Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Por que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet?

+3
Lipert
NikyNeko
Apollo
7 participantes

descriptionPor que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet? - Página 2 EmptyRe: Por que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet?

more_horiz
Uma opinião que seja contra uma maioria é polêmica, polêmica dá bastante acesso, acesso faz pessoas procurarem mais sobre o assunto, pessoas que procuram sobre o assunto podem acabar mudando de opinião.

Basicamente isso.

descriptionPor que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet? - Página 2 EmptyRe: Por que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet?

more_horiz
Então o simples fato de se dizer ateu pode fazer as pessoas se tornarem ateus?

descriptionPor que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet? - Página 2 EmptyRe: Por que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet?

more_horiz
O engraçado é que o ateísmo, o niilismo e a sociedade fluida se tornaram grandes fatores da sociedade ao mesmo tempo. Por que será? Porque uma coisa sempre caminha com a outra. A falta de perspectiva de vida caminha junto com a falta de ética e de capacidade de manter relacionamentos e com o ateísmo. São todos sintomas de uma mesma "doença" (não estou chamando o ateísmo de doença, mas sim a falta de perspectiva de vida).

Além disso, as pessoas só querem fazer aquilo que agrada a elas. Se a religião não agradá-las, elas irão deixar a religião (ou procurar alguma que as agrade).

descriptionPor que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet? - Página 2 EmptyRe: Por que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet?

more_horiz
Salsicha escreveu:
Então o simples fato de se dizer ateu pode fazer as pessoas se tornarem ateus?


Yep, de fato, é isso aí. É "criar um grupo" e pessoas sentem a necessidade de se unirem a um grupo. Se alguém é católico e não se identifica com os outros católicos ela pode fugir para o ateísmo ao saber que esse grupo existe e que ela pode se encaixar nele.

Lipert escreveu:
Sinceramente, quem fala como se o cristianismo não tivesse pleno sentido são apenas pessoas que não tiveram a oportunidade de compreender corretamente a Bíblia (seja porque fecharam sua mente após ouvirem mitos e mentiras que não foram corrigidos a tempo ou porque não sabem o que é verdade e o que não é). O que mais tem por aí é pessoa que fala mal do cristianismo com base em um monte de mitos infundados que foram espalhados pelo ATEA ou por outros grupos (às vezes até mesmo pessoas cristãs reproduzindo ideias falsas por desconhecimento).

Após fecharem suas mentes à religião, essas pessoas se voltam ao ateísmo ou agnosticismo, e permanecem nele (porque não desejam mudar de opinião ou se apegam à mesma).


Lipert, não seja como o Snake. Pessoas que não acham que o cristianismo não tem pleno sentido meramente não acreditam nele ou tem uma religião que discorda dele. Se minha religião acredita que o ser humano surgiu da água e a sua acredita que o ser humano surgiu da Terra eu vou achar a sua religião ilógica e vice-versa. Não tem nada a ver com entender a bíblia ou não. Catolicismo nunca vai fazer sentido pra mim pois minha religião acredita no contrário de muitas coisas que o catolicismo afirma. Do meu ponto de vista é fácil dizer que quem não acredita no espiritismo meramente não entende a religião, mas isso é falso. Um budista pode achar o cristianismo completamente ilógico e não vai ser por falta de compreensão. Muitos líderes católicos (e de outras religiões também) mudam de religião depois de um ponto de suas vidas e olha que eles entendem completamente a própria religião. Pra mim o espiritismo é mais do que uma religião, é até uma ciência, mas eu não posso julgar uma pessoa que não acredita no espiritismo dizendo que ela não acredita só porque não entende. Compreende? Diz que sim, eu não aguento mais explicar o porquê de alguém precisar respeitar a religião dos outros, isso deveria ser automático.

descriptionPor que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet? - Página 2 EmptyRe: Por que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet?

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Salsicha escreveu:
Então o simples fato de se dizer ateu pode fazer as pessoas se tornarem ateus?


Yep, de fato, é isso aí. É "criar um grupo" e pessoas sentem a necessidade de se unirem a um grupo. Se alguém é católico e não se identifica com os outros católicos ela pode fugir para o ateísmo ao saber que esse grupo existe e que ela pode se encaixar nele.

Lipert escreveu:
Sinceramente, quem fala como se o cristianismo não tivesse pleno sentido são apenas pessoas que não tiveram a oportunidade de compreender corretamente a Bíblia (seja porque fecharam sua mente após ouvirem mitos e mentiras que não foram corrigidos a tempo ou porque não sabem o que é verdade e o que não é). O que mais tem por aí é pessoa que fala mal do cristianismo com base em um monte de mitos infundados que foram espalhados pelo ATEA ou por outros grupos (às vezes até mesmo pessoas cristãs reproduzindo ideias falsas por desconhecimento).

Após fecharem suas mentes à religião, essas pessoas se voltam ao ateísmo ou agnosticismo, e permanecem nele (porque não desejam mudar de opinião ou se apegam à mesma).


Lipert, não seja como o Snake. Pessoas que não acham que o cristianismo não tem pleno sentido meramente não acreditam nele ou tem uma religião que discorda dele. Se minha religião acredita que o ser humano surgiu da água e a sua acredita que o ser humano surgiu da Terra eu vou achar a sua religião ilógica e vice-versa. Não tem nada a ver com entender a bíblia ou não. Catolicismo nunca vai fazer sentido pra mim pois minha religião acredita no contrário de muitas coisas que o catolicismo afirma. Do meu ponto de vista é fácil dizer que quem não acredita no espiritismo meramente não entende a religião, mas isso é falso. Um budista pode achar o cristianismo completamente ilógico e não vai ser por falta de compreensão. Muitos líderes católicos (e de outras religiões também) mudam de religião depois de um ponto de suas vidas e olha que eles entendem completamente a própria religião. Pra mim o espiritismo é mais do que uma religião, é até uma ciência, mas eu não posso julgar uma pessoa que não acredita no espiritismo dizendo que ela não acredita só porque não entende. Compreende? Diz que sim, eu não aguento mais explicar o porquê de alguém precisar respeitar a religião dos outros, isso deveria ser automático.


A questão aqui é outra, é alguém dizendo que as pessoas foram feitas de água de acordo com a bíblia, sendo que a bíblia está dizendo que foram feitas da terra (mas não significando que "somos" de terra, só pra constar). As pessoas passam ideias FALSAS sobre o que o cristianismo ou a Bíblia diz. É só ler a bíblia, e ver que as afirmações são falsas, mas essas pessoas continuam insistindo em propagar mitos falsos.

É o mesmo que eu inventar que o espiritismo disse algo que ele NÃO disse, apenas para que outras pessoas se distanciem da crença. Por exemplo, eu digo que o espiritismo diz que há vida na lua, e que isso não é verdadeiro, então o espiritismo é ilógico. Daí as pessoas começam a acreditar e a reproduzir essa frase e usa como argumento contra o espiritismo ignorando o que espíritas têm a dizer. Não é motivo para reclamar?

descriptionPor que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet? - Página 2 EmptyRe: Por que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet?

more_horiz
Lipert escreveu:
NikyNeko escreveu:
Salsicha escreveu:
Então o simples fato de se dizer ateu pode fazer as pessoas se tornarem ateus?


Yep, de fato, é isso aí. É "criar um grupo" e pessoas sentem a necessidade de se unirem a um grupo. Se alguém é católico e não se identifica com os outros católicos ela pode fugir para o ateísmo ao saber que esse grupo existe e que ela pode se encaixar nele.

Lipert escreveu:
Sinceramente, quem fala como se o cristianismo não tivesse pleno sentido são apenas pessoas que não tiveram a oportunidade de compreender corretamente a Bíblia (seja porque fecharam sua mente após ouvirem mitos e mentiras que não foram corrigidos a tempo ou porque não sabem o que é verdade e o que não é). O que mais tem por aí é pessoa que fala mal do cristianismo com base em um monte de mitos infundados que foram espalhados pelo ATEA ou por outros grupos (às vezes até mesmo pessoas cristãs reproduzindo ideias falsas por desconhecimento).

Após fecharem suas mentes à religião, essas pessoas se voltam ao ateísmo ou agnosticismo, e permanecem nele (porque não desejam mudar de opinião ou se apegam à mesma).


Lipert, não seja como o Snake. Pessoas que não acham que o cristianismo não tem pleno sentido meramente não acreditam nele ou tem uma religião que discorda dele. Se minha religião acredita que o ser humano surgiu da água e a sua acredita que o ser humano surgiu da Terra eu vou achar a sua religião ilógica e vice-versa. Não tem nada a ver com entender a bíblia ou não. Catolicismo nunca vai fazer sentido pra mim pois minha religião acredita no contrário de muitas coisas que o catolicismo afirma. Do meu ponto de vista é fácil dizer que quem não acredita no espiritismo meramente não entende a religião, mas isso é falso. Um budista pode achar o cristianismo completamente ilógico e não vai ser por falta de compreensão. Muitos líderes católicos (e de outras religiões também) mudam de religião depois de um ponto de suas vidas e olha que eles entendem completamente a própria religião. Pra mim o espiritismo é mais do que uma religião, é até uma ciência, mas eu não posso julgar uma pessoa que não acredita no espiritismo dizendo que ela não acredita só porque não entende. Compreende? Diz que sim, eu não aguento mais explicar o porquê de alguém precisar respeitar a religião dos outros, isso deveria ser automático.


A questão aqui é outra, é alguém dizendo que as pessoas foram feitas de água de acordo com a bíblia, sendo que a bíblia está dizendo que foram feitas da terra (mas não significando que "somos" de terra, só pra constar). As pessoas passam ideias FALSAS sobre o que o cristianismo ou a Bíblia diz. É só ler a bíblia, e ver que as afirmações são falsas, mas essas pessoas continuam insistindo em propagar mitos falsos.

É o mesmo que eu inventar que o espiritismo disse algo que ele NÃO disse, apenas para que outras pessoas se distanciem da crença. Por exemplo, eu digo que o espiritismo diz que há vida na lua, e que isso não é verdadeiro, então o espiritismo é ilógico. Daí as pessoas começam a acreditar e a reproduzir essa frase e usa como argumento contra o espiritismo ignorando o que espíritas têm a dizer. Não é motivo para reclamar?


O problema é você dizer que quem não acredita no cristianismo é só porque não o entende. Isso é completamente diferente de passar mentiras para os outros. Claro, muitas pessoas entendem o cristianismo errado, mas não é por isso que elas não acreditam no cristianismo. Afinal, se fosse assim, você só teria que contar a verdade para a humanidade e todos se tornariam cristãos, o que não é verdade.

Curiosidade: O espiritismo diz que todo local existente no universo é habitado por alguma forma de vida, porém isso não significa que é vida racional ou mesmo visível ou paupável. No caso, certamente existe vida na lua. Só que provavelmente são bactérias, de tipos que não conhecemos e que provavelmente não conseguimos rastrear. Eu entendi seu argumento, eu só queria colocar isso aqui mesmo.

descriptionPor que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet? - Página 2 EmptyRe: Por que o movimento ateísta ganhou mais popularidade na faixa etária juvenil com a internet?

more_horiz
NikyNeko escreveu:
O problema é você dizer que quem não acredita no cristianismo é só porque não o entende.


Não é "só" por isso. Há outras religiões e outros fatores que levam à migração nas religiões ou para o ateísmo, obviamente. Mas, de modo geral, há muitas pessoas que seguem o cristianismo e acreditam nesses mitos, e há muitas pessoas que deixam de acreditar por conta dos mesmos. Em outro tópico você comentou que sua mãe deixou de ir na igreja (católica, se não me engano) por conta de se recusarem a explicar algumas coisas contradições. Contradições entre interpretações e o que realmente está escrito, falta de conhecimento entre religiosos para explicar aos fiéis, são alguns dos fatores que fazem com que várias pessoas acabem se afastando dessa religião em específico (podendo migrar para outras ou então ao agnosticismo/ateísmo).

Isso é completamente diferente de passar mentiras para os outros. Claro, muitas pessoas entendem o cristianismo errado, mas não é por isso que elas não acreditam no cristianismo. Afinal, se fosse assim, você só teria que contar a verdade para a humanidade e todos se tornariam cristãos, o que não é verdade.


Não é bem assim. Uma vez que o mito está inserido na cabeça das pessoas, é difícil tirá-lo. Por exemplo, o negócio da maçã ser o "fruto da ciência do bem e do mal", é um mito que não importa o quanto você explique e mostre o texto original, ainda vão repetir as ideias falsas porque isso já ficou gravado na cabeça das pessoas...

Curiosidade: O espiritismo diz que todo local existente no universo é habitado por alguma forma de vida, porém isso não significa que é vida racional ou mesmo visível ou paupável. No caso, certamente existe vida na lua. Só que provavelmente são bactérias, de tipos que não conhecemos e que provavelmente não conseguimos rastrear. Eu entendi seu argumento, eu só queria colocar isso aqui mesmo.

Eu sei disso, serviu mais pra ilustrar mesmo... Eu ia citar em Marte, mas me lembrei que havia algo sobre isso em um livro, se não estou enganado. A questão é que alguém poderia ficar reproduzindo esse argumento sem compreender a parte "isso não significa que é vida racional ou mesmo visível ou palpável" (ou ignorando essa parte) apenas para desmoralizar a religião e promover outra (ou promover o ateísmo), de maneira semelhante com o que ocorre em relação a mitos anexados erroneamente ao cristianismo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos