Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionPesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas? EmptyPesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas?

more_horiz
Vocês acham que deveriam continuar sendo permitidas? Outros tipos de sondagens eleitorais além das pesquisas feitas por institutos deveriam ser liberadas? Ou todas elas deveriam ser proibidas por poder influenciar o resultado das eleições?

E vocês acreditam nos resultados fornecidos pelos institutos de pesquisas? De onde vem a diferença entre as porcentagens de tais pesquisas (além das margens de erros) contra os resultados reais das últimas eleições?

Tópico inspirado nesse vídeo:




EDIT: Esse é o tópico 77777 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

descriptionPesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas? EmptyRe: Pesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas?

more_horiz
Proibir de fazer não acho viável nem certo, afinal qualquer grupo q tenha interesse nas eleições pode tentar tirar uma medida do cenário. Isso pros próprios candidatos, permitindo ajustar estratégia de campanha, grupos de investimento, empresas, etc.

Como é provado q afeta o voto do eleitor, a divulgação pela mídia deve ser restrita às pesquisas registradas, q explicam a metodologia, etc, como já está na lei.  

Sobre a veracidade, é difícil auditar, por isso tanta gente desconfia, e com razão. Se eles têm capacidade de perguntar em regiões diferentes pra não enviesar o resultado por renda, por exemplo, obviamente eles podem ajustar o número de pessoas q perguntam em cada local pra dosar como os resultados vão sair. Do nosso lado,  não tem como burlar isso 100%, mas o melhor q se pode fazer é olhar todas as pesquisas q saem, fugindo de ficar em apenas no eixo Datafolha/Ibope.

Sobre as diferenças com o resultado real, tem várias explicações:
Pilantragem do instituto (Se fizer repetidas vezes perde credibilidade, como o Datafolha);
Compra de voto na hora/véspera (Tenho família em cidade bem pequena do interior, a situação é descarada muitas vezes);
Erro genuíno - O número de pessoas entrevistadas vai ter uma representatividade estatística, q é dada pelo nível de confiabilidade, considerando a margem de erro. Existe 5% de chance do resultado real ficar fora da margem. É improvável (5%), mas não é impossível.

Enfim, tem q olhar com bastante cautela, especialmente nos resultados secundários, onde é muito mais fácil de manipular. Dois pontos gritantes nisso:
Rejeição -  tá muito díspar entre os institutos, então as perguntas tão sendo feitas de forma diferente. Isso tinha q ser padronizado;
Intenção de voto p/ segundo turno -  Como não vai ter resultado disso na urna no primeiro turno, esse aí podem fazer o q quiser. Mesmo entre Datafolha e Ibope, teve uma diferença enorme essa semana. Datafolha mais recente o Ciro foi mostrado destruindo todo mundo, o q não é compatível com as outras pesquisas, nem de longe. Até contra a Marina, no datafolha, o Bolsonaro tá praticamente empatado e no Ibope ele ganha acima da margem de erro até.

descriptionPesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas? EmptyRe: Pesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas?

more_horiz
Como é provado q afeta o voto do eleitor, a divulgação pela mídia deve ser restrita às pesquisas registradas, q explicam a metodologia, etc, como já está na lei.

Já é assim, o grande problema é que tem poucos institutos capazes de fazer uma pesquisa no país inteiro, e custa muito caro. Por conta disso, há toda uma questão de se tais institutos não manipulam os resultados (direta ou indiretamente) para obter o resultado que os contratantes desejam. Isso pra não falar na possibilidade de alguém lucrar MILHÕES no mercado financeiro por ter o resultado antes de todo mundo (e saber o que vai acontecer com a bolsa/dólar por conta disso).

descriptionPesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas? EmptyRe: Pesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas?

more_horiz
Lipert escreveu:
Como é provado q afeta o voto do eleitor, a divulgação pela mídia deve ser restrita às pesquisas registradas, q explicam a metodologia, etc, como já está na lei.  

Já é assim, o grande problema é que tem poucos institutos capazes de fazer uma pesquisa no país inteiro, e custa muito caro. Por conta disso, há toda uma questão de se tais institutos não manipulam os resultados (direta ou indiretamente) para obter o resultado que os contratantes desejam. Isso pra não falar na possibilidade de alguém lucrar MILHÕES no mercado financeiro por ter o resultado antes de todo mundo (e saber o que vai acontecer com a bolsa/dólar por conta disso).


Pois é, mas fica aquela situação, entre a cruz e a espada. Pelo q to vendo, tem uns 7 institutos q tão divulgando, e aí tem os contratados por veículos da mídia (Globo, Folha SP, Estado SP), outros por investidores (BTG, XP).  É difícil q os interesses de todos estejam alinhados ao ponto de todas as pesquisas estarem saindo modificadas da mesma forma. Até por isso os resultados tão com tendências um pouco diferentes, eu acho (Data/Ibope tem sempre dado índices pro bolsonaro menores q BTG ).

Sobre ter o resultado antes, o fato de ter a pesquisa divulgada até ajuda a evitar. Os candidatos de segundo turno geralmente são previstos corretamente. Enquanto isso, investir no mercado esperando um resultado de segundo turno é investimento de risco, com pesquisa ou não. Entrando nas categorias mais baixas, governador segue o mesmo esquema eu acho, só q a manipulação é mais difícil pq a região é mais restrita.

descriptionPesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas? EmptyRe: Pesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas?

more_horiz
Sobre ter o resultado antes, o fato de ter a pesquisa divulgada até ajuda a evitar.


Só comentando essa parte, porque não foi bem isso que eu quis dizer... Depois eu respondo melhor, mas sobre esse ponto, eu me refiro aos efeitos da própria pesquisa na economia. Nas últimas pesquisas, vem sendo assim: Bolsonaro cresce, real valoriza. Haddad cresce, real desvaloriza. Só sabendo as porcentagens que as pesquisas mostrarão, alguém com informação privilegiada mal intencionada poderia lucrar milhões comprando e vendendo dólares (só pra dar um exemplo). Claro que é ilegal, porém, mas é difícil controlar 100%.

descriptionPesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas? EmptyRe: Pesquisas eleitorais - qual sua opinião sobre as mesmas?

more_horiz
Lipert escreveu:
Sobre ter o resultado antes, o fato de ter a pesquisa divulgada até ajuda a evitar.


Só comentando essa parte, porque não foi bem isso que eu quis dizer... Depois eu respondo melhor, mas sobre esse ponto, eu me refiro aos efeitos da própria pesquisa na economia. Nas últimas pesquisas, vem sendo assim: Bolsonaro cresce, real valoriza. Haddad cresce, real desvaloriza. Só sabendo as porcentagens que as pesquisas mostrarão, alguém com informação privilegiada mal intencionada poderia lucrar milhões comprando e vendendo dólares (só pra dar um exemplo). Claro que é ilegal, porém, mas é difícil controlar 100%.


Ah, saquei. Tava pensando mais macro, mas realmente dá pra fazer uma fortuna nessas variações do câmbio dia a dia.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos