Houve atrasos em levar o traje até o local de filmagem na selva de Palenque, mas não importava: McTiernan e sua equipe começaram a filmar todas as outras seqüências. Então, finalmente, uma grande caixa chegou com a tão esperada fantasia dentro dela.

"Pegamos o pé-de-cabra e abrimos o caixote", recordou McTiernan, "ergueu-o da caixa, olhou um para o outro e disse: 'Oh, estamos em apuros ...'"

A criatura supostamente mortal, capaz de se defender contra um pelotão de heróis de ação dos anos 80, parecia preocupantemente apologética. "Parecia um cara em um traje de lagarto com a cabeça de um pato", foi como Schwarzenegger mais tarde descreveria.

"Talvez se você gravar de um ângulo baixo, parecerá maior", sugeriu um produtor, fracamente.

McTiernan e sua equipe, talvez rangendo os dentes a essa altura, decidiram colocar Van Damme no traje e ver como tudo parecia na câmera. Fotos de produção mostram Jean-Claude sendo ajudado em seu traje de predador, seus ombros de borracha desajeitados caindo. Em uma foto, vemos McTiernan puxando um dos braços vermelhos de borracha do predador com suas garras pontudas, sorrindo pálido. Em outro, o mais divertido do lote, Van Damme senta ao lado do ator Carl Weathers. Weathers tem um braço protético - necessário para a cena em que seu personagem tem o braço violentamente arrancado - e ele está olhando para Van Damme com uma expressão ilegível. Van Damme está olhando para o horizonte, aparentemente com uma mistura de exaustão e pura descrença.

O Predador... Com Van Damme!  Jean-claude-van-damme-predator-jpg

Ficou claro dentro do tempo que levou para tirar algumas fotos de teste que a fantasia de predador simplesmente não estava funcionando. Você só tem que olhar para a filmagem resultante para ver o quão cômico tudo parecia:




"Eu apenas lembro de olhar através das árvores e ver essa coisa gigante vermelha vindo em nossa direção como este [movimento pesado] - exatamente o que estávamos tentando não ter", disse McTiernan. Então eu mandei de volta para o estúdio, dizendo: "você realmente não quer que a gente continue com isso, não é?", Então eles olharam e disseram "sem chance". Pare.'"

Schwarzenegger concordou.

"Começamos a nos preocupar assim que começamos a testar e, depois de algumas cenas, a preocupação se cristalizou", escreveu Schwarzenegger mais tarde. "A criatura não funcionava, era falsa, não parecia crível."

Quase como uma reflexão tardia, ele acrescentou: "Além disso, Jean-Claude Van Damme, que estava interpretando o predador, foi um complacente implacável."

Confrontado com a perspectiva inoportuna de um filme de terror de ação de ficção científica com um monstro ridículo no meio dele, o estúdio decidiu fechar a produção enquanto uma solução poderia ser encontrada. O produtor Lawrence Gordon conseguiu um financiamento extra, o que significou que McTiernan agora poderia contratar a lenda do design de maquiagem, Stan Winston, para redesenhar a criatura. Enquanto em um avião para o Japão, Winston estava sentado ao lado de James Cameron, que disse: "Você sabe, eu sempre quis ver algo com mandíbulas ..."

As versões diferem sobre como Jean-Claude Van Damme e o predador se separaram. No final dos anos 80, ele sugeriu que ele deixou a produção por temer por sua própria segurança.

"O traje levou cerca de 20 minutos para ser colocado", disse Van Damme ao Starlog. "Era de borracha grossa e eu não conseguia ver nada, havia apenas um pequeno pedaço para respirar. Eu precisava de cabos para mover meu queixo e minha cabeça, e era difícil manter o equilíbrio. Eles queriam que eu desse um grande salto. e eu lhes disse: "É impossível [daquela altura]. Eu conheço minhas limitações e vou quebrar minhas pernas".

De acordo com esta história, um dublê foi trazido para colocar a roupa de predador e fazer o salto em vez disso. O dublê imediatamente quebrou a perna. Quando a produção foi desativada, Van Damme foi embora e nunca foi solicitado a retornar.

Se Van Damme partiu, foi demitido ou simplesmente saiu discretamente, o próprio predador assumiu uma forma totalmente diferente nas mãos de Stan Winston. O muito mais imponente Kevin Peter Hall (que, com dois metros e meio, era bem mais de um metro mais alto do que Van Damme) foi trazido para representar a criatura, que agora era concebida como um caçador musculoso e de aparência tribal.

O Predador... Com Van Damme!  B7fu2gdccae16m_-jpg

As filmagens recomeçaram por mais quatro semanas, com McTiernan dirigindo o confronto final entre o predador e Schwarzenegger. As filmagens ainda eram duras - Arnold passava horas enlameado em lama gelada, enquanto Kevin Peter Hall achava difícil se movimentar em seu traje de 200 quilos. Mas o filme finalmente teve o monstro intimidador de que precisava, e o filme resultante foi um enorme sucesso - um dos maiores de 1987.

Tudo dito, Van Damme passou apenas dois dias no set de Predator, e nunca foi creditado por seu breve mandato dentro do naipe alienígena. Foi um momento menos que brilhante em sua jovem carreira - mas, como se viu, seu envolvimento com o Predator não foi uma completa perda de tempo.

Van Damme conseguiu marcar uma reunião com Menahem Golan, um dos produtores da Cannon Films - o estúdio que transformou Breakin em 1982. Famoso por seus filmes B estrelados por nomes como Chuck Norris e Michael Dudikoff, Cannon parecia o ajuste natural para um artista marcial e aspirante a ator como Van Damme.

E para surpresa de Van Damme, Golan tinha ouvido falar de Predator e que Van Damme estava envolvido nisso. Golan não tinha realmente visto o filme - ele estava ocupado demais, sem dúvida, freneticamente iluminando as dezenas de fotos que Cannon publicava a cada ano - então ele apenas supôs que era Van Damme no papel-título, e que os cinéfilos se ligariam nele em filmes futuros.

"... quando eu conheci Menahem Golan de Cannon", Van Damme disse ao AV Club em 2008, "ele ouviu falar sobre eu interpretar o Predator, e ele estava muito animado em me contratar. Isso me ajudou muito. Ele pensou que eu era o tipo de alienígena com um rosto humano e corpo, onde as pessoas seriam capazes de me reconhecer. O estúdio me deu um bom dinheiro e me ajudou a esticar mais um ano em Los Angeles ... "

Bloodsport (O Grande Dragão Branco), lançado em 1988, foi o primeiro de uma série de filmes de sucesso com Van Damme na liderança. Foi logo seguido por nomes como Cyborg, Kickboxer, Soldado Universal, Hard Target e Timecop. Van Damme pode ter detestado sua experiência na produção do Predator, mas, de uma maneira circular, acabou por fornecer a improvável ponte para a fama que ele buscava com tanta avidez.