Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionJogos Mortais; JigSaw estava correto? EmptyJogos Mortais; JigSaw estava correto?

more_horiz
JigSaw escreveu:
O conhecimento da morte muda tudo. Se eu te dissesse a data exata da sua morte, isso faria o seu mundo desabar completamente. Eu sei disso. Imagine como é alguém fazer você esperar pra dizer que está morrendo. Que seu tempo está se esgotando. Em um segundo seu mundo desaba. Passa enxergar de outro modo. Você saboreia tudo, nem que seja um copo d'água, um passeio no parque. Mas a maioria das pessoas não sabe quando seu tempo vai se esgotar. A ironia é que isso as impede de aproveitar o máximo a vida. Continuam tomando água, mas não conseguem de fato aproveitar.


Estou assistindo aos filmes de Jogos Mortais, e estou fascinado com os filmes (com a história, não o sangue). Ainda estou no terceiro filme, peço para não darem spoilers.. Mas a questão não é essa.
As pessoas vivem suas vidas de maneira supérflua.. Então, JigSaw dá as suas vítimas duas opções; morrer, ou de maneira dolorosa conseguir sobreviver; e a partir daí darem mais valor a vida.
Os meios justificam os fins? Apenas em situações extremas que as pessoas reavaliam o quanto tem aproveitado suas vidas. JigSaw faz suas vítimas perceberem isso. Então, de uma maneira pesada o filme nos faz perceber isso, podemos considerar que isso tem mesmo um sentido? Podemos considerar isso algo filosófico?

Obs; não falo especificamente do JigSaw, afinal ele é meio psicopata mesmo "Aqueles que não apreciam a vida, não merecem viver", e sim a lição de moral do filme.

descriptionJogos Mortais; JigSaw estava correto? EmptyRe: Jogos Mortais; JigSaw estava correto?

more_horiz
A filosofia de John Kramer, a meu ver, passa por três condições:

Uma delas é a importância do perdão. Você tem que perdoar os outros, e você tem que perdoar a si mesmo;

A segunda é a importância do sofrimento. Ninguém passa pela vida sem encarar momentos de sofrência;

A terceira importância é a de ter suas prioridades em linha reta: seja você mesmo e proteja o que é importante.


Note que todos esses princípios são bastante semelhantes aos defendidos por muitas tradições religiosas. Poderia ser melhor dizer que a religião de SAW não é um "novo" caminho, mas, sim, um lembrete da finalidade da alegria e da vida significativa escrita em execuções oxidadas e sangrentas.

Então, o código do John Kramer fica muito interessante quando a Amanda Young entra em cena. SPOILER ALERT:

Amanda foi uma das primeiras pessoas a superar as estratagemas e sobreviver a um dos jogos do psicopata. Ela estava traumatizada, mas, em vez de ajudar a polícia a localizar seu captor, ela disse a eles — "Ele me ajudou."

Pense: ele realmente ajudou ela? Vivemos em um mundo onde as pessoas que estão no topo reprimem as que estão abaixo. Nós vivemos em uma selva, um território onde é dente por dente, dignidade, direitos, empregos, respeito, recursos limitados — e qualquer pessoa racional que foi sequestrada e torturada, naturalmente, desejaria a prisão de seu algoz.

É exatamente por isso que as forças policiais tiveram tantos problemas para deter John Kramer e seus vários discípulos: eles não podiam sair de seu paradigma e entender a nova maneira de pensar iniciada pelo antagonista. Eles eram semelhantes aos romanos lidando com Cristo, como quando Pôncio Pilatos disse: "O que é a verdade?" (— com a implicação de que não há uma verdade absoluta, apenas leis terrenas) e depois lavou as mãos de todo o caso. Amanda Young era uma viciada em heroína que tinha que fazer muita sujeira repreensível para alimentar seu hábito; é um fato que a terrível provação que ela suportou despertou-a até o fato de que ela encontrou-se vivendo uma vida horrível (— ou "ignorando o dom da vida", como John Kramer costumava dizer), chafurdando em desespero, culpando os outros, culpando a si mesma, culpando qualquer coisa — em vez de apenas tentar superar e viver a sua vida. O mundo moderno nunca deu a Amanda as ferramentas para viver nada além de uma vida sem sentido de sofrimento sem fim, e a polícia e suas leis certamente não iriam adicionar propósito à sua vida; só John Kramer poderia oferecer uma maneira significa de viver — uma vida com um propósito.

Não há como justificar as coisas que as pessoas foram forçadas a fazer. As armadilhas eram sempre muito elaboradas e maliciosas para serem vistas como formas de ajudar as pessoas, na verdade, muitas vezes, colocavam as pessoas em uma batalha de sobrevivência onde somente uma sairia viva — boa parte delas não tinham esperança de sobrevivência, e os motivos eram triviais per se.


É algo para se refletir. o/

descriptionJogos Mortais; JigSaw estava correto? EmptyRe: Jogos Mortais; JigSaw estava correto?

more_horiz
Obrigado por comentar @Nyarlathotep. Ainda estou no terceiro filme, não tenho tanta propriedade para falar ainda.. mas dos 3/7 que vi, estou maravilhado.

Tenho que concordar com essas três condições de filosofia. Essa filosofia também me lembrou algumas religiões, o que me leva a pensar.. John tinha outra forma de fazer as pessoas perceberem isso..
Não acho que ele salvou Amanda, no seu fim vimos como estava desequilibrada, ele até mesmo lhe deu um último teste.. Mas com certeza algum propósito na vida ela ganhou.. Ela dizer que foi salva só confirmou para ele "sua teoria sanguinária". Então, tenho que admitir que o câncer e o que aconteceu com John e o que foi uma ótima justificativa para as suas ações sanguinárias.
Excluindo esse lado sanguinário, considero essa filosofia e o personagem em si muito interessantes, e estou mesmo esse lembrete a mim.
Qual a cura do câncer? A Cura para a morte? A resposta é a imortalidade. Criando um legado, vivendo uma vida digna de ser lembrada, você se torna imortal.
Essa frase da Amanda também me faz refletir bastante. Digo que o filme é pesado, mas não pelo sangue.. e sim pela mensagem que ele passa..
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos