Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
A bíblia e a ciência sempre foram FEITAS raivais pelo homem cético e pelo homem da fé, não que isso queira dizer que as escritas da bíblia contradizem a da ciência ou vice-versa, mas o ateísmo e seus ativistas muitas vezes afirma que uma forma divina é incoerente com a física, vulgo Stephen Hawking, Darwin, entre outros.

Porém, existirem e existiram muitos homens da ciência que também foram homens de fé, cristãos, tais como Johannes Keple, Galileu e muitos outros.

Então, na sua opinião, a ciência e a fé(cristianismo) podem andar lado a lado no ponto de vista cosmovisionário?

Chamo aqui: @02snake @UchihaPower @Lipert @Daniel

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyRe: A Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
Claro que podem, qualquer um com o mínimo de inteligência compreende que uma "criação do mundo" de maneira perfeita culminaria, necessariamente, na existência de um universo que seguisse as leis da física e tivesse explicações científicas~

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyRe: A Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
Elas podem andar de mãos dadas. Mas não é estritamente necessário elas estarem de mãos dadas para que as duas andem. Muitas pessoas de valor para a religião e ciência não tinham afiliação alguma com as duas simuntaneamente, então não são fatores dependentes.

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyRe: A Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
Supostamente uma religião que estivesse correta deveria obrigatoriamente caminhar de mãos dadas com a ciência, que já é o pedacinho do mundo que nós podemos afirmar ser real. Os gênios cristão normalmente utilizavam sua inteligência para provar a ligação da religião com a ciência, e com isso adquiriram vários conhecimentos que nos são muito úteis hoje em dia. Então, não só a fé e a ciência podem como devem andar de mãos dadas, pois a humanidade só tem a ganhar com essa parceria. Se algum dia a religião negar a ciência só existem duas opções: provar ou esperar que provem que isso não é verdade ou aceitar que a sua religião possui algum furo (o que é até bem plausível, considerando a ignorância humana e a nossa incapacidade de entender por completo o mundo celestial) e/ou está errada. Os religiosos mais espertos optam pela opção 1, enquanto os mais inseguros optam pelo 2 e viram ateus. Como eu disse, esses espertos que optam pela opção 1 fazem muitas descobertas muito úteis, então eu acho que fé e ciência são um ótimo combo.

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyRe: A Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
Acredito que sim, podem, não necessariamente devem, vai de cada um acreditar naquilo que é "palpável" ou não quando a ciência e a fé apontarem caminhos diferentes. Eu particularmente sempre entendi que a ciência e a fé nunca foram de fato opostas, elas podem coexistir estando "corretas", podem ser até mesmo complementares até certo ponto. O fato de sermos limitados com relação à compreensão das coisas só torna mais fácil enxergar a ciência como aquilo que o homem é capaz de entender do que fora criado por Deus, no caso do cristianismo em específico. Então basicamente, creio que sim, ciência e fé (religião não garanto) podem sim 'andar de mãos dadas'.

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyRe: A Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
A ciência (lê-se pensamentos racionais) e a fé devem andar juntas!

Já dizia o Dr. Rodrigo Silva: “A fé é racional, senão, não é fé, é fideísmo”.

E para quem não sabe, o fideísmo é quando uma pessoa tenta se livrar de qualquer forma de argumentação para que possa apoiar a sua fé em Deus sem qualquer tipo de racionalização.

Obviamente que eu estou me referindo a fé cristã. Qualquer outra religião eu não possuo o conhecimento adequado para opinar sobre.

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyRe: A Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
No momento em que se faz esse tipo de pergunta, fica parecendo que a religião e a ciência pertencem ao mesmo "departamento". Justamente por serem coisas completamente distintas é que eu não vejo motivo para um invalidar o outro, basta ver que grandes, médio e pequenos cientistas são/foram religiosos. Nesses casos, creio que a questão nem é "a religião e a ciência de mãos dadas", mas sim a honestidade intelectual de quem tinha suas crenças e mesmo assim contribuiu para com o conhecimento sem cabrestos ou tentativas de validar conceitos pré-concebidos.

Sobre a bíblia e o cristianismo, a crença da pessoa só vai contradizer o que sabemos se ela for bitolada, fundamentalista ou/e literalista. Se esse indivíduo hipotético não tiver nenhuma ligação com a pesquisa e a educação em qualquer dos níveis, não acho que faça muita diferença.

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyRe: A Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
Não porque são coisas totalmente diferentes, é como querer misturar água com óleo.

A ciência exige provas para acreditar numa afirmação, já a fé não, pois a fé é crença cega.

descriptionA Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas? EmptyRe: A Ciência e a Fé podem andar de mãos dadas?

more_horiz
Apollo escreveu:
A bíblia e a ciência sempre foram FEITAS raivais pelo homem cético e pelo homem da fé, não que isso queira dizer que as escritas da bíblia contradizem a da ciência ou vice-versa, mas o ateísmo e seus ativistas muitas vezes afirma que uma forma divina é incoerente com a física, vulgo Stephen Hawking, Darwin, entre outros.

Porém, existirem e existiram muitos homens da ciência que também foram homens de fé, cristãos, tais como Johannes Keple, Galileu e muitos outros.

Então, na sua opinião, a ciência e a fé(cristianismo) podem andar lado a lado no ponto de vista cosmovisionário?

Chamo aqui: 02snake UchihaPower Lipert Daniel

Em se falando da Sim, senhor @Apollo, elas podem...

Eu entendo sua pergunta desta forma: Pão com manteiga ou café com leite, ou mesmo arroz com feijão, podem "andar" lado a lado?
Ou ainda melhor, duas moléculas de Hidrogênio e uma de  Oxigênio podem se juntar (ou andar juntas)?

Sabe, ao longo de minhas pesquisas e estudos, pude notar que a bíblia é sim um livro cientificamente correto e, mesmo sem ter a necessidade de demonstrar tal correlação, ainda assim o faz, e com maestria.

O problema NÃO está na fé (pelo menos a cristã) que parece ir contra a lógica, o problema é a capacidade atual da ciência de dizer: "Então, isso é realmente possível". Foi como eu "tentei" falar para uma certa colega de fórum num outro tópico: De maneira resumida, eu dei um exemplo: Tipo, ela esta vivendo, sei lá, no ano 375 Antes de Cristo e, num belo dia, ela observa crianças brincando com palhas secas. Ela nota que as crianças pegam as mais finas e, aproveitando a corrente de vento, jogam para cima para que elas possam "voar" o mais alto possível, pois elas entendem que enquanto mais leves forem, mais alto irão.

Daí, um velho chega para ela e diz: Sabia que no futuro casas voadoras que pesam o mesmo que 30 elefantes, vão voar suavemente nos céus.

Ora, a "lógica científica da época" jamais iria admitir isso. E talvez, pudessem até matar este velho por tal informação, certo? Mas a questão não é "ciência" ou a "fé" estarem certas. AMBAS ESTÃO. O problema aqui é o quanto a ciência acha que sabe para dizer que o que a fé diz ser possível, realmente o é.

Daí, vem essas religiões "sem pé nem cabeça" e dizem coisas absurdas e jogam tudo isso um contra o outro.

Alguns poucos aqui vão me entender quando eu digo: "Tudo isso tem um objetivo claro, mas encoberto... e infelizmente, funciona muito bem..."
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos