Fórum NS Animes - Layout versão beta
Os membros mais ativos do mês
586 Mensagens - 26%
331 Mensagens - 15%
238 Mensagens - 10%
200 Mensagens - 9%
191 Mensagens - 8%
165 Mensagens - 7%
162 Mensagens - 7%
151 Mensagens - 7%
129 Mensagens - 6%
128 Mensagens - 6%
Os membros mais ativos da semana
132 Mensagens - 41%
32 Mensagens - 10%
28 Mensagens - 9%
25 Mensagens - 8%
23 Mensagens - 7%
22 Mensagens - 7%
20 Mensagens - 6%
16 Mensagens - 5%
12 Mensagens - 4%
11 Mensagens - 3%
Parceiros


Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Sensei
Sensei
Nível : 1
Medals : Nenhuma Medal, por enquanto!
Membro desde : 15/01/2018
Número de Mensagens : 4469
Sexo : Masculino
Idade : 18
Reputação : 157

Pontos :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuário

Origens e Definição da Moralidade

em Sex 16 Fev 2018, 16:53
O que é a moralidade? Ela é subjetiva/relativa ou é idêntica para todos os indivíduos? E quais as origens dela? Seria Deus, consenso geral entre os próprios humanos ou outra coisa?

Ilumine-me com seus pensamentos.


---
Seeing more, and feeling less...
avatar
Mestre Otaku
Mestre Otaku
Nível : 1
Medals : Nenhuma Medal, por enquanto!
Membro desde : 21/01/2018
Número de Mensagens : 832
Sexo : Feminino
Idade : 18
Reputação : 59

Pontos :
100 / 100100 / 100


Ver perfil do usuáriohttps://www.spiritfanfiction.com/home/

Re: Origens e Definição da Moralidade

em Ter 20 Fev 2018, 11:56
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Segundo os significados de moral listados abaixo, ela é relativa. Basicamente, a moral, levando em consideração seu significado, pode ser individual ou coletiva e nasce a partir de uma lógica qualquer.

– que denota bons costumes segundo os preceitos estabelecidos por um determinado grupo social.
– que ensina, educa; edificante.
– conjunto de valores, individuais ou coletivos, considerados universalmente como norteadores das relações sociais e da conduta dos homens.

Porém, a "moral", considerando-a como uma forma de diferenciar o "certo" do "errado" não é exatamente variável, ela só se mostra de maneira diferente. Por exemplo, na sociedade atual, nós consideramos imoral utilizar roupas muito curtas, pois supostamente isso é um sinal de "luxúria" da pessoa que está usando. E, na sociedade atual, essa visão não é completamente errada. Vou explicar porquê comparando a nossa sociedade com uma sociedade indígena.

Entre os índios, usar roupas curtas é apenas natural e não é visto como algo imoral. Porém, isso acontece pois os indígenas crescem entre milhares de pessoas de roupas curtas (semi-nuas), e a verdade é que eles não olham os corpos uns dos outros, incluindo os próprios, com malícia. Então uma índia completamente inocente pode sair nua de casa e ninguém vai encarar isso com malícia.

Porém, na nossa sociedade, uma pessoa que sai nua na rua vê a própria atitude com malícia, assim como as pessoas ao redor, por isso essa é uma atitude imoral. O "imoral" na verdade é fazer algo que você mesmo considera errado. "Moral" é tudo aquilo que você faz com boas intenções, por isso pode parecer variável, mas ainda continua sendo uma constante nesse quesito:

– Todos que fazem algo, que consideram errado, propositalmente são imorais.
– Todos que fazem algo que consideram certo, sem pensamentos negativos, são morais.

A única coisa variável da moral é a forma como ela é colocada em prática. Você pode ver uma índia nua e considerá-la imoral, mas como ela não tem nenhum pensamento sujo nem pretende machucar ninguém ao ficar nua isso não muda o fato de que ela é moral. Tudo se trata de sentimento. Uma pessoa que é a favor da pena de morte, não por desejar a morte do outro, mas porque considera a única opção possível para proteger outras pessoas – ou seja, a pessoa desejaria que o criminoso não precisasse morrer, mas não vê outra escolha – é uma pessoa moral. Mas alguém que deseja a pena de morte como uma mera forma de punição e vingança e utiliza o argumento "é pra proteger a população" como uma mera desculpa para convencer os outros a aceitarem a pena de morte é uma pessoa imoral.

Concluindo:
– É imoral todo aquele que reconhece sentimentos negativos em suas atitudes, tais quais a preguiça, a ira, o orgulho, a luxúria, a avareza, a gula e a soberba, mesmo que o indivíduo em questão não se considere errado por ter esses sentimentos.
– É moral todo aquele que toma suas atitudes com base numa visão positiva, que honestamente não reconhece defeitos de forma alguma em sua forma de pensar mesmo que pare pra pensar sobre isso.
– A moral é idêntica para todos os indivíduos e variável em suas expressões.



❝ Sε нσυνεя σ dεѕεjσ dε ѕε αgαяяαя ασ вяιlнσ dειχαdσ ρσя αlgσ cσмσ ευ,
Acяεdιтαяει иσ jυяαмεитσ ƒειтσ иαqυεlε dια
Ɛ αтέ αѕ вяιlнαитεѕ lάgяιмαѕ dε мευѕ σlнσѕ ѕε тσяиαяα̃σ ƒσяçα ❞
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum