Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

+8
Stark
Batman
Itachi Uchiha
Dante10
Shey
Sh1r0
Ander
Apollo
12 participantes

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio Empty13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Assisti 6 episódios da série e parei pois além de ser muito chata, me senti mal vendo ela, a série tem um clima pesado onde deixa uma garota sem saídas e romantiza o suicídio como uma opção.

Algum de voc~es assistiram? O que acharam?

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Concordo e não concordo.


Achei uma série boa, em questão de roteiro, personagens, trama, até atuação (se forçar um pouco), no geral, a serie é boa sim, pelo menos eu não achei fraca.

Mas nossa, que serie perigosa.

Enquanto é 10 colocar em pauta os assuntos que a série coloca (ex., bullying, saúde mental, abuso, etc) acho muito errado a maneira que 13 reasons why retrata o suício da Hannah e toda essa coisa. Nas entrevistas com o cast e a equipe, eles deixaram bem claro que queriam muito retratar o suícidio da maneira triste e devastadora que é, e eles até fizeram um trabalho bom nisso, mas só nisso mesmo.

Em momento algum eles mostram que existem outras alternativas, outras saídas, o protagonismo da Hannah querendo ou não romantiza a ideia do suícidio sim, e eu entendo, é um assunto MUITO complexo pra dar conta, e acho até impossível alguma série tão limitada como 13Reasons Why retratar as camadas e a complexidade triste do suícidio corretamente, mas por mim,se não for retratar isso bem, não se dê o trabalho de tentar retratar.

Combinando com isso, acho uma puta falta de irresponsabilidade/humanidade/bom senso (ou seja la como quiser chamar) os produtores fazerem uma serie como essa, tendo em vista esses problemas todos, pra um publico alvo teen. Um publico que, por natureza, é babaca e tira ideia errada de tudo (por causa da epoca instável que é a adolescencia).


O tanto de gente que eu ja vi tirando todo tipo de ideia errada dessa série é surpreendente, e pessoalmente não acho que a culpa seja toda da série, a culpa mesmo é da audiencia naturalmente babaca. Por isso que digo que 13 Reasons Why não é nem boa e nem ruim, é perigosa. Tão perigosa que chega a ser errado.

E não me venha com " ah mas a netflix ta fazendo 9999 campanhas contra suicídio e etc ", eles podem fazer a maior campanha contra suicídio da história, mas não vai amenizar ou deixar a serie menos errada e perigosa como ela é.
Pessoalmente to de saco cheio dessa febre e desse enaltecimento, semana passada perdi outro amigo pro suicídio, isso não é justificiavel e não é nem um pouco tão simples quanto a série retrata ser, e essa porra de netflix e essa porra de produtores deviam ter notado o quão errado é criar uma serie romantica sobre esse tipo de coisa para um publico adolescente babaca que nao tem cabeça nem pra saber quando devem assistir algo ou não

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Ander escreveu:
Concordo e não concordo.


Achei uma série boa, em questão de roteiro, personagens, trama, até atuação (se forçar um pouco), no geral, a serie é boa sim, pelo menos eu não achei fraca.

Mas nossa, que serie perigosa.

Enquanto é 10 colocar em pauta os assuntos que a série coloca (ex., bullying, saúde mental, abuso, etc) acho muito errado a maneira que 13 reasons why retrata o suício da Hannah e toda essa coisa. Nas entrevistas com o cast e a equipe, eles deixaram bem claro que queriam muito retratar o suícidio da maneira triste e devastadora que é, e eles até fizeram um trabalho bom nisso, mas só nisso mesmo.

Em momento algum eles mostram que existem outras alternativas, outras saídas, o protagonismo da Hannah querendo ou não romantiza a ideia do suícidio sim, e eu entendo, é um assunto MUITO complexo pra dar conta, e acho até impossível alguma série tão limitada como 13Reasons Why retratar as camadas e a complexidade triste do suícidio corretamente, mas por mim,se não for retratar isso bem, não se dê o trabalho de tentar retratar.

Combinando com isso, acho uma puta falta de irresponsabilidade/humanidade/bom senso (ou seja la como quiser chamar) os produtores fazerem uma serie como essa, tendo em vista esses problemas todos, pra um publico alvo teen. Um publico que, por natureza, é babaca e tira ideia errada de tudo (por causa da epoca instável que é a adolescencia).


O tanto de gente que eu ja vi tirando todo tipo de ideia errada dessa série é surpreendente, e pessoalmente não acho que a culpa seja toda da série, a culpa mesmo é da audiencia naturalmente babaca. Por isso que digo que 13 Reasons Why não é nem boa e nem ruim, é perigosa. Tão perigosa que chega a ser errado.

E não me venha com " ah mas a netflix ta fazendo 9999 campanhas contra suicídio e etc ", eles podem fazer a maior campanha contra suicídio da história, mas não vai amenizar ou deixar a serie menos errada e perigosa como ela é.
Pessoalmente to de saco cheio dessa febre e desse enaltecimento, semana passada perdi outro amigo pro suicídio, isso não é justificiavel e não é nem um pouco tão simples quanto a série retrata ser, e essa porra de netflix e essa porra de produtores deviam ter notado o quão errado é criar uma serie romantica sobre esse tipo de coisa para um publico adolescente babaca que nao tem cabeça nem pra saber quando devem assistir algo ou não


Concordo com tudo, tirando a parte do elenco(achei bem fraco).

E adiciono que o que deixa esse clima ainda pior, são os personagens, que lidam super de boa com a situação, como se a menina ter se matado não fosse nada.

Foi por isso que tive uma péssima sensação enquanto assistia os episódios.

A série vai contra as recomendações da OMS(tratar o suicídio como opção e romantização ao mesmo)

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Eu não achei o suicídio romantizado,isso é uma coisa real e acontece mesmo.Pessoas depressivas são doentes e colocam na cabeça que o suicídio é a única opção,pois não aguentam mais viver.

A Hannah foi uma menina covarde,só isso.

A série é perigosa?É sim como várias outras,e tem vários outros filmes e série muito mais pesadas.

Realmente não sei por que o espanto.

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Annynhah escreveu:
Eu não achei o suicídio romantizado,isso é uma coisa real e acontece mesmo.Pessoas depressivas são doentes e colocam na cabeça que o suicídio é a única opção,pois não aguentam mais viver.

A Hannah foi uma menina covarde,só isso.

A série é perigosa?É sim como várias outras,e tem vários outros filmes e série muito mais pesadas.

Realmente não sei por que o espanto.


@Annynhah

po, não é tipo questão de espanto, sabe?

Que bom que ce concorda que a série é perigosa, mas não concordo quando ce diz " tem vários outros filmes e série muito mais pesadas", não sei se foi a ideia usar como argumento, mas tipo

uh, não sei como colocar, mas basicamente, o nível de peso de outras séries não diminui o nível de peso dessa, e os erros e peso de outras séries também não apagam os erros e a falta de irresponsabilidade que citei na minha primeira respota, saca?

Não sei se me expressei bem, sorry se ficou confuso ;=;

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Ainda não vi a série completamente, vi algo bem superficial, mas quem sabe uma segunda temporada não retrate agora o lado das saídas que o sucídio dela poderiam ter? Seria ao menos uma forma de tentar indireitar mesmo essa "romantização" de um tema delicado, letal e perigoso.

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Quando se tem depressão qualquer coisa pode se tornar um gatilho. Quem nunca foi depressivo não consegue entender porque um depressivo se mata. O problema é que quando não se tem mais saída (é o que a pessoa pensa), ela começa a se refugiar, ela começa a se distanciar de tudo e de todos e as vezes uma coisa que a pessoa detestava pode se tornar o seu maior passa tempo, simplesmente por que é basicamente como se essa pessoa estivesse literalmente com a mente vazia. Um depressivo costuma sentir grande angustia, medo, tristeza e dor (não física), ele sofre muito sem saber exatamente tudo o que está sentindo. Uma palavra amiga pode impedir uma morte, a morte de um grande ídolo pode significar um motivo para morrer também. As vezes, tudo o que falta para um depressivo se matar é um "gatilho", um evento, um fato, que o faça perder completamente a cabeça, não perder a cabeça no sentido de enlouquecer, mas no sentido de, "pra o que viver? Por que não acabo com isso agora como a Hannah fez?", sim é fácil para um depressivo com tendencias suicidas pensar e fazer isso. Por isso vejo 13 Reasons Why como um potencial "gatilho" ao suicídio sim. A proposito, nunca fui depressivo, mas viver um período da minha vida sob tendencias depressivas me fez refletir um pouco sobre tudo o que eu sentia, e o que eu sentia, não chegava nem perto do que um suicida está sentindo.

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Depressão é viadagem.
Suicídio é coisa de fracos e ateus.
E essa série deve ser uma bosta.

Dois dos três tenho certeza, mas do último... Ainda tenho de assistir.

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Eu pelo menos senti agonia e raiva por tudo que a personagem principal passou. Alertou sobre como as atitudes individuais podem fazer diferença. Alerta a que tenham consciência do que fazem ou falam às pessoas. Para isso, a série fez um grande serviço. Assim como excelentes atuações.

Levantar a questão do suicídio, da forma que a série faz, só ressalva o acontecido do penúltimo/último episódio; Alex Standall. Afinal, a série aguça a "romantização" ou reforça o fato de que a pessoa que suicidou-se estava sofrendo?

A série é um fascínio, abundância para o imaginário de formas dum ato. É de fato, pois é um filme. É um final como de "a justiça fora feita". Forma opiniões positiva ou negativamente, mas ainda assim, trata-se apenas de ficção.

A série poderia ter sido de duas maneiras; tratar superficial ou profundamente. Ainda assim não é uma série de cenas pesadas, salvo os episódios com avisos claros iniciais. Não há como culpabilizar a série, se ela não desrespeitou o âmago. Em todo momento a série destaca uma porrada de consequências.

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Porém tendo em vista que os personagens não apresentaram sintomas de depressão, a série fez uma linha tênue entre problemas pessoais e suicídio.

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Dante10 escreveu:
Depressão é viadagem.
Suicídio é coisa de fracos e ateus.


Você está realmente falando sério? Você realmente acha essas coisas?

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Agora independente da série ser bosta ou não galera, trouxe algo bacana:

A procura de ajuda em caso de pessoas que pensam em cometer o suicídio, aumentou. Isso é muito bom.

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Sh1r0 escreveu:
Agora independente da série ser bosta ou não galera, trouxe algo bacana:

A procura de ajuda em caso de pessoas que pensam em cometer o suicídio, aumentou. Isso é muito bom.


Não creio neste dado. Estatísticas podem ser fraudadas para fins de marketing.

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Você está realmente falando sério? Você realmente acha essas coisas?

Acho. 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio 160700883  Discorda?

description13 Reasons Why - Romantização ao suicídio EmptyRe: 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio

more_horiz
Dante10 escreveu:
Você está realmente falando sério? Você realmente acha essas coisas?

Acho. 13 Reasons Why - Romantização ao suicídio 160700883  Discorda?


Claro que discordo. Dizer que depressão é viadagem e suicídio coisa de fracos é ser muito ignorante (sem ofensas). Depressão é um problema sério que pode acometer qualquer um e vai muito além de mera "viadagem", você não está depressivo por que quer, ou para fazer cena pros outros, diversos fatos na vida de uma pessoa pode torna-la depressiva, e comentários como este pode tornar a situação ainda pior. Quanto a suicídio, não é porque você é religioso que o ato seja impossível sabia? As pessoas reagem de formas diferentes a diferentes situações meu amigo, eu vivi um quadro de "quase depressão" e digo a você, não se matar estando depressivo é ser muito "macho" (não queria utilizar este termo por achar bastante inadequado mas o que você falou me levou a isto).
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos