Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionChakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades  EmptyChakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades

more_horiz
Depois de quase uma semana estudando o mangá para entender o Kongoken, tenho me familiarizado a entender o tema Chakra e depois de ler detalhadamente cada referência ao tema fica fácil discurti sobre.


Chakra o que o compõe?

Chakra é composto por duas fontes de energia, que podem ser adquiridas e produzidas de forma diferentes.

A energia física (身体エネルギー, Shintai Enerugī), que é encontrada em cada célula do corpo.

Energía Física e a Células :



A energia espiritual (精神エネルギー, Seishin Enerugī), é adquirida através do exercício e experiência, no fortalecimento da mente.

Energía Espiritual e a Mente :


Ambas quando mescladas constituem o Chakra. E ambas as energias quando treinadas ao extremo tornam o chakra criado mais poderoso.

2° Cómo é a Dinâmica do Chakra

Não é muito simples o funcionamento do Chakra, ele é complexo e requer que todos dêem uma boa olhada nas imagens e rever o mangá.

Comecemos pelo começo:

"Após Hagoromo Ōtsutsuki espalhar seu chakra, ele tornou-se uma forma de energia que todos os seres vivos produzem naturalmente até certo grau." - Wiki

Dentro do corpo de qualquer ser vivo dentro do Universo Naruto, existe naturalmente Chakra. Contido nas "Bombinas de Chakra":

Diagrama :


Que está conectado a cada orgão produtor de Chakra, que se encontra no corpo. O sistema circulatório de Chakra, que é para o Chakra o equivalente ao que o sistema circulatório é para sangue, é responsável por circular esse chakra por todo o corpo e a extração de ambas energias as células do corpo e a conciência da mente.

Certos grupos de seres aprenderam a gerar mais chakra, processo denominado Moldagem de Chakra, Chakra é a forma resultante de energia quando duas outras formas de energia são misturadas juntas. As duas energias são referidas como “energia física” e “energia espiritual”.

Moldagem de Chakra - Produção :


Depois que o Chakra é moldado, o Ninja tem de aprender a solta-lo para fora do corpo através dos "pontos de chakra" (Tenketsus), para então realizar técnicas (Jutsus).

3° Limitações e Tensões

Acho que a essa altura do campeonato todos já sabem o funcionamento dos "Oitos Portões" de Chakra no sistema circulatório de chakra. Eles limitam o fluxo global do chakra dentro do corpo de uma pessoa. Melhor o mangá explicar:

Chakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades  Naruto31

O chakra as vezes pode ser torna visível isso não é muito comum, pois os Oito Portões Internos limitam a quantidade de chakra que um indivíduo pode liberar num único momento. Quando se ultrapassa esse limite, causasse Tensões no corpo, exemplos como Mangekyou Sharigan que por se só consome muito chakra inclui-se (Amaterasu, Tsukyomio, Susano'o), Manto Biju, Abertura dos Portões de Chakra. Isso na maioria das vezes ocorre por alguns motivo sendo eles:

• O Ninja não está com o corpo preparado para exceder o limite de chakra ou do corpo;
• Uso excessivo e abusivo de técnicas que ultrancende o limite de chakra expelido;
• Porque o Ninja não tem um bom controle de chakra;
• Por falta de aperfeiçoamento com determinada técnica.

4° Controle de Chakra

Wiki escreveu:
Controle de Chakra (チャクラコントロール, chakura kontorōru) é um termo que se refere ao seu controle de chakra e aptidão para controla-lo. Em Naruto, o chakra leva tempo e uma grande quantidade de treino para se desenvolver gradualmente. Assim, a chave não é na verdade ter chakra, mas ser capaz de controlá-lo suficientemente e conservá-lo.


A "Moldagem Exata" e "Manipulação Apropriada do Chakra" compõe aquilo que chamamos de Controle de Chakra. Muito comum Kanchi Taipu e Iryo'nin terem controle de chakra elevado.

Moldagem Exata

É o controle exato de chakra que se utiliza em determinada técnica. Digamos que isso também seja o balanceamento entre as duas energias  (Física e Espiritual) que compõe o chakra em dada técnica.

O Sintenshin é um ótimo exemplo. A técnica certamente deve ter um quantidade maior de energia espiritual do que energia física; mais é certo que um usuário da técnica não poderia nem colocar energia espiritual demais ou energia física de menos, se não ocorreria a ineficiência da técnica.

Logo quem tem uma Moldagem de Chakra exata, vai moldar a quantidade necessária correta de ambas as energias. Além de conservar o chakra, gastando apenas o necessário.

Manipulação Apropriada do Chakra

A manipulação do chakra é dividida em duas:

Wiki escreveu:
Transformação da Forma lida com o controle da forma, movimento e potência do chakra.
Transformação da Natureza lida geralmente com a mudança das propriedades físicas do chakra em um elemento. Existe também a Transformação da Natureza do Yin e Yang, que lida com a mudança da taxa das energias física e espiritual dentro do chakra.


Lembrando que as liberações Yin e Yang são utilizados para controlar a taxa de uma das energias no chakra.

Agora voltando ao Oito Portões, sabemos que os Oito Portões limitam o Fluxo Global do Chakra. Logo ele limita a quantidade de chakra que uma pessoa possa liberar pelos Tenketsus. Mas, existe uma forma de contornar isso, através do treinamento de ambas as energias (Físicas e Espiritual).

A energia física é coletada das células do corpo e pode ser aumentada através do treinamento, estimulante e exercício. A energia espiritual é derivada da consciência da mente (a alma) e pode ser aumentada através do estudo, meditação e experiência. Fazendo essas duas energias ficarem mais fortes ira em troca tornar o chakra criado mais poderoso. Portanto, praticar uma técnica repetidamente construirá a experiência, construindo a própria energia espiritual, e com isso permitindo que mais chakra seja criado. Como resultado, o ninja é capaz de realizar a mesma técnicas com mais poder. Esse mesmo ciclo se aplica a energia física, exceto pelos métodos, que podem ser, por exemplo, exercícios.

Susano'o :


Kaiten :


Amaterasu :


Kushou :


Existe diversos outros tipos de exemplos: Sintenshin, Chidori e etc.

5° Energia Física e Energía Espiritual é o mesmo que Energia Yin e Yang?

Não! Yin e Yang são liberação de chakra e nada mais. Então por que algumas pessoas citam Yin e Yang, como Energia Física e Energia Mental?

Isso é uma forma errônea de associar ambos os quatro termos. Que estão associados um com os outros estão, mais não são a mesma coisa.

Liberação Yang: Ela aumenta a taxa de Energia Física no Chakra seja o presente no corpo ou em determinada tecnica, quando é usado no corpo (Baika no Jutsu por ex.), a energia física é adquirida quando se treina o corpo. Se é aumentada essa energia o corpo vai entender que você treinou, logo sofrerá um aumento na vitalidade e resistência no corpo.

Liberação Yin: Ela aumenta a Taxa de energia espiritual, seja no corpo ou em determinada técnica, quando usado no corpo (aptidão para genjutsu por exemplo), a energia espiritual é adquirida quando se treina a mente. Se é aumentada essa energia o corpo vai entender que você treinou, logo sofrerá aumento na resistência mental e percepção.

Mais caso achem que eu seja louca, trago a página do mangá que define os quatro termos sendo separados:

Chakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades  Naruto37








Eu fiz o tópico porque eu já estava ficando louca, marjoritariamente o pessoal do forum não tinha total conhecimento sobre o assunto Chakra e Energias que o compõe. Acaba que muitos faziam textões sobre o assunto e eu ficava boiando pois muitas vezes a informação não batia com o mangá.

Então fui a caça das minhas próprias fontes tive ajuda de alguns parceiros meus logados na Wiki, chamei colegas para me ajudar a ler cada referência do mangá e um trabalhinho de 6h para juntar as peças.

Não posso afirmar que esteja 100% correto, mais foi o mais próximo que chagamos na conclusão do chakra.

Depois faço um tópico mais detalhado do efeito das Energias Yin e Yang, ainda tem alguns coisas que não compreendi referente aos Mantos de Chakra puro.

descriptionChakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades  EmptyRe: Chakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades

more_horiz
Esqueceu de falar que o Chakra vem originalmente da Energia da Natureza.

descriptionChakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades  EmptyRe: Chakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades

more_horiz
O seu tópico foi quase perfeito, porém tem alguns pontos que merecem ser ressaltados.
A ideia de que foi Hagoromo quem passou chakra para a humanidade, foi derrubada quando foi inserido a ideia de Otsutsuki de outras dimensões que saqueiam o fruto de chakra de planeta em planeta.
Não foi o Fruto de Chakra que deu origem ao chakra da humanidade, foi o chakra da humanidade que deu origem ao fruto. Shinju é um parasita que drena o chakra de todos os seres vivos a sua volta, incluindo a própria energia da natureza para se alimentar e produzir um novo fruto.
A humanidade sempre teve chakra, pois o chakra é um produto derivado de duas energias distintas: energia vital (que vem das células) e energia espiritual/mental (que vem do espirito/mente). Todos os seres que possuem células e espírito/mente vão ter essa energia automaticamente. A diferença entre civis e ninjas, é que os ninjas ampliam essa energia, aumentando seu poder e quantidade através de intensos treinamentos.
O chakra não foi originado do Shinju ou da energia natural como sempre acreditávamos no passado, pois esse chakra sempre existiu.
Isso é algo confirmado no Secret Files do Quarto Databook, onde conta a história completa de Kaguya, que inclusive eu já postei a tradução aqui certa vez.

Quanto a energia yin e yang.
Energia Yin e energia Yang é a MESMA COISA que energia mental/espiritual e energia vital. A mesma, exatamente a mesma. São duas energias que sozinhas não fazem nada, mas se combinadas entre si, gera uma terceira energia; o chakra.
Liberação de Yin e Liberação de Yang, é o chakra que teve suas propriedades alteradas com as características próprias da energia yin e energia yang respectivamente. Enquanto a Energia é algo complementar, a Liberação é o uso da Energia em forma ofensiva.
Por exemplo; a energia Yin pura, seria a energia mental/espiritual. Já a Liberação de Yin, seria a energia Yin aplicada em jutsu, no caso, o genjutsu. A energia Yin também pode ser utilizada para aumentar a potência das técnicas ou objetos, como demonstrado pelo clã Nara, no qual aplicam a energia Yin em suas sombras, aumentando seu poder conseguindo manipulá-la a vontade.
Também temos casos de energia Yin sendo usado de forma "ofensiva", porém nesse caso, seria suplementar; ninjutsu médico ou a expansão de corpos dos Akimichi, ou as mudanças físicas do corpo que muitos ninjas já demonstraram: presas, garras, cabelo, manipulação de cálcio,..

descriptionChakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades  EmptyRe: Chakra - Conceito, Dinâmica e Propriedades

more_horiz
Ótimo tópico, isso também mostra a complexidade do sistema de poderes em Naruto, não é qualquer um que assistiu/leu que consegue entender perfeitamente como funciona as coisas em Naruto hahaha.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos