Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

+4
Mad Fantasy
Dante10
02snake
Ben Ikneg
8 participantes

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
Eu estaria destruindo a crença de uma criança ao contar isso para ela? Isso faria ela questionar sobre qualquer coisa que eu conte para ela?

________________________________________________

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
BenGenki escreveu:
Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

Ao meu ver, não...

BenGenki escreveu:
Eu estaria destruindo a crença de uma criança ao contar isso para ela?

Se ela "cresceu" com esta crença, sim...

BenGenki escreveu:
Isso faria ela questionar sobre qualquer coisa que eu conte para ela?

Dependendo da idade, sim. Mas é isso que dá começar a falar mentiras para as crianças e usar como desculpa (entre outras coisas) que isso faz parte da "magia da infância"...

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
É uma crença infantil. :?: Tá virando toddynho Ben? gdo

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
BenGenki escreveu:
Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?
Não, obviamente. :fem:

BenGenki escreveu:
Eu estaria destruindo a crença de uma criança ao contar isso para ela?
Logicamente que sim.

Isso faria ela questionar sobre qualquer coisa que eu conte para ela? escreveu:
Variando da criança e da idade, provável que sim.



descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
Religião não é o mesmo que crença. Uma crença pode existir em uma pessoa só, uma religião é algo que precisa ser mais organizado e geral entre grupos de pessoas. Além disso, acredito que em praticamente todos os casos está relacionada a deuses/divindades/seres superiores/criação do mundo. O Papai Noel não entraria em nenhum desses casos...

Agora vamos dizer que houvesse uma sociedade iniciada por crianças que acreditassem no Papai Noel, e elas acreditassem que Papai Noel criou o universo e te ajuda a conquistar tudo aquilo que você conquista, e se organizassem para adorar esse Papai Noel. Daí, sim, seria uma religião.

PS: Gostei bastante do vídeo do @Dante10. Realmente, ausência de evidência != Evidência de ausência.

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
Pode parecer mentira, mas eu nunca acreditei snif,snif kkkkkkkkkkk   :horak:

Primeiro que meus pais são "realistas" demais, e depois em casa não tem lareira e nem chaminé ( tipo por onde o Papai Noel ia entrar ?! kkkkkkkkkkkk ) :horak:

Se algum dia acreditei foi por causa daqueles filmes americanos.

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
O nome do Papai Noel é Santa Claus, ele é um santo, logo é uma religião.


Eu acreditei no Papai Noel até assistir Gremlins.

A minazinha lá falava que o pai dela havia sumido numa noite de Natal. A polícia realizou buscas, mas nada, daí dias depois, a mãe da garota notou que havia algo errado que não estava muito certo ao acender a lareira. Então a mãe da garotinha percebeu que seu marido tinha se fantasiado de Papai Noel foi entregar os presentes da maneira "natalina", mas ficou preso na chaminé e morreu. :didi:
Isso destruiu minha crença no Papai Noel, mas eu achei essa história engraçada ou como dizia o senhor Omar, trágica! kk Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? 1563956623

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
Natal é o nascimento de Jesus Cristo. Nada mais. gdo

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
Dante10 escreveu:
Natal é o nascimento de Jesus Cristo. Nada mais. gdo

:cerealguy2:

Quem disse? :diga:

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? Papai_10

Sim

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
Uchiha Wolf escreveu:
Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? Papai_10

Sim

Olha, imagem interessante... :think:

Pode nos explicar ela por favor? (Os detalhes...)

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
O nome do Papai Noel é Santa Claus, ele é um santo, logo é uma religião.

Isso porque ele foi baseado no São Nicolau:

"A ele foram atribuídos vários milagres, sendo daí proveniente sua popularidade em toda a Europa e sua designação como protetor dos marinheiros e comerciantes, santo casamenteiro e, principalmente, amigo das crianças. De São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, há um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir o que é autêntico e o que são lendas, que germinaram sobre este santo, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, chamado de Papai Noel" (Wikipedia)

Bom, mas mesmo que fôssemos ignorar o fato de ser apenas inspirado em um santo de uma religião, ainda não poderíamos dizer que a crença nele seria uma religião em si. Toda religião que já ouvi falar tem alguma forma de explicar o mundo por meio de algo que não possa ser explicado apenas pela ciência, além de se organizar em um sistema de símbolos e crenças. Se você acreditar que o Papai Noel criou o mundo e que ele ajuda você a ganhar as coisas quando você pede (sem entregar fisicamente), poderia ser uma religião (supondo que mais pessoas acreditassem no mesmo e que vocês se organizassem), caso contrário, é apenas uma crença.

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
O Papai Noel é uma extensão moderna do caçador celta do Norte, o qual usava vermelho e voava pelo ar num trenó puxado por renas — coletando as almas dos mortos.

descriptionAcreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? EmptyRe: Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião?

more_horiz
02snake escreveu:
Uchiha Wolf escreveu:
Acreditar em Papai Noel pode ser considerado uma religião? Papai_10

Sim

Olha, imagem interessante... :think:

Pode nos explicar ela por favor? (Os detalhes...)


Não vou explicar não , faz um pouco mais de esforço que você vai conseguir entender ...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos