Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

+12
Heisenberg
Mad Fantasy
Lipert
Moriarty
Dante10
Uchiha Wolf
Salsicha
Apollo
02snake
Leon Lancaster
Blue Eyes
L⍱scivi⍱
16 participantes

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
"Imposição religiosa nas escolas", tá aí uma coisa nova pra mim.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Uma coisa que poderia funcionar, ao meu ver, seriam aulas opcionais, com tutores que obtém do conhecimento necessário pra transmitir (charlatões merecem ser fuzilados) e englobando diversas religiões/crenças, não só o cristianismo, o budismo, xamanismo; mas também crenças antigas (gregas, nórdicas, germânicas, egípcias, romanas) que estão renascendo em determinados pontos do mundo.

Algo também sem ser puxado mais pra determinado lado. Tanto crenças da Mão Direita e da Mão Esquerda deveriam ser explicadas. Mas, claro, isso levaria tempo e planejamento. Se eu ainda estudasse, frequentaria sim.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
17 escreveu:
Uma coisa que poderia funcionar, ao meu ver, seriam aulas opcionais, com tutores que obtém do conhecimento necessário pra transmitir (charlatões merecem ser fuzilados) e englobando diversas religiões/crenças, não só o cristianismo, o budismo, xamanismo; mas também crenças antigas (gregas, nórdicas, germânicas, egípcias, romanas) que estão renascendo em determinados pontos do mundo.

Algo também sem ser puxado mais pra determinado lado. Tanto crenças da Mão Direita e da Mão Esquerda deveriam ser explicadas. Mas, claro, isso levaria tempo e planejamento. Se eu ainda estudasse, frequentaria sim.


Concordo com esse post, e ao meu ver seria muito mais produtivo que essas doutrinações.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Dante10 escreveu:
"minha religião é a certa e a sua é errada, e cale a sua boca".

Se eu achasse todas as religiões certas eu não teria capeta de religião nenhuma.

Esses gnósticos bobinhos.



Você não me entendeu, eu não disse que a pessoas deveriam acreditar em todas as religiões e sim RESPEITAR quem for de outra, não julgar as outras pessoas por causa da religião delas.
Porque eu vejo muito pessoas desmerecendo outras religiões, zoando e falando mal de pessoas que não seguem a mesma religião dele.


É lógico que cada um acha que a sua religião é a certa, dã.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
17 escreveu:
Uma coisa que poderia funcionar, ao meu ver, seriam aulas opcionais, com tutores que obtém do conhecimento necessário pra transmitir (charlatões merecem ser fuzilados) e englobando diversas religiões/crenças, não só o cristianismo, o budismo, xamanismo; mas também crenças antigas (gregas, nórdicas, germânicas, egípcias, romanas) que estão renascendo em determinados pontos do mundo.

Algo também sem ser puxado mais pra determinado lado. Tanto crenças da Mão Direita e da Mão Esquerda deveriam ser explicadas. Mas, claro, isso levaria tempo e planejamento. Se eu ainda estudasse, frequentaria sim.


Concordo!



É sei que esmagadoramente a religião é criticada pela ciência. Mais isso não justifica, os religiosos fazerem o mesmo, principalmente em área escolar e por profissionais, onde religião, ciência e ateísmo deveriam ser retratados de forma pluralistas e com respeito, e com imparcialidade pelo professor mesmo que ele tenha suas próprias ideologias.

Isso não é novo, vou trazer alguns matérias importantes para esse debate:

Imparcialidade e pluridade na salas de aula :


ONU critica imposição de ensino religioso em escolas públicas :


Até mesmo a opção que o membro @17 propôs tem suas dificuldades em relação ao tem:

Ensino Religioso e escola pública: uma relação delicada :


Peço muito que leiam, todo o conteúdo exposto antes de postarem. Pois é de grande importância o conhecimento a fundo do tamanho buraco negro que está nossa educação brasileira. Para complementar aqui esta o estímulo que me fez criar esse tópico:


Supremo rasga Estado Laico ao permitir ensino de dogmas religiosos nas escolas públicas :




O ensino em muitos casos deixou de ser laico... A nossa educação e direitos a liberdade está se esvaindo de pouco a pouco.


Dante10 escreveu:
Imposição religiosa no Brasil? Estudar religião é uma imposição? Mesmo o aluno tendo a opção de estudar a matéria ou não? E por favor, diga-nos a fonte que diz que professores dizendo que quem acredita nas teorias de Darwin vai para o inferno.

porque está cada vez mais, recorrente ver casos de professores ridicularizando as teorias de Darwin e dizendo que quem acredita nisso "vai pro inferno".

Aonde tirou isso?
:lisa:  :lisa:

Tantas perguntas que de repente nem parece que temos uma esmagadora quase unanimidade de professores esquerdistas nas áreas de humanas. :?:

Quando houver uma imposição religiosa de VERDADE no Brasil, com crianças parando de escutar funk, usar maconha, dar a bunda e usar camisa de che guevera. Aí assim esse tópico fará algum sentido. E espero que cheguemos lá um dia.


Dessa forma de pensar que o Brasil caiu em detrimento, pois tudo o que somos hoje é a resolução do que fizeram no passado. As pessoas conservadoras, religiosos e andocêntricos, reprimiram e caçaram tanto as minorias que hoje é até justificável tamanho descrenças e ataques de ódio contra religião.

É como se diz tudo que vai, volta e pior.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Está fazendo bem a sua parte... Espero que consiga o que almeja...:HM*:


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
...isso não justifica, os religiosos fazerem o mesmo, principalmente em área escolar e por profissionais, onde religião, ciência e ateísmo deveriam ser retratados de forma pluralistas e com respeito, e com imparcialidade pelo professor mesmo que ele tenha suas próprias ideologias.


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
...vou trazer alguns matérias importantes para esse debate


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
"Imparcialidade e pluridade na salas de aula"

"ONU critica imposição de ensino religioso em escolas públicas"

"Ensino Religioso e escola pública

Religiosidade e Educação



Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
Peço muito que leiam, todo o conteúdo exposto antes de postarem. Pois é de grande importância o conhecimento a fundo do tamanho buraco negro que está nossa educação brasileira.


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
"Supremo rasga Estado Laico ao permitir ensino de dogmas religiosos nas escolas públicas"]


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
O ensino em muitos casos deixou de ser laico... A nossa educação e direitos a liberdade está se esvaindo de pouco a pouco.

Liberdade? Acha REALMENTE que é livre?:sorry:

Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
Dessa forma de pensar que o Brasil caiu em detrimento, pois tudo o que somos hoje é a resolução do que fizeram no passado. As pessoas conservadoras, religiosos e andocêntricos, reprimiram e caçaram tanto as minorias que hoje é até justificável tamanho descrenças e ataques de ódio contra religião.

É como se diz tudo que vai, volta e pior.

Pois é. E o que se faz HOJE vai voltar no futuro MUITO PIOR! É EXATAMENTE ISTO, continue plantando... :sorry:[/quote]

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Eu sou contra o Ensino Religioso em escolas. O Ensino Religioso é um direito/dever exclusivo dos pais (até que a criança cresça e possa decidir por si própria). Poderia ter um ensino religioso que debatesse sobre o que as religiões acreditam, mas não acho que crianças são capazes de compreender as mesmas apenas porque estudou rapidinho os pontos principais de cada, e isso provavelmente desinformaria muito mais do que informaria (Pra você ter uma ideia, estou aprendendo mais lendo os posts aqui do @02snake no fórum do que aprendi quando ia em igrejas quando era mais novo. Muitas vezes as pessoas não sabem responder questões que as crianças fazem de maneira satisfatória, ou respondem errado. Isso com o cristianismo, imagina com outras religiões, então!).

Se a ideia é que a criança respeite pessoas de diferentes religiões, o Ensino Religioso deveria ser substituído por aulas OBRIGATÓRIAS de Moral e Cívica.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
02snake escreveu:
Está fazendo bem a sua parte... Espero que consiga o que almeja...:HM*:


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
...isso não justifica, os religiosos fazerem o mesmo, principalmente em área escolar e por profissionais, onde religião, ciência e ateísmo deveriam ser retratados de forma pluralistas e com respeito, e com imparcialidade pelo professor mesmo que ele tenha suas próprias ideologias.


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
...vou trazer alguns matérias importantes para esse debate


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
"Imparcialidade e pluridade na salas de aula"

"ONU critica imposição de ensino religioso em escolas públicas"

"Ensino Religioso e escola pública

Religiosidade e Educação



Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
Peço muito que leiam, todo o conteúdo exposto antes de postarem. Pois é de grande importância o conhecimento a fundo do tamanho buraco negro que está nossa educação brasileira.


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
"Supremo rasga Estado Laico ao permitir ensino de dogmas religiosos nas escolas públicas"]



Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
O ensino em muitos casos deixou de ser laico... A nossa educação e direitos a liberdade está se esvaindo de pouco a pouco.

Liberdade? Acha REALMENTE que é livre?:sorry:

Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
Dessa forma de pensar que o Brasil caiu em detrimento, pois tudo o que somos hoje é a resolução do que fizeram no passado. As pessoas conservadoras, religiosos e andocêntricos, reprimiram e caçaram tanto as minorias que hoje é até justificável tamanho descrenças e ataques de ódio contra religião.

É como se diz tudo que vai, volta e pior.

Pois é. E o que se faz HOJE vai voltar no futuro MUITO PIOR! É EXATAMENTE ISTO, continue plantando... :sorry:


Depende muito do tipo de liberdade que estamos falando... Liberdade é sentimento abstrato, que tem vários  tipos de compreensão da mesma. Então me diga de qual liberdade se refere?


Não sei você, mais eu estou tentando fazer minha parte para colher bom frutos no futuro. O problema é que não é só que estou ocupando lugar no mundo. Não é apenas uma realidade de eu por eu. O problema é que eu faço parte de uma sociedade, e essa sociedade não está nem aí para o que vai acontecer. Logo eu terei que pagar o pato pelo que a maioria faz.

É por isso, que eu incentivo às pessoas tentar também mudar. A levantar o rabo da cadeira e parar de reclamar da vida e fazer algo para mudar isso. É minha forma de tentar, não ser apenas eu, de não ser apenas a unica que quer ver algo melhor no futuro.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
Depende muito do tipo de liberdade que estamos falando... Liberdade é sentimento abstrato, que tem vários  tipos de compreensão da mesma. Então me diga de qual liberdade se refere?

Não... não é NECESSARIAMENTE um SENTIMENTO. Você sabe o que é "Liberdade de Sentimento"? E "liberdade de sentimento de liberdade"?


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
Não sei você, mais eu estou tentando fazer minha parte para colher bom frutos no futuro.

Há sim, claro! Faço isso há mais de 20 anos. Faço a minha parte para que as pessoas, assim como eu, possam colher um futuro maravilhoso! :okai:


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
O problema é que não é só que estou ocupando lugar no mundo. Não é apenas uma realidade de eu por eu. O problema é que eu faço parte de uma sociedade, e essa sociedade não está nem aí para o que vai acontecer. Logo eu terei que pagar o pato pelo que a maioria faz.

Então, eu até te entendo, mas o que eu faço, quer a sociedade queira, quer não, vou colher o resultado! Legal né? Quem não quiser, tem o "direito" (ou liberdade, ou sentimento de liberdade, ou liberdade de sentimento de liberdade, ou...) de recusar, mas isso não vai alterar o que nos aguarda. :sorry:


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
É por isso, que eu incentivo às pessoas tentar também mudar.

Eu também, mas a maioria quer seguir o próprio nariz, fazer o que quiser, com quem quiser, quando e como quiser e ainda por cima, acha que com isso está plantando um futuro bom!
Acredita nisso? :GG:


Sarada Uchiha Hanuro escreveu:
...A levantar o rabo da cadeira e parar de reclamar da vida e fazer algo para mudar isso. É minha forma de tentar, não ser apenas eu, de não ser apenas a unica que quer ver algo melhor no futuro.

Verdade, hoje em especial muitos reclamam "de barriga cheia" e não fazem nada para mudar tal situação, a não ser passar no nível HARD no Guitar Hero e postar no Status do WhatsApp... :pat:

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Dessa forma de pensar que o Brasil caiu em detrimento, pois tudo o que somos hoje é a resolução do que fizeram no passado. As pessoas conservadoras, religiosos e andocêntricos, reprimiram e caçaram tanto as minorias que hoje é até justificável tamanho descrenças e ataques de ódio contra religião.

O que fez o Brasil cair em detrimento foi a esquerda comandando o país por 12 anos, o golpe da republica etç. Quando o Brasil era forte? Na monarquia católica ou no auge do esquerdismo ateu?

Conservador religioso caçar minoras é nada além de desconhecimento.

''O Brasil caiu em detrimento por causa de conservadores religiosos'' é demais para se dizer num quarta feira mocinha. QUANDO TEVE IMPOSIÇÃO RELIGIOSA NO BRASIL? Diga-me.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Dante10 escreveu:
Dessa forma de pensar que o Brasil caiu em detrimento, pois tudo o que somos hoje é a resolução do que fizeram no passado. As pessoas conservadoras, religiosos e andocêntricos, reprimiram e caçaram tanto as minorias que hoje é até justificável tamanho descrenças e ataques de ódio contra religião.

O que fez o Brasil cair em detrimento foi a esquerda comandando o país por 12 anos, o golpe da republica etç. Quando o Brasil era forte? Na monarquia católica ou no auge do esquerdismo ateu?

Conservador religioso caçar minoras é nada além de desconhecimento.

''O Brasil caiu em detrimento por causa de conservadores religiosos'' é demais para se dizer num quarta feira mocinha. QUANDO TEVE IMPOSIÇÃO RELIGIOSA NO BRASIL? Diga-me.

Apesar da religião se misturar um pouco com política. Me refiro apenas a religião e não a política brasileira. Além de que a a situação política atual do Brasil, se deve em maior parte por causa dos eleitores. :esqueletop:

Agora o detrimento a qual me refiro, é falta de respeito com cor, etnia, religião e sexo. Que são coisas que foram trazidas aos nossos país por pessoas no passado que foram impondo sua soberania sobre as demais raças, sua religião sobre os demais religiosos, sua cor de pele como mais bonita que as demais cores, sua ideologia como melhor que a dos outros.

O que eu quero dizer é que imposição seja religiosa ou política, só trouxeram desgraças a nossa sociedade atual.

Momentos que se foi visto imposição religiosa no Brasil:

História Brasileira :



A imposição religiosa só teve seu fim no Brasil República, meu caro.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
O que faz sentido, o Brasil nunca esteve pior do que na republica.

O que eu quero dizer é que imposição seja religiosa ou política, só trouxeram desgraças a nossa sociedade atual.

Imposição religiosa trouxe os males da sociedade atual, mas o Brasil começa a decair no começo da republica(ou diga-me um presidente Brasileiro decente em toda a história da republica). Sobre a perseguição indígena, quem foram os responsáveis pela paz com os índios? Os jesuítas educaram os índios para terem uma vida melhor, ensinando língua, religião, ciências e artes e etç. os jesuítas eram conhecidos por serem excelentes professores.

''indígenas foram exterminados sob pretexto de serem catequizados''. :fera: Não. A 'cultura indígena' que não tinha sequer alfabeto, foram educados pelos jesuitas. Já ouviu falar dos indígenas antropofágicos?

É... Bem, sobre a escravidão, uma das maiores chagas que habitou a sociedade humana, foi um mal que por muito tempo não esboçava perspectiva de nos libertarmos. Os antigos povos hebreus e assirios, os gregos e os romanos, os europeus, astecas , incas, maias e tantos outros não conseguiram vencer o status quo no qual nasceram e viveram. Todas as sociedades já sofreram desse mal, fala-se muito do branco escravizando negros, mas o fundamento da escravidão, pelo menos aqui no Brasil, nunca foi a origem étnica. Não era racial, ela se torna racial no século 19, com as teses eugenistas. Tanto que não era incomum negros que se tornavam senhores e que tinham seus escravos. Na verdade a sociedade africana era altamente escravocrata.

Recomendo esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=svViHH8IBVg

A imposição religiosa só teve seu fim no Brasil República, meu caro.

Então tá reclamando do que? Estamos na republica e o Brasil está ótimo né? :D

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Eu acho ridículo ouvir falar em imposição científica, é por causa os princípios desta, que um sujeitinho desses usa um computador hoje, toma uma vacina, utiliza um antibiótico, anda de carro, faz exames médicos, desenvolvem tratamento para o câncer, que se constrói desde um transistor a um satélite espacial e o foguete que levou o satélite que está transportando esses dados nesse exato momento.

A ciência está até no papel higiênico que uma porcaria dessas usa pra limpar a bunda, nosso mundo atual foi construído com 99% ciência.
Existe ciência até para explicar as melecas do nariz de uma desgraça dessas a cera no ouvido de um debiloide desses.
E até por que alguns comem meleca.

A teoria da evolução não é dogma e nem uma crença, é uma teoria apenas, que foi criada com base nesses mesmos princípios, pra mim só reclama da ciência quem é muito incompetente intelectualmente para estudá-la da maneira correta, porque para fazer errado a maioria faz muito bem.

Porque os competentes nela não precisam da sua opinião ou crença na ciência para provarem nada, a maior prova dela está diante dos seus olhos enquanto vc usa esse computador.

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Lipert escreveu:
(Pra você ter uma ideia, estou aprendendo mais lendo os posts aqui do @02snake no fórum do que aprendi quando ia em igrejas quando era mais novo. Muitas vezes as pessoas não sabem responder questões que as crianças fazem de maneira satisfatória, ou respondem errado. Isso com o cristianismo, imagina com outras religiões, então!)


Você não imagina como eu ouço isto... Certa vez mostrei o nome de Deus para um senhor de, sei lá, uns 50/60 anos, na própria bíblia dele e ele falou: "Rapaz! Eu frequento a igreja a vida toda e nunca li isto!" :pat: Para você ver...

Salsicha escreveu:
Eu acho ridículo ouvir falar em imposição científica, é por causa os princípios desta, que um sujeitinho desses usa um computador hoje, toma uma vacina, utiliza um antibiótico, anda de carro, faz exames médicos, desenvolvem tratamento para o câncer, que se constrói desde um transistor a um satélite espacial e o foguete que levou o satélite que está transportando esses dados nesse exato momento.

A ciência está até no papel higiênico que uma porcaria dessas usa pra limpar a bunda, nosso mundo atual foi construído com 99% ciência.
Existe ciência até para explicar as melecas do nariz de uma desgraça dessas a cera no ouvido de um debiloide desses.
E até por que alguns comem meleca.

Absolutamente errada. Tipo, beeeeeem errada mesmo. É quase que se você tivesse... não sei se vai entender... errada, sabe? :sorry:

O fato de a ciência nos ajudar por um lado, não significa que trapalha de outro. E quando digo “ciência”, eu me refiro em ateus, céticos e preconceituosos no geral. O pessoal aí está falando que “pessoas” que impõem num livro o que devemos acreditar, e não que a ciência como um todo é ruim...


Salsicha escreveu:
A teoria da evolução não é dogma e nem uma crença, é uma teoria apenas,

Agora você falou bem! E uma teoria bem sem vergonha, diga-se de passagem...Rei do Camarote


Salsicha escreveu:
...que foi criada com base nesses mesmos princípios, pra mim só reclama da ciência quem é muito incompetente intelectualmente para estudá-la da maneira correta, porque para fazer errado a maioria faz muito bem.

Verdade...:HM*:


Salsicha escreveu:
Porque os competentes nela não precisam da sua opinião ou crença na ciência para provarem nada, a maior prova dela está diante dos seus olhos enquanto vc usa esse computador.

E novamente. Aqui você encerra o comentário com o mesmo exemplo errôneo da abertura... Tudo vassilaum

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Dante10 escreveu:
Sobre a perseguição indígena, quem foram os responsáveis pela paz com os índios?

Não existiu paz com os índios: foi puramente genocídio cultural e étnico. A população indígena na chegada dos portugueses eram estimadas em 10 milhões com tendência para mais, restando milhares no fim da "paz".
Dante10 escreveu:
ensinando língua, religião

Atualmente existem cerca de 274 línguas diferentes faladas pelo nosso povo indígena atual — descartando as usadas pelos índios isolados, que por estarem sem qualquer tipo de vivência com a nossa sociedade não puderam ainda ser conhecidas e estudadas. Estima-se que no acontecimento do descobrimento do Brasil eram faladas 1.300 línguas diferentes, sendo que esse número provavelmente era ainda maior: mais de 1.000 delas sumiram por vários motivos, entre os quais a morte dos índios, em decorrência de epidemias, massacres em massa, escravização, falta de condições para a sobrevivência, aculturação forçada... [...]
As línguas indígenas brasileiras que ainda existem possuem uma enorme diversidade linguística, tanto no que se tange à organização dos sistemas de sons quanto à estrutura gramatical. Mas claro, eles não têm alfabeto.
Sobre religião, cada tribo indígena (1.400 para mais) tinha a sua própria religião, que no geral era baseada nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Logo, não entendi a colocação "ensinaram religião". :think:
Dante10 escreveu:
os jesuítas eram conhecidos por serem excelentes professores.

A educação dos jesuítas para com os indígenas era rígida e hostil: a disciplina era duramente cobrada. Em caso de desobediência a alguma norma ou mesmo no erro de alguma lição, os alunos eram punidos pelos jesuítas com castigos, muitas vezes físicos. O mais conhecido foi o uso da palmatória, um instrumento de madeira utilizado para bater na palma da mão dos alunos. Muitas vezes, os indígenas recebiam 'missões' dos jesuítas. Essas missões serviam como áreas protegidas da ação dos colonos: mas também acabaram resultando em fonte de força de trabalho para os jesuítas que se enriqueceram com a exploração dos indígenas. Ademais do que era comercializado nas missões, os jesuítas acabaram acarretando uma grande fortuna com a posse de enormes extensões de terras e engenhos: fortuna essa que mais tarde viria a se transformar em poder econômico da Coroa Portuguesa na expulsão dos jesuítas. Mas claro, eles queriam uma vida melhor para os indígenas.
Dante10 escreveu:
ouviu falar dos indígenas antropofágicos?

Esses relatos rondavam sobre duas tribos: os Caetés e os Tupinambás. A primeira citada, baseia-se em um uma mentira a favor da Coroa Portuguesa: Sardinha, o primeiro bispo, teria sido devorado pelos caetés quando o seu navio naufragou no litoral de Alagoas. No entanto, uma pesquisa recente aponta que na verdade Sardinha foi morto por  Duarte da Costa, pai de  Álvaro da Costa. Seu filho costumava agredir os índios e violentar sexualmente as mulheres indígenas: fato que revoltou o Bispo, iniciando o seu conflito com Duarte da Costa, o governador-geral. Assim, a dupla provavelmente matou o Bispo e tratou de incriminar os caetés, que sob a acusação foram escravizados e extintos em poucos anos.
A segunda supostamente praticava rituais de canibalismo com a carne de inimigos de tribos vizinhas: porém, somente os que eram considerados sábios, valentes e fortes eram escolhidos. Isso acontecia porque acreditavam que ao consumir a sua carne, estariam incorporando a sua sabedoria, valentia e conhecimentos. Desse modo, não se alimentavam de pessoas fracas ou covardes. A única prova disso que temos é um livro escrito por Hans Staden — um mercenário alemão que dizem ter ficado nove meses aprisionado pelos Tupinambás. O engraçado é que em seu relato, ele afirma que desde do início a intenção dos índios era devorá-lo: coisa que os mesmos não fizeram em fucking nove meses, sendo que no mesmo livro Hans escreve que os prisioneiros das tribos inimigas eram cortados em pedaços e assados rapidamente. Por que não fizeram isso com ele? :fem: é um relato bem pouco confiável, com grandes chances de ter sido financiado pela Coroa Portuguesa: A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considerada pelos europeus como sendo inferior e grosseira, e o objetivo com estes relatos cheio de pontas soltas pode ter sido justamente espalhar a repugnância aos indígenas na mente dos portugueses. Enfim, o único relato existente — o de Hans Staden —, diz  a respeito de apenas uma única tribo entre milhares. E mesmo que muito improvavelmente ele seja verdadeiro, seria apenas algo cultural e que aconteceria raramente envolvendo poucas tribos. :kyo2:

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Jesuítas ensinaram nossa língua e nossa religião, por que motivo ensinariam nossa língua, se não fosse para conversar? Por que motivos ensinar nossa religião se viam os índios como meros animais? ''Ah, mas eles bateram nos índios! Usaram palmatória! OPRESSÃO !!''. O meu vô e meu pai na escola também apanharam com palmatória, também eram colocados com joelho no milho, os dois são brancos, os dois são da mesmo religião, país e cidade que os professores e mesmo assim apanharam. Ora, naquele tempo todos, sejam índios, brancos ou azuis com bolinhas apanhavam na escola. Que bobagem, você parece estar acostumado com alunos batendo no professor, por isso ficou assustado com o que viu na wikipédia não é garotão?

Ó meu Deus, meu Deus! Que de misérias e enganos não experimentei então, quando se
me propunha, em criança, como norma de bem viver, obedecer os mestres que me instigavam a
brilhar neste mundo, e me ilustrar nas artes da língua, fiel instrumento para obter honras humanas
e satisfazer a cobiça! Mudaram-me à escola, para que aprendesse as letras, nas quais eu,
miserável, desconhecia o que havia de útil. Contudo, se era preguiçoso para aprendê-las, era
fustigado, num sistema louvado pelos mais velhos; muitos deles, que levavam esse gênero de
vida antes de nós, nos traçaram caminhos tão dolorosos pelos quais éramos obrigados a
caminhar, multiplicando assim o trabalho e a dor aos filhos de Adão.

(...)
e não era por falta de memória ou de inteligência, que para aquela idade, Senhor, me
deste de modo suficiente, senão porque eu gostava de brincar, embora os que nos castigavam
não fizessem outra coisa
.

Santo agostinho um Doutor da Santa Igreja, em seu livro 'confissões' também apanhou um bocado... :D

Talvez seja por que a palmatória só foi acabar no Brasil nos anos 60 e você usou como se os índios eram oprimidos ao serem educados... Bem, então todos dos anos 60 para trás também foram. :fsjal:


''Não houve aproximação pacifica entre Portugueses e índigenas''. João Ramalho foi um aventureiro e explorador português. Viveu boa parte de sua vida entre índios Tupiniquins, após chegar no Brasil em 1515. Foi, inclusive, chefe de uma aldeia, após se tornar amigo próximo do cacique Tibiriça, importante líder indígena tupiniquim na época dos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil.

Teve um papel importante na aproximação pacífica entre índios e portugueses, principalmente na chegada de Martim Afonso de Souza no Brasil, com quem se encontrou no território de São Vicente, e criou grande amizade.

Mais sobre ele aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Ramalho
Para ter uma ideia o cara casou com uma índia fogoza serelepe. :poha:

Então houve sim tentativa de paz, pelo menos em algumas capitanias...

Esses relatos rondavam sobre duas tribos: os Caetés e os Tupinambás

:lisa:

Spoiler :


Era o prisioneiro bem tratado, alimentado e amimado; davam-lhe uma esposa, e, no
dia fixado para execução, os habitantes das aldeias próximas, convidados, acorriam
numerosos. [...] Começava, então, a bebedeira, que se prolongava até o dia seguinte,
data do sacrifício. A vítima, que se apresentava equipada como se fora a uma festa
era abatida a golpes de tacape.

Métraux

Tem muuuuitas fontes de que de fato isso acontecia:  http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5790/1/2013_FernandadeFreitasCampos.pdf

''Os europeus eram etnocentricos'', ''eram malvados e opressores, está no livro do MEC''.

Mas as tribos indígenas eram sim culturalmente inferiores. :fera: Por isso foram ensinados. Etnocentrismo não existe. Se eu preferir uma cultura democrática a bárbara, serei etnocentrico? Devemos ser todos relativistas e dizer que a cultura nazista na verdade não era inferior a outras qualquer? NOM!!

#PAS

descriptionO que você acha sobre imposição religiosa na escola? - Página 2 EmptyRe: O que você acha sobre imposição religiosa na escola?

more_horiz
Dante10 escreveu:
Jesuítas ensinaram nossa língua e nossa religião, por que motivo ensinariam nossa língua, se não fosse para conversar? Por que motivos ensinar nossa religião se viam os índios como meros animais
O motivo de ensinar a língua portuguesa e a religião cristã foi bem maior do que o de conversar: detinham também a pretensão de impedir que os protestantes realizassem a evangelização indígena. O principal objetivo dos jesuítas era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras, além de mudar drasticamente os seus costumes considerados repugnantes: o interesse central era que eles passassem a viver de acordo com a cultura europeia. Que todas as famílias fossem nucleares (pai, mãe e filhos do casal), que eles se fixassem em um local (a maioria das tribos indígenas era praticamente seminômade, vivendo em constante deslocamento) e passassem a adotar os ritmos e as disciplinas de trabalho que impunham os europeus. Nada além de aculturação forçada. Ensinar a nossa língua era só um pré-requisito para que os índios pudessem ler os trechos bíblicos e para o ensino da prática religiosa católica. No fim, anos mais tarde se pode observar que os objetivos tornaram-se outros: o poder religioso/educacional dos jesuítas tornou-se em poder econômico.
Dante10 escreveu:
''Ah, mas eles bateram nos índios! Usaram palmatória! OPRESSÃO !!''. O meu vô e meu pai na escola também apanharam com palmatória, também eram colocados com joelho no milho, os dois são brancos, os dois são da mesmo religião, país e cidade que os professores e mesmo assim apanharam. Ora, naquele tempo todos, sejam índios, brancos ou azuis com bolinhas apanhavam na escola. Que bobagem, você parece estar acostumado com alunos batendo no professor, por isso ficou assustado com o que viu na wikipédia não é garotão?

Ó meu Deus, meu Deus! Que de misérias e enganos não experimentei então, quando se
me propunha, em criança, como norma de bem viver, obedecer os mestres que me instigavam a
brilhar neste mundo, e me ilustrar nas artes da língua, fiel instrumento para obter honras humanas
e satisfazer a cobiça! Mudaram-me à escola, para que aprendesse as letras, nas quais eu,
miserável, desconhecia o que havia de útil. Contudo, se era preguiçoso para aprendê-las, era
fustigado, num sistema louvado pelos mais velhos; muitos deles, que levavam esse gênero de
vida antes de nós, nos traçaram caminhos tão dolorosos pelos quais éramos obrigados a
caminhar, multiplicando assim o trabalho e a dor aos filhos de Adão.
(...)
e não era por falta de memória ou de inteligência, que para aquela idade, Senhor, me
deste de modo suficiente, senão porque eu gostava de brincar, embora os que nos castigavam
não fizessem outra coisa.
Santo agostinho um Doutor da Santa Igreja, em seu livro 'confissões' também apanhou um bocado... :D

Talvez seja por que a palmatória só foi acabar no Brasil nos anos 60 e você usou como se os índios eram oprimidos ao serem educados... Bem, então todos dos anos 60 para trás também foram. :fsjal:
:aliens:
O contexto é totalmente diferente. Os jesuítas valiam-se de castigos físicos CONSTANTES. Não é como se os indígenas aceitassem facilmente ser doutrinadas em sua ideologia, em sua cultura e costumes. Muitas vezes, quando um aluno se recusava a ser forçado a aculturação, os jesuítas os entregavam aos colonos, tendo eles três finais:
()Escravizados;
()Torturados até aceitarem se sujeitarem;
()No caso de algumas indígenas, muitas eram estupradas pelos colonos, entregues pelas mãos dos jesuítas.
Os índios foram oprimidos por terem a sua cultura e povo extinto, e não por receberem uma palmada na mão como os seus avós. Os castigos físicos destinados aos índios eram intensos, além do peso psicológico da situação. Coisa totalmente diferente do que era no fim dos anos 60: raramente um aluno era destinado aos "castigos", por temor aos mesmos. Enfim, foram coisas completamente distintas.
Dante10 escreveu:
''Não houve aproximação pacifica entre Portugueses e índigenas''. João Ramalho foi um aventureiro e explorador português. Viveu boa parte de sua vida entre índios Tupiniquins, após chegar no Brasil em 1515. Foi, inclusive, chefe de uma aldeia, após se tornar amigo próximo do cacique Tibiriça, importante líder indígena tupiniquim na época dos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil.

Teve um papel importante na aproximação pacífica entre índios e portugueses, principalmente na chegada de Martim Afonso de Souza no Brasil, com quem se encontrou no território de São Vicente, e criou grande amizade.

Mais sobre ele aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Ramalho
Para ter uma ideia o cara casou com uma índia fogoza serelepe. :poha:

Então houve sim tentativa de paz, pelo menos em algumas capitanias...
João Ramalho foi uma exceção ímpar dentre os portugueses: tanto é que, pela a sua grande amizade com o povo indígena, foi expulso de uma missa. Os padres tinham a visão de Ramalho como um indígena, e assim como alguém bruto e não-cristão. :kyo2:
Dante10 escreveu:
O pirata inglês Anthony Knivet fez uma descrição detalhada da execução de prisioneiros pelos índios. Tendo sido capturado com mais doze portugueses, ele relatou:
Duas horas depois levaram um dos portugueses, amarraram-lhe outra corda à cintura e conduziram-no a um terreiro, enquanto três índios seguravam a corda de um lado e três do outro, mantendo o português no meio. Veio então um ancião e pediu a ele que pensasse em todas as coisas que prezava e que se despedisse delas pois não as veria mais. Em seguida veio um jovem vigoroso, com os braços e o rosto pintados de vermelho, e disse ao português: “Estas me vendo? Sou aquele que matou muitos do teu povo e que vai te matar.” Depois de ter dito isso, ficou atrás do português e bateu-lhe na nuca de tal forma que o derrubou no chão e, quando ele estava caído, deu-lhe mais um golpe que o matou. Pegaram então um dente de coelho (provavelmente de capivara), começaram a retirar-lhe a pele e carregaram-no pela cabeça e pelos pés até as chamas da fogueira. Depois disso, esfregaram-no todo com as mãos de modo que o que restava de pele saiu e só restou a carne branca. Então cortaram-lhe a cabeça, deram-na ao jovem que o tinha matado e retiraram as vísceras e deram-nas às mulheres. Em seguida, o desmembraram pelas juntas: primeiro as mãos, depois os cotovelos e assim o corpo todo. Mandaram a cada casa um pedaço e começaram a dançar enquanto todas as mulheres preparavam uma enorme quantidade de vinho. No dia seguinte ferveram cada junta num caldeirão de água para que as mulheres e as crianças tomassem do caldo. Durante três dias nada fizeram a não ser dançar e beber dia e noite. Depois disso mataram outro da mesma maneira que lhes contei, e assim foram devorando todos menos eu.
Todos os portugueses, inimigos dos Tamoio, foram executados. Ele se salvou porque disse que era francês, um aliado.
Repare que o relato de Knivet contraria os relatos de Métraux: o suíço descreve os prisioneiros como sendo bem alimentos, recebendo uma esposa, bla bla bla, como no relato que você mesmo colocou. Repare também que o Knivet tornou-se fluente na língua dos tupinambás em apenas duas horas, já que entendeu o que o jovem viril lutador de capoeira falou antes de acertar os pontos vitais do português inocente. :kyo2:
Os relatos variam de viajante para viajante, e por isso que eu disse que são cheio de pontas soltas. O de maior credibilidade é o de Hans Staden por justamente ter descrito os rituais de acordo com a religião: ao comerem a carne de um inimigo de virtudes admiráveis, eles estariam absorvendo essas virtudes like a Cell. E provavelmente era isso o que acontecia: nos relatos de Knivet eles foram mortos sem nem mesmo demonstrarem alguma bravura, coisa que era feita nos relatos de Staden. Os inimigos, mesmo estando frente a frente à morte, debatiam-se nos relatos de Staden, o que era compreensível: não queriam envergonhas as aldeias de onde vieram. Enfim, isso não interfere em nada no massacre que ocorreu: uma tribo que supostamente praticava canibalismo, e foi extinta em pouco tempo após a "descoberta" não justifica nada.
Dante10 escreveu:
Mas as tribos indígenas eram sim culturalmente inferiores.
Não existem culturas inferiores ou superiores, apenas diferentes. As tribos indígenas tinham as suas próprias crenças religiosas, seus hábitos e costumes, a sua organização social e as suas línguas notavelmente diversas.
Dante10 escreveu:
Por isso foram ensinados.
Eles não foram ensinadas, foram massacrados. O que vimos não foi um ensino continental — foi um genocídio continental.
Dante10 escreveu:
Etnocentrismo não existe
:felizan:
Dante10 escreveu:
Se eu preferir uma cultura democrática a bárbara, serei etnocentrico?
Os índios eram bárbaros?
Vou escrever não :

Os portugueses, visando tomar as terras, matavam os nativos através de armas e doenças. Esse constante comportamento resultou na quantidade mínima de índios que temos hoje. Inclusive, tem uma citação do Knivet: "“Preferi colocar-me nas mãos da piedade bárbara dos selvagens devoradores de homens do que da crueldade sanguinária dos portugueses cristãos."
Os portugueses se aproveitaram de um povo majoritariamente ingênuo e com armamento nulo. :kyo2:
Agora vamos ver canibalismo em uma cultura superior:

1 - Deuteronômio 28,53: "Na angústia do assédio com que o teu inimigo te apertar, irás comer o fruto do teu ventre: a carne dos filhos e filhas que o Senhor teu Deus te houver dado".

2 - Lamentações 2, 20: "Vê, Senhor, e considera: a quem trataste assim? Irão as mulheres comer o seu fruto, os filhinhos que amimam? Acaso se matará no santuário do Senhor sacerdote e profeta?"

3 - Ezequiel 5,10: "Os pais devorarão os filhos no meio de ti, e os filhos devorarão os pais (ó Jerusalém!}".

4 - Jeremias 19,9: "Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas; eles se devorarão mutuamente na angustia e na necessidade com que os oprimem os seus inimigos e aqueles que atentam contra a sua vida".
Dante10 escreveu:
Devemos ser todos relativistas e dizer que a cultura nazista na verdade não era inferior a outras qualquer? NOM!!

O nazismo foi um movimento político e ideológico, não uma cultura. :?:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos