Fórum NS Animes
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta, não é necessário confirmar e-mail! ^^

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Os membros mais ativos do mês
247 Mensagens - 13%
245 Mensagens - 13%
228 Mensagens - 12%
214 Mensagens - 12%
212 Mensagens - 12%
180 Mensagens - 10%
169 Mensagens - 9%
125 Mensagens - 7%
113 Mensagens - 6%
102 Mensagens - 6%
Os membros mais ativos da semana
29 Mensagens - 19%
21 Mensagens - 14%
19 Mensagens - 12%
18 Mensagens - 12%
18 Mensagens - 12%
12 Mensagens - 8%
11 Mensagens - 7%
10 Mensagens - 6%
9 Mensagens - 6%
8 Mensagens - 5%

Compartilhe
Ir em baixo
Math
Membro Rank SS
Membro Rank SS
Conquistas : CONQUISTAS Membro desde : 11/06/2014
Postagens : 2847
Reputação : 215
Pontos :
Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] MyRaAEy100 / 100100 / 100Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] SO0vV4Y

Eu & você
Ver perfil do usuário

Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] Empty Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?]

em 9/4/2018, 10:08
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] Images-3

Então pessoal, eu sou um escritor, autor e um pouco escrevedor que almeja lançar livro(s) de cunho fantasioso e horror algum dia. Eu não me diria amador porque eu trabalho muito nas histórias que faço, elaboro toda a estrutura e praticamente vivencio aquilo que escrevo, é mais que um simples "hobby" 

Aí baseado nessas estruturas pensei em dar dicas pessoais sobre como escrever personagens com conteúdos, interessantes, lembrando que são dicas pessoais e eu não sou um profissional especializado e muito menos dono da verdade.

Começando, o que faz um personagem ser considerado bom e único? Sua humanidade? Sua excentricidade? Ambos. Como assim? Quando visamos um indivíduo ao qual nos inspiramos ele está diretamente ligado a dois pontos interessantes:

1 - Se assemelha com você.
2 - Ou tem personalidade e características que fogem do que você vivencia. 
3 - São extremamente realistas, como um individuo tem consequências.

Quer um exemplo? É muito mais fácil um vilão como Lucifer me interessar devido sua audácia do que o Obito que rebelou contra o mundo devido o amor que tinha e perdeu. É algo comum, pessoas ficam tristes e descontam nos demais e no mundo.

Então, a primeira dica seria: Corra dos padrões, da sensações simples e vagas. 

As pessoas não sorriem sem motivo, as pessoas não ficam tristes sem motivo e é isso que deve ser levado em conta, os bons e os ruins são separados com base nisso, se você não se esforça pra desenvolver seus sentimentos e pensamentos, porque você acha que sua história seria lembrada? Pela luta de batalhas?

Vamos a um exemplo prático e rápido:

"Maria sorriu para João, apesar de estarem perdidos na floresta"

"Maria sorriu, um sorriso fingido, estava nervosa, mas não queria transparecer o medo para seu irmão apesar de estarem perdidos na floresta"

Viu? Sabemos porque Maria sorriu ou ao menos deduzimos com maior facilidade porque ela sorriu. Personalidades vagas e sentimentos mal descritos causam uma leitura tediosa. Porém o contrário pode acontecer. Exageros pode tornar uma leitura esquecível e insuportável para ler.

Vamos a um exemplo prático e rápido:

As lágrimas de João escorreram pela sua bochecha roseada, as gotas congelavam ao decair do rosto e serem levadas pelo vento, em busca de alguém para tocar, as lágrimas se espalhavam, batiam em árvores e rochedos, mas nunca achavam alguém.

Ai eu pergunto, pra que? Não é uma frase marcante, não é algo que vá definir o rumo da história, é só um momento simples e descritivo que ele chorou que foi transformado em uma poesia estendida e cansativa. Imagine isso a cada três parágrafos, difícil manter não é?

Por fim, o que quero dizer é: Elabore a personalidade dos seus personagens, se eles possuem excentricidades, coloque em prática essa excentricidade ao máximo, se está escrevendo uma personalidade mais humanizada, lembre-se que as pessoas se sequelam, não mudam de emoção em um estalar de dedos, uma página um personagem estava chorando pela morte de alguém e na outra já está em uma festa, se sentindo a pessoa mais feliz do mundo? Pessoas tem consequências, tem sequelas, o passado não pode simplesmente ser apagado.

Antes que o texto fique muito grande, eu vou dar exemplos de heróis e vilões que mesmo não seja tão humanos, são bastante interessantes devido sua personalidade e porquê. 

Vilões

Nyarlathotep é um vilão que simplesmente é extremamente completo. A terceira criatura mais poderosa de todo universo é um ser que gosta de enganar, "ajudar" manipular humanos de todas as formas possíveis. Sente fúria, rancor. Um personagem que não se assemelha a nada de um humano mas que é encaixado perfeitamente para nós humanos entendermos o quão doentio ele é, porque ele faz tudo isso para ver o quão incrível é os humanos. 

Sádico, doentio e manipulador são personalidades que atraem bastante atenção, ainda mais colocada em um Deus. É definitivamente um Loki do universo Lovecraftiano. 

Outro personagem bastante único eu diria que é a Kuvira, apesar de não ser um personagem de livro. É um personagem que acreditava que ajudando seu povo conseguiria trazer paz e equilíbrio, mas só trouxe autoritarismo que ela permeou como algo certo porque ela acreditava que eles precisavam dela.

Heróis

Heróis são naturalmente mais difíceis de serem bons e coesos. Poucos que eu me lembre se encaixam como personagens bons.

Como a Daiana vulgo Daenerys que queria ajudar seu povo mas começou a impor um autoritarismo mesmo sendo heroína e medo naqueles que estavam próxima a ela, com ações irresponsáveis e que expressava o eu dela. 

Enfim, eu ia colocar mais, porém o texto já está enorme, esqueci algumas coisas mas no geral está aí.
Se esqueci algo pode comentar e comente o que achou, o que discorda, etc.. Mesmo a área parada

~ ASSINATURA ~

Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] 1397978848_398894871

Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] Tumblr_m1dojs6VH31qdojg7o4_r1_250 Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] Tumblr_m1dojs6VH31qdojg7o2_r1_250 
Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] Aang_a10 Dicas de um Escritor. [Como fazer uma personalidade interessante?] Tumblr_m1dojs6VH31qdojg7o8_r1_250

Permissão deste fórum: