Fórum NS
BEM VINDO,
A comunidade fica feliz de tê-lo aqui.O nosso layout foi atualizado. Para não se perder, dê uma olhada no tópico de novidades.Você já postou no fórum hoje? Dê uma olhada nos últimos assuntos ao lado ou clique aqui para ver se alguém lhe respondeu.Quer conhecer um pouco mais sobre os números do fórum? Visite as estatísticas e ajude a comunidade a crescer.
A comunidade fica feliz de tê-lo aqui.O nosso layout foi atualizado. Para não se perder, dê uma olhada no tópico de novidades. Ei, visitante, está gostando da comunidade? Registre-se agora para aproveitar ainda mais.Está com problemas de conexão? Tente recuperar sua senha ou mande um e-mail a nossos administradores.
ÚLTIMOS ASSUNTOS
ACESSO RÁPIDO

LOJA NS

Gaste seus pontos de participação em itens para incrementar seu perfil.

GUIA NS

Descubra mais sobre essa comunidade.

TRIBUNAL NS

Requisite uma audiência para recorrer a alguma sanção.

TUTORIAIS NS

Aprenda a utilizar as ferramentas do fórum.
EI, PARECE QUE VOCÊ TEM
UMA NOVA MENSAGEM PRIVADA

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZÁ-LA

Você conhece Maria Quitéria, a Joana d' Arc brasileira?

avatar
Moderador Apollinho
Moderador Apollinho
Membro desde : 04/09/2015
Número de Mensagens : 3810
Sexo : Feminino
Idade : 20
Medalhas :

3º lugar na Gincana de verão 2017 - (Filhos de Eike Batista)


Kratos (Loja NS)

Participação : 50423
Reputação : 643

Pontos :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário
Como muitos leigos Brasileiros não estudam a história do próprio país, resolvi criar esse tópico pra mostrar a vocês essa figura histórica tão pouco aclamada e conhecida, até mesmo pelas Feministas.

Um pequeno resumo de sua biografia e história:

"Maria Quitéria (1792-1853) foi uma militar brasileira, heroína na luta de reconhecimento da independência. Baiana de nascimento e com grande habilidade no uso da arma de fogo, inscreveu-se como voluntária para lutar contra as províncias que não reconheciam Dom Pedro como imperador. A Bahia tinha grande contingente militar português e apresentou resistência às forças do imperador. Para comandar as tropas brasileiras Dom Pedro enviou à Bahia o general Pierre Labatut, que organizou as tropas e que obtiveram as primeiras vitórias contra os portugueses. Maria Quitéria teve atuação destacada em lutas importantes. Foi condecorada com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul

Maria Quitéria não frequentou a escola. Dominava a montaria, caçava e manejava armas de fogo. Deflagradas as lutas de apoio à independência em 1822, o Conselho Interino do Governo da Bahia, defendia o movimento e procurava voluntários para suas tropas. Maria Quitéria, interessada em se alistar pediu permissão ao seu pai, mas seu pedido foi negado. Com o apoio de sua irmã Tereza Maria e seu cunhado José Cordeiro de Medeiros, Quitéria cortou o cabelo, vestiu-se de homem e se alistou com o nome de Medeiros, no batalhão dos "Voluntários do Príncipe Dom Pedro".

Depois de duas semanas foi descoberta pelo pai, mas o major José Antônio da Silva Castro não permitiu que ela fosse desligada, pois ela era reconhecida pela disciplina militar e pela facilidade de manejar as armas. Maria Quitéria seguiu com o Batalhão para vários combates. Participou da defesa da Ilha da Maré, da Pituba, da Barra do Paraguaçu e de Itapuã.

No dia 2 de julho de 1823, quando o exército entrou na cidade de Salvador, Maria Quitéria foi saudada e homenageada pela população. Tornou-se exemplo de bravura nos campos de batalha e foi promovida a cadete, em 1823. Foi condecorada no Rio de Janeiro com a Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul, em uma audiência especial onde recebeu a medalha das mãos do próprio Imperador Dom Pedro I.


Homenagens:
Artigo da Wikipédia escreveu:Maria Quitéria é homenageada em uma medalha militar e em uma comenda da Câmara Municipal de Salvador que levam o seu nome. Do mesmo modo, a Câmara Municipal de Feira de Santana instituiu a Comenda Maria Quitéria, para distinguir personalidades com reconhecida contribuição à municipalidade, e ergueu-lhe um monumento na cidade, no cruzamento da avenida Maria Quitéria com a avenida Getúlio Vargas.[7]

A sua iconografia mais conhecida é um retrato póstumo de corpo inteiro, pintado por Domenico Failutti c. 1920. Presenteado pela Câmara Municipal de Cachoeira, integra atualmente o acervo do Museu Paulista, em São Paulo. Essa pintura é uma cópia da gravura Edward Finden (1791-1857), por sua vez baseada no desenho de Augustus Earle. A referida gravura foi publicada como parte do livro "Journal of a voyage to Brazil" da inglesa Maria Graham.[7][9]

Por Decreto da Presidência da República, datado de 28 de junho de 1996, Maria Quitéria foi reconhecida como Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.[4]

Por Decreto da Presidência da República, datado de 28 de junho de 1996, Maria Quitéria foi reconhecida como Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. No ano do centenário do falecimento de Quitéria, por determinação do Governo Federal, tornou-se obrigatória fixar o retrato da heroína em todas as Corporações Militares do Brasil. Fato este comprovado, na PMES, com a publicação retirada da BD nº. 173, de 6.08.1953.[4]

“ XIII – MARIA QUITÉRIA DE JESUS MEDEIROS: 41– INAUGURAÇÃO DE RETRATO:- Ocorrendo no próximo dia 21 dêste mês o 1º centenário da morte da heroína da Independência, MARIA QUITÉRIA DE JESUS MEDEIROS, que tão grandes e relevantes serviços prestou à Pátria e tendo em vista o que dispõe o R.G. e as recomendações do Exmº. Sr. Ministro dos Negócios e da Guerra, determino que seja inaugurado às 9 horas daquele dia, na Galeria de Retratos desta Corporação, a fotografia da aludida heroína. ”
A sua imagem encontra-se em todos os quartéis, estabelecimentos e repartições militares da Força, por determinação ministerial.[4] Além disso, hoje, há um distrito e algumas ruas com o nome de Maria Quitéria. Como é o caso do distrito "Maria Quitéria", Feira de Santana, na Bahia[19], da "Rua Maria Quitéria", Vida Nova III, em Campo Grande[20] e da "Rua Maria Quitéria", Ipanema, no Rio de Janeiro[21].

Maria Quitéria de Jesus Medeiros foi, também, tema de escola de samba, no carnaval paulistano de 2017. O segundo setor da escola Unidos do Peruche trouxe, em 2017, Salvador como tema. A capital baiana foi retratada como “terra dos fortes”. O samba enredo da Unidos do Peruche foi: "a Peruche no maior axé, exalta Salvador, cidade da Bahia, caldeirão de raças, cultura, fé e alegria". A alegoria da escola destacou três guerreiras mártires das lutas baianas, sendo elas: Maria Filipa de Oliveira (pescadora, morava na Ponta das Baleias, era negra e liderou as mulheres negras e pobres na batalha de Itaparica contra os portugueses), Madre Joana Angélica (assassinada no convento) e Maria Quitéria





Clã Madoka:




Ah, a sina eterna da humanidade. Alegando ignorância, suplicando misericórdia. 'Por favor, me ajude. Eu não compreendo.
avatar
Moderador Wolfgang
Moderador Wolfgang
Membro desde : 15/01/2018
Número de Mensagens : 4446
Sexo : Masculino
Idade : 17
Medalhas :

Casado - @Math


Friedrich Nietzsche - Loja NS


Vencedor DNG #42 - Inocente


Membro do Mês - Fevereiro/2018

Participação : 102301
Reputação : 148

Pontos :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário
@Apollo escreveu:Você conhece Maria Quitéria, a Joana d' Arc brasileira?

:nao:

É interessante ler sobre ela, embora ela lutasse em nome de um imperador que no final das contas, não tenha sido o melhor. Mas é um bom exemplo de como ideias feministas eram positivas antigamente, em contraste com hoje em dia.

Aliás, comenta no tópico da Joana d'Arc também, tem coisas sobre cristianismo vs. feminismo lá. :garcia:


---
Seeing more, and feeling less...
avatar
Campeão OPVS - Temporada 9
Campeão OPVS - Temporada 9
Membro desde : 15/03/2014
Número de Mensagens : 3010
Sexo : Masculino
Idade : 19
Medalhas :

Campeão do OPVS - Temporada 9


Vencedor DNG #41 - Kira 1


Mais Polêmico - Awards 2017


Deus do Off Tópic - Awards 2017

Participação : 56382
Reputação : 309

Pontos :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário https://imgfast.net/users/1713/17/66/37/avatars/4492-10
Brabo. Mas ela era macumbeira ou católica apollo?


Prêmios :
Em construção...
avatar
Moderador Lipert
Moderador Lipert
Membro desde : 04/10/2017
Número de Mensagens : 2943
Sexo : Masculino
Idade : 27
Medalhas :

Top Revelação - Awards 2017


Staff do Mês: Maio/2018

Participação : 64616
Reputação : 130

Pontos :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário
Bem interessante, eu não conhecia a mesma. Nem sequer sabia que mulheres podiam ser militares naquela época!


Brasil acima de tudo e Deus acima de todos .

Assinatura:

Prêmios:
avatar
Kage Robert
Kage Robert
Membro desde : 29/01/2017
Número de Mensagens : 5151
Sexo : Masculino
Idade : 18
Medalhas :

Membro do Mês: Agosto/2018


Sasuke Uchiha, Sharingan. (Loja NS)

Uchiha Sasuke - Rinnegan (Loja NS)


Pentagrama (Loja NS)


Akatsuki (Loja NS)


Participação : 50024
Reputação : 198

Pontos :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário
Sim, eu conheço, na minha época do ensino fundamental teve uma excursão para um museu e lá falaram sobre ela. O motivo dela ser desconhecida por muita gente é que na escola normalmente não falam dela.

Quanto ao que eu acho dela, só deixo o vídeo desse mito:



avatar
Moderadorxx Math
Moderadorxx Math
Membro desde : 11/06/2014
Número de Mensagens : 2844
Sexo : Feminino
Idade : 18
Medalhas :

Morte Poética (Loja NS)

Casado - @Wolfgang

Staff do Mês: Junho/2018
Campeão - Harry Potter Versus (T1)

Fascinação (Loja NS)


Participação : 59134
Reputação : 214

Pontos :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário
Eu aprendi sobre Maria Quiteria, tive esse privilégio. Uma grande imagem e "brabeza" do seu tempo. Minha tia tem até o nome Maria Quiteria, em sua homenagem.

:QQ:



Avatar:

   
 

Conteúdo patrocinado
- Tópicos similares