Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

+4
Klauss
Dante Sparda
Dante10
Jinzou
8 participantes

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa Empty[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Eu iria esperar a minha sugestão das entrevistas ser findada, mas além de ela já estar praticamente aprovada, não dá para esperar mais, mediante a ações recentes. Nós temos um problema atualmente que é a ofensa gratuita. Isso de certa forma parece solucionado pelas regras atuais, em tal citação parcial:

Ofensa direta e indireta :
→ Não faça ofensas diretas à outros membros:

- Provocações e alfinetadas em uma discussão não são consideradas ofensas diretas, ainda que sejam desrespeitosas na sua visão. O fórum é uma comunidade, e nem por isso todos são obrigados a gostar de todos. Se um membro disse algo que te desagradou, é um problema seu com ele.

- Qualquer coisa que passe dos limites ou toque o pessoal, é considerado ofensa direta. Você, embora não seja obrigado a se conter ou ser educado na hora de lidar com uma opinião que você muito reprova, não tem direito de ofender a família, raça, emprego, formação, nem integridade de outro membro. Xingamentos não serão tolerados. É só não passar dos limites. Uma coisa é você dizer que a pessoa se porta de uma maneira cega ou ignorante, ou até que tem uma opinião estúpida ao seu ver. Outra coisa é você dizer que a pessoa é um lixo ou fazer um post xingando ela. Conheça os limites, este tipo de coisa não é saudável. Não desça o nível.


- Essa regra só será aplicada à membros que se ofenderem. Se um amigo (ou não) xinga o outro, e o outro não se ofende, não vemos motivos para intervir. É necessário que post seja denunciado para que seja analisado nesse sentido. Posts que não forem denunciados, não estarão suscetíveis à punições por ofensa direta.


É por isso que o título do tópico poderia ser outro. O título poderia ser: "Atenção da Staff com relação às regras vigentes para ação de seu cumprimento". Do que eu estou falando? Estou falando que o conceito entre "ofensa direta" e "ofensa indireta" é separado por uma linha muito tênue, linha esta que moderadores não possuem o necessário para ver, tanto que não veem! Como tenho conversado com alguns deles no chat, e até com administradores, a maioria não sabe quando aplicar isto! Ora pois, se eu que já fui administrador geral do Fórum, já liderei a Staff, escrevi as regras que vinham antes dessa e apliquei por anos não consigo, como culpá-los? Não o faço, porque o problema não são estes staffers, e sim as regras do trecho citado.

Uma prova disso é que um usuário pode vir e me chamar de esquizofrênico, como o fizeram recentemente. Ora pois, como colocar isso como ofensa direta? Seria necessário relativizar e explicar muita coisa, coisa que quem tem bom senso não o faria, e portanto, não entenderia apenas com uma simples explicação. Afinal, ser chamado de doente mental é ou não é uma ofensa direta? Independentemente de você saber a resposta ou não, se a Staff atual sabe, a sua grande maioria não tem segurança para agir em relação a isso! Prova disso é não só o meu caso, onde fui de fato chamado de doente mental, como este tópico criado pelo @Dante10: www.forumnsanimes.com/t66079-transtorno-de-personalidade-histrionica?nid=1880#1241594. Então me digam, isso é ofensivo apenas do meu ponto de vista, como insinua que pode ser uma opção as regras gerais? Sabemos que não, para começar, quem ofende já considera aquilo ofensivo, ou usaria uma ofensa maior. Se a intenção da pessoa é ofender, é óbvio que ela mesma considera aquilo ofensivo.

Muito se fala sobre o fórum ter mais liberdade. Eu conversei por telefone com o @Lobão Negro, como o fazemos de vez em quando, e eu disse que a liberdade de flood poderia se tornar algo bom, afinal poderia vir a ser controlada pelos próprios membros que quiserem enriquecer as discussões sem que se perca a liberdade de postar coisas banais. Mas, liberdade de ofensa? Quem lê as regras gerais até crê que o Fórum está a controlar bem, mas na prática está sendo outra coisa completamente diferente. Eu, por exemplo, apesar de ficar chateado em outros sentidos, não me sinto diretamente ofendido por quem faz brincadeiras com autismo, ou usa para xingar mesmo. No mesmo tópico eu tive de ler a seguinte citação: "Vai que o cara é autista também". Ora pois, apesar de parecer bem normal, eu sou neurologicamente autista. Não posso me sentir ofendido diretamente também então? É enrijecer demais querer que as regras punam a ofensa doente mental, por exemplo? Afinal, este é o argumento preferido de quem quer porque quer a liberdade de ofender os outros. Querem ofender sim, e se alguém ameaçar cortar este "privilégio", dizem que é enrijecer demais as regras.

Então vamos a algumas considerações sucintas: 

→ Troca de farpas e provocações é algo, ofensas são outra coisa;
→ Ofensas indiretas são relativas. Eu posso dizer que fãs do Sasuke são imbecis, o que não é uma ofensa nada direta e "tolerável" até, ninguém fica triste por ser chamado de imbecil, burro, idiota, etc., mas eu também posso usar como ofensa indireta termos de doentes mentais;
→ Só punir quando o user sinalizar o post é um absurdo! Os próprios Staffers com quem conversei reclamam de precisarem de aval para tudo, precisam de aval para punir alguém que ofendeu outro membro, precisam de aval para bloquear ou mandar para lixeira, etc;

Há muito tempo, há praticamente dois anos atrás, o @Lobão Negro me disse algo muito importante, sendo uma das lições que jamais esquecerei: as regras são uma ferramenta da Staff, não o contrário! Mas poxa vida, não está sendo justamente o contrário? Staffers sendo escravos das regras? Obviamente não são todos, mas eu acredito, pelo que andei lendo, que é a maioria. Por favor me corrijam se eu estiver errado. Qual a necessidade ou sentido de "equipe" se não for para tomar decisões em conjunto? Se for para seguir um manual de "pode-não pode", 1/4 da Staff atual seria suficiente para gerir o Fórum atualmente.

Anteontem entrou no chat alguns membros antigos. Já ontem, vi o chat cheio, cheio de staffers! As regras antigas poderiam estar rígidas, mas estas liberaram demais, é preciso ir regulando agora, como eu disse para o Pedro (Lobão) por telefone. Com essas regras atuais, não teremos mais um @Garcia, não teremos um @Saeker, não teremos um @Senjuo (eu tenho o contato dele e garanto que ele discorda das regras atuais), considerado por muitos o melhor argumentador da história do NS, não teríamos um Lobão Negro com a história de hoje, e vários outros membros. Eu mesmo, @Kakau, se fosse na época que entrei para a sub moderação, me daria ao trabalho de me destacar como fiz para poder entrar para a Staff? Mas nunca, lhes garanto. As regras antigas não estavam perfeitas, tampouco estas estão. Permitam a liberdade de flood, mas liberdade de ofensa com sinalização obrigatória é o cúmulo. Deem autoridade e autonomia para os seus Staffers

@Kakau, mas o que sugere que façamos, caso concordemos em mudar esta parte das regras? Eu sugiro que mantenham a parte da amizade, ou seja, amigos podem se ofender o quanto queiram, e diferenciem insultos e provocações a ofensas! Podem permitir palavras como "idiota", "imbecil", "burro", se quiserem tanto assim. Mas que não passe disso. Inclusive, como ML eu tenho acesso à área da Staff e as especificações eu posso ajudá-los a formular lá mesmo, se não quiserem fazê-las aqui.

É isso, espero opiniões. Deixando bem claro que tomarei tempo para responder absolutamente todos que eu achar necessário.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
É uma questão bem delicada mesmo quando falamos de distinção de uma ofensa direta e indireta. Há certas ofensas que de tão comuns no ambiente virtual, nem sequer ofendem mais: "burro, idiota, estúpido, etc".

No entanto, é claro que também existem ofensas que incomodam/"machucam" os outros, principalmente quando falamos de ofensas específicas (relacionadas a características físicas, de comportamento, religião e outras)

Acho divertido ver Dante botando o circo para pegar fogo :vish:, mas se os citados por ele foram ofendidos, assim como ele teve o direito de ofender, os citados possuem o direito de se sentirem ofendidos. E esse tipo de coisa não é legal pessoal, tanto quando falamos de acordo com as leis como quando falamos de ideologias para uma boa comunidade.

Então acho que o que você falou é uma boa solução. Não ter um sistema tão rigído ao mesmo tempo que não possuir um sistema que fornece tanta liberdade. Se o membro ficou ofendido contra uma ofensa que toca o pessoal, não vejo o porque de as medidas necessárias serem feitas.

Dante, mas pode ficar tranquilo, me marca aí em um tópico sobre religião se quiser me ofender
Patrick pira

Falando em lobão, podem soltar a redução moçada:
https://imgur.com/TAa7RwY

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Isso tudo só para poder me punir kakau? [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa 160700883
  Mas eu concordo,desde que as punições sejam executadas por ofensas feitas depois da nova regra ser aceita. E o tópico lá feito foi patrocinado por um outro membro(como se pode ver no final do tópico).

Voto sim! :D

Última edição por Dante10 em Qua 05 Abr 2017, 15:18, editado 1 vez(es)

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Nem vou me prolongar aqui

Acho uma boa idéia é voto SIM

Xingamentos e ofensas graves e gratuitas não agregam em nada aqui no Fórum, e vem ocorrendo com certa frequência, acho que esse ajuste nas regras que torne a ofensa suscetível de punição mas que não seja exagerada é o que o Fórum precisa no momento

Como eu disse, voto sim Rei do Camarote

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
@Kakau, meu querido. Eu cheguei a criar um tópico, pois fiquei muito preocupado com essa tal "liberdade" e consequências desta abertura.

Até onde eu sei, ofensa é ofensa. Ponto. Uma coisa é liberar uma menor rigidez nos posts, deixando de lado a regra flood. Ok. Realmente, não se pode pedir qualidades de postagens em um fórum onde o carro chefe acabou fazem 2 anos. Porém, uma coisa é o flood, a outra, são ofensas.

Quando eu voltei, o primeiro tópico que li, vi um usuário te xingando, Kakau. Achei um grande absurdo. Fiquei aguardando alguém, ao menos, advertí-lo e absolutamente nada aconteceu. Tive que fazer um comentário no tópico sobre o assunto e deixar um pedido para a staff para verificar sobre o ocorrido. Mesmo assim, o rapaz (ou moça), só foi punido, no caso banido, porque descobriu-se que era um fake. Se a regra tivesse sido aplicada, outras ofensas deste membro poderiam ter sido evitadas.

Quanto à sua proposta, nada mais a acrescentar. Eu vejo hoje os Mods e Subs com as mãos atadas. Somente posts ofensivos sinalizados serão considerados ofensas? Hein? Isso é um grande absurdo. Claro que ser staffer não significa, exclusivamente, bloquear tópicos e reduzir. Mas, faz parte da rotina do staffer. Tirar-lhes este direito deixa a função meio sem sentido.

Como eu disse acima, ofensa é ofensa. E esta, para que consigamos manter um ambiente sadio, deve ser sempre combatida. Concordo em número, gênero e grau contigo neste post, @Kakau.

@Edit:

Segue abaixo uma pequena parte das Regras da Forumeiros, onde estamos hospedados:

Tópicos ou mensagens que seja contrária à ordem pública e à boa moral ou mesmo se o conteúdo é chocante não são permitidos.
Tópicos ou mensagens que seja material abusivo, difamatório, racista, xenófobo, pornográfico, sexual, pedófilo ou de práticas ilegais e até mesmo prejudicial à honra e reputação de outros.
Tópicos ou mensagens que tenha ofensas verbais, entendidas como vocabulário de baixo calão que possam ser ofensivas e discriminatórias, polêmicas ou abusivas contra a personalidade, não são permitidos.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
É bom ver que as opiniões são a favor. @Dante10, minhas razões não são pessoais, não são contra sua pessoa. É apenas algo que eu não acho que deveria acontecer mais, porque não é nem um pouco saudável. Creio que liberdade de postagem inclua você postar sem receios também, apenas isso. 

Mas ainda espero opiniões de Staffers aqui.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Quando foi proposto e liberado o flood eu pensei.. poxa vai ser legal diminuir a rigidez mais acabou que liberando a liberdade de ofensa, liberdade essa que a própria forumeiros proíbe... tivemos vários casos aqui por causa dessa liberdade que vem afastando colegas que acabaram desanimando novamente. Também alertei sobre isso e não foi de hoje não, mais parece que nada mudou. Apoio totalmente as essas mudanças é tenho certeza que a maioria descontente também aprova.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Sua sugestão será levada a área interna para a staff discutir sobre o assunto, dento de 48 Horas  (O tempo pode ser prolongado, se necessário.) daremos a resposta.
Precisamos das opiniões dos membros também, portanto o tópico ficará aberto.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Kakau,

vim aqui lhe informar que sua sugestão foi aceita de certa forma mas nem tudo será considerado, logo menos estaremos reformulando a regra em questão (ofensa).

Obrigado pela sugestão.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
→ Só punir quando o user sinalizar o post é um absurdo!


Não concordo em nada com o trecho.

Hoje o user vacobs me chamou de "marica",  qualquer um pode interpretar como "olha, ele o chamou de um homem fraco, sem valor".

Mas eu nem liguei. é uma questão particular, a staff não deve se meter caso não seja necessário.

Porém, não entendi muito se você estava se referindo ao flood ou ofensa.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Apollo escreveu:
→ Só punir quando o user sinalizar o post é um absurdo!


Não concordo em nada com o trecho.

Hoje o user vacobs me chamou de "marica",  qualquer um pode interpretar como "olha, ele o chamou de um homem fraco, sem valor".

Mas eu nem liguei. é uma questão particular, a staff não deve se meter caso não seja necessário.

Porém, não entendi muito se você estava se referindo ao flood ou ofensa.


Apollo, ele estava falando de "sinalizar" com aquele botão de alerta :doge:
Que fica do lado da citação.

:deus:

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
MatheusVIXX escreveu:
Apollo escreveu:
→ Só punir quando o user sinalizar o post é um absurdo!


Não concordo em nada com o trecho.

Hoje o user vacobs me chamou de "marica",  qualquer um pode interpretar como "olha, ele o chamou de um homem fraco, sem valor".

Mas eu nem liguei. é uma questão particular, a staff não deve se meter caso não seja necessário.

Porém, não entendi muito se você estava se referindo ao flood ou ofensa.


Apollo, ele estava falando de "sinalizar" com aquele botão de alerta :doge:
Que fica do lado da citação.

:deus:


E não é disso que estou falando? :sasaki:

Mas em qualquer caso eu fiz uma recolocação no final do post pois não entendi ao que realmente ele se referiu.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Apollo escreveu:
MatheusVIXX escreveu:
Apollo escreveu:
→ Só punir quando o user sinalizar o post é um absurdo!


Não concordo em nada com o trecho.

Hoje o user vacobs me chamou de "marica",  qualquer um pode interpretar como "olha, ele o chamou de um homem fraco, sem valor".

Mas eu nem liguei. é uma questão particular, a staff não deve se meter caso não seja necessário.

Porém, não entendi muito se você estava se referindo ao flood ou ofensa.


Apollo, ele estava falando de "sinalizar" com aquele botão de alerta :doge:
Que fica do lado da citação.

:deus:


E não é disso que estou falando? :sasaki:


Pensei que você estava se referindo ao relatar via PM para um Staffer o post da pessoa.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Concordo totalmente com o tópico. Rei do Camarote Já aconteceu uma vez isso comigo, foi meio que um flodd mais ofensa, criei o tópico "Ameno ou Limbo" para saber qual é melhor, daí segundos depois uma resposta "Sua mãe", reclamei no chatbox, mas nada foi feito. Enfim, foi uma ofensa até que baixa, nada mt exagerado, mas por um bom senso de ter sido uma resposta somente com uma ofensa inútil para o tópico, um moderador deveria poder excluir tal mensagem do tópico.

description[Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa EmptyRe: [Sugestão] Modificação na liberdade à ofensa

more_horiz
Realmente esse lance de ter que sinalizar a ofensa é foda (no mal sentido), atualmente acho que a Staff está bem frouxa no que diz respeito às ofensas. Não quero desmerecer ninguém da Staff, já fizeram um ótimo trabalho mudando a regra de Flood, e também estão fazendo um ótimo trabalho nos eventos, realmente estão de parabéns, só que ainda há coisas a serem mudadas e toda boa mudança é bem vinda.


Um tempo atrás, acho que foi no chatbox, um membro, conhecido pela sua zoeira em excesso, chamou uma guria de Feminazi, e este tomou uma redução, justo, pois foi uma ofensa.

Bastante tempo depois, um outro membro (eu), que até então não tinha tomado nenhuma redução, chamou um user de rato imundo devido à um problema entre eles, e este levou uma redução sem ao menos terem sinalizado o post, foi merecido, afinal também é uma ofensa.

Recentemente, um membro, que levou um ban do fórum devido à ofensas constantes, criou uma conta fake, este mesmo membro, após ser descoberto, foi readmitido, por um motivo que eu não sei, e após este ocorrido ele postou a seguinte mensagem: https://www.forumnsanimes.com/t54554p860-o-que-acha-de-mim#1241910
Uma ofensa completamente de graça e bem mais pesada que feminazi e rato imundo, e ele não recebeu sequer uma advertência, ressaltando que esse é um reincidente.

Três exemplos de ofensas diretas, um mais antigo, outro intermediário e outro recente, nesse terceiro caso podemos ver o completo descaso da Staff, inclusive gostaria que alguém da Staff me explicasse o porque disso, e por favor, não usem a desculpa de que o post não foi sinalizado, afinal, no segundo caso também não foi, e que eu saiba, as regras de ofensa continuam as mesmas. Aguardo resposta.

Não me entendam errado, não quero causar intriga, no início dessa mensagem eu disse que a Staff está frouxa na punição por ofensa, só estou mostrando isso, não gosto de digitar nada que eu não possa provar.


Vocês da Staff não estão aqui para educar ninguém, educação se aprende em casa, se não aprenderam lá, não vai ser em um fórum que vão aprender, então se virem uma ofensa, façam o que estão aí pra fazer, reduzam. "Ah mas vão ficar com raiva de mim...", problema é teu, isso são ossos do ofício, se não quer, passe a bola para outro e pare de atrasar quem quer fazer algo.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos