Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionQual o seu TOC? EmptyQual o seu TOC?

more_horiz
Boa noite, antes dos senhores lerem meu tópico, tenham noção do significado do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)

TOC é um quadro psiquiátrico caracterizada pelas obsessões ou idéias obsessivas, e os atos compulsivos. As obsessões são os pensamentos involuntários que causam ansiedade ao indivíduo, que o leva a realizar compulsões que são os atos físicos com a intenção de afastar "ameaças" (exemplo: mania de limpeza, verificar a boca do fogão acesa), prevenir possíveis falhas ou aliviar um desconforto físico ou mental (exemplo: quando temos a impressão que esquecemos a chave de casa e reviramos a bolsa mil vezes por dia). Os indivíduos que possuem TOC evitam o contato com banheiros públicos, objetos que outras pessoas tocam (dinheiro, telefone, maçaneta, comida, copos, talheres), ou até mesmo pessoas para evitar as ideias obsessivas que surgem a mente. O TOC  tende a ser frequente, com sintomas mais leves e abrangentes, ao longo do tempo pode diminuir ou aumentar.

Enfim, possuem? Se sim, qual? Se não, apenas comente sobre o assunto ou aborde acontecimentos de conhecidos que tenham.

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Eu nunca fui ao médico para um diagnóstico certo, mas tenho algumas compulsões que podem ser caracterizadas como TOC.

- Costumo verificar várias vezes seguidas se as portas e janelas de casa estão devidamente trancadas. Mesmo sabendo que estão.
- Quando arrumo minha bolsa, tenho a mania de verificar se meu celular, as chave, o dinheiro e outros itens estão lá. Também faço isso de forma repetida.
- Mania de checar se minhas roupas foram colocadas corretamente (zíper da calça fechado, botões da blusa abotoados, etc)
- Mania de colocar os objetos posicionados de maneira correta. Eu costumo ajeitar até que fiquem da maneira que me satisfaça.
- Mania de olhar várias vezes se meu par de chinelos está certinho perto da minha cama (me incomoda a ideia de não estarem)
- Também tenho a mania de verificar se fiz as coisas como deveria ter feito, por exemplo: Ativar o alarme do celular, roupas guardadas no lugar certo, checar o forno aceso, etc.
- Algumas manias com limpeza: Lavar as mãos (algo leve), não compartilhar copos.

Algumas coisinhas estranhas que faço. Não é algo que pare minha vida (menos mal), porém, algumas são realizadas com mais frequência do que outras. Devo ter mais, por hora, me lembrei dessas.

:deus:

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Eu não tenho nada específico, minha ansiedade atinge em praticamente tudo. Eu sempre soube que era obsessivo compulsivo, mas só tive comprovação neurológica aos 17 anos. Isso afeta em absolutamente tudo no meu modo de agir, sou extremamente detalhista, perfeccionista, cismado, inquieto mentalmente, etc.

A exemplo, quando estou inquieto além do limite, eu verifico as mesmas coisas antes de dormir. Eu me levantou, vou ao espelho do banheiro, volto, vejo a roupa do outro dia, vejo se o despertador está ativado mesmo, verifico a porta, etc. Se eu estiver em um momento assim e ver uma pilha dos meus livros, e um deles estiver minimamente fora, me incomoda a ponto de eu ter de arrumar, assim como coisas como objetos diversos, tapetes, etc. Como se não bastasse, há a inquietação mental também, eu repasso todas as minhas obrigações pela cabeça, verifico se esqueci de "agendar" algo mentalmente, e coisas do tipo. Por causa dessa inquietação é que possuo uma enorme dificuldade em dormir. Como diria um certo personagem, "não posso simplesmente desligar minha mente".

Normalmente eu procuro manter a calma durante todo o dia, mas se acontece de eu ficar ansioso com algo, posso andar de um lado para o outro repetidamente, esse tipo de coisa. Normalmente, estar cansado ajuda a não ter a mente tão alerta, motivo por qual a academia me ajuda muito. Já, se eu faltar na academia alguns dias seguidos e me desconectar de uma rotina mais apertada, eu provavelmente nem dormirei na próxima noite.

Enfim, é isto. Detalhista, perfeccionista, inquietação com coisas abstratas como tarefas que farei outro dia, etc.

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Compreendo @Samanta e @Kakau. Temos muitas coisas em comum.

Meu TOC é grave, e em alguns momentos ele torna-se mais abrangente e outros mais leves. Tenho acompanhamento com psicanálise e psiquiatra, por ser obsessiva e compulsiva.

Meu cotidiano é super corrido, e como o @Kakau mesmo disse, também sou o tipo de pessoa que fica repassando a mente tudo que irei fazer, e até contando meu tempo de intervalo. As vezes estudo de manhã e à tarde, ou apenas de manhã, quando não estou estudando, estou à academia, ou no fórum, ou na casa do namorado, ou estudando, uma loucura! Mas, sempre sempre fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Eu gosto dessa rotina louca, e por isso não gosto de domingos ou feriados, obviamente, gosto das férias, MAS quando estou viajando ou fazendo algo agradável.

Em tudo que faço sou altamente obcecada por perfeição, tudo tem um inicio, meio e fim. Na universidade, gosto de estar a frente de todos os trabalhos em grupo, mesmo não sendo necessário, o grupo pode ser de oito pessoas, mas sempre estarei escolhendo, procurando os melhores assuntos para serem expostos. Gosto de ser ajudada, mas prefiro que as coisas sejam do meu modo. Motivo? Tenho confiança no que faço, pois batalho em tudo que faço, sou muito esforçada. Dificilmente tenho confiança cega em alguém, ao ponto de dizer: "Pode fazer o trabalho para mim". Por mais que eu confie no trabalho de um colega ou amigo, sempre estarei de olho e/ou revisando tudo. Não faço isso para ter créditos, mas sim com as melhores intenções. Tanto que já ajudei inúmeros colegas em trabalhos individuais, e nunca precisei ser exaltada ou expor que fiz isso ou aquilo, para me sentir superior a eles. Gosto de ajudar, simples. E, isso é importante na minha profissão.

No dia a dia, tenho episódios compulsivos. Verifico a minha bolsa, o meu armário, inúmeras vezes ao dia, a minha psicanálise me obrigou a contar quantas vezes faço essa verificação em um dia e depois uma semana. Resultado? Em um dia verifiquei a minha bolsa quinze vezes, quando me dei conta que estava sendo exagerada, coloquei uma meta de verificar uma vez por turno (quando estou fora de casa), e realmente ajuda bastante, mas depois esqueci e voltei com a compulsão.

Também, tenho toc por sujeira, não gosto de dividir copos, talheres, comida, ou qualquer coisa que eu coma. Quando me pedem um pedaço, prefiro comer o tanto que desejo e entregar o que sobrar, às vezes isso se torna até um pouco chato, já fui chamada de fresca e patricinha por essas atitudes egoístas, mas é algo particular. Tento ao máximo me conter, e estou melhorando bastante nesse aspecto. Meu carro é super limpinho, a única bagunça dele sãos os livros que ficam no banco de trás, mas nunca irão encontrar papel de bala, chocolate, salgadinhos, copos, latas. Com meu corpo mantenho a mesma obsessão, não gosto de sentir a pele e o cabelo oleoso, e escovo os dentes antes e depois de comer, fico grata nesse aspecto por ser uma pessoa limpa e saudável.

Há algum tempo, tinha uma compulsão por compras. Não gostava de passar um dia sem comprar nada, mesmo que seja uma caneta. A minha mente ficava tensa, e meu humor oscilando. Todos os dias eu precisava comprar, não gostava de repetir roupas e não fazia isso por causa da industria da moda ou por ser uma escrava da boa aparência, e sim por me sentir bem! Tanto que nunca me importei com as opiniões alheias ao meu estilo de roupa. Hoje em dia eu não tenho mais essa compulsão, e fico tranquilamente uma semana ou duas sem comprar nada, a minha mente não é mais escrava dessa compulsão.

Aqui no Fórum também tenho um pouco desse meu toc, gosto de estar de olho em tudo, mesmo que não seja da minha função, gosto de ficar a par de todos os acontecimentos, por isso sempre fui uma Staff ativa e nunca reclamaram da minha ausência.

Enfim, hoje em dia consigo lidar com tudo isso sem me sentir péssima.

Última edição por Rinko em 26/10/2016, 03:04, editado 1 vez(es)

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Nunca tive um diagnóstico pq n fui ao médico,Mas tenho algumas caractéristicas:
Preocupação excessiva com qualquer coisa pra evitar doenças(Lavar as mão para não se contaminar com bactérias,etc)
Não consigo controlar meus pensamentos
Ansiedade em quase tudo
Cada vez que vou beber um copo de água balanço o copo como se tivesse alguma coisa dentro e eu quisesse jogar fora(Como um restinho de água).
No geral algumas coisas eu nem ligo,mais os pensamentos e a preocupação com saúde me atrapalham demais.

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Não é nada comprovado por um médico, mas eu tenho certas manias que podem ser TOC ou uma possível tendência. Eu tenho uma mania de arrumação que me deixa louco só de ver certas coisas fora de lugar. Por exemplo, eu não posso ver uma colcha um pouco enrugada que lá vou eu a arrumá-la! Se tem uma mesa bagunçada eu arrumo. Se tem muitas louças na pia eu guardo, mas quando me incomoda muito. Eu dobro minha própria roupa suja quando eu vou tomar banho...

Eu fico mexendo na minha própria roupa no corpo "ajeitando" pra ficar de uma forma que acho que é a melhor. E se ela muda de posição com o movimento lá vai eu ajeitar de novo.

Sem contar que eu direto penso que algo está de um jeito quando não está. Eu fico ajeitando minha bolsa de escola o caminho de casa todo porque minha mente me diz que ela está desigual. Eu até começo a sentir mais pesado de um lado. E quando eu resolvo por em um espelho ela está equilibrada. Eu já cheguei ao ponto de medir com uma régua o tamanho da alça da bolsa pra ter certeza.

Minha mente me engana dizendo que tudo tem que estar extremamente perfeito ou então é melhor nem prosseguir. Deve ser por isso que eu morro de preguiça de fazer certas coisas, porque eu sei que ou eu faço bem-feito e os mínimos detalhes, ou então eu faço mal feito e passo o resto da semana atordoado pela minha mente até eu ir e refazer do "jeito certo".

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Eu já frequentei uma psicóloga, mas faz muito tempo mesmo...
Não sei se posso considerar TOC, tenho algumas "manias" por assim dizer, reorganizar sempre que posso minhas roupas, objetos, pastas no computador, separar meu copo, talher e  algumas coisas estranhas, como por exemplo, se eu pisar numa linha de um piso eu tenho que pisar em outra da mesma maneira.
Já não tenho um bom histórico mental e eu prefiro ficar na minha e não me arriscar com nenhum diagnostico, talvez num futuro próximo...
Minha irmã tem TOC diagnosticado, o caso dela é de limpeza excessiva. Lavava as mãos várias vezes antes e depois de fazer qualquer coisa, tomava banho longos demais, descartava qualquer coisa que caísse no chão, entre outros. Por causa do detergente e sabonetes ela tem problemas em usar a digital hoje e passou anos até tirar a carteira de identidade. Não posso dizer que ela está curada, mas a fase crítica já passou.

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Não quero assustá-los, mas... Eu verifico desmedidamente quase tudo que faço: pode ser um post aqui no fórum ou uma roupa que eu passo. Quadros de família precisam ficar exatamente do jeito que eu os deixei, na posição "correta", caso não estejam, sinto que falta uma parte de mim. Aí vem a parte da limpeza: minhas mãos murcham de tanto que eu lavo-as; o mesmo acontece com os meus dentes — escovo-os, pelo menos, seis vezes por dia. Seis é um número significativo para a minha situação, porque se retirarmos três ficamos com três — e se colocarmos mais três ficamos com nove. De alguma forma, a minha rotina precisa fazer parte desse contexto do três, e é um pouquinho chato de lidar.

Exemplo:

Quando eu era mais novo, toda vez que eu ia no banheiro (número 1 ou número 2) eu puxava a descarga três vezes. Depois, escovava os dentes três vezes e, por fim, na hora do banho, lavava os cabelos três vezes com xampu (sim, para completar o ciclo do 3x3 = 9). Representações químicas também entram na conta, esta é a primeira vez que eu abro o jogo para vocês: quando eu vou tomar água pela primeira vez ao dia, eu tenho que dizer em voz alta a fórmula química dela. Quantas vezes eu digo? Adivinhem... Pois é: três vezes. Esse transtorno também foi levado ao meu PC, onde isto acontece:


Qual o seu TOC? Q8eM94X


Não comentei sobre o caso Ethos (ainda bem) nem sobre os pensamentos que são frutos do TOC — seria muita indelicadeza.


OBS: o fato de eu usar o travessão toda hora também faz parte do esquema. Reparem que eu o utilizei três vezes. O mesmo acontece com as reticências (três pontos). E o mesmo acontece com o fato de eu ter utilizado a expressão "o mesmo acontece" três vezes; desconsiderando esta. :asideia:

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Eu tenho um TOC.

Sempre que minha gatinha termina de comer eu guardo o potinho dela dentro do armário para os outros gatos vizinhos não comerem.No começo eu não ligava muito até deixava,e mas agora sempre que eu ouço barulho de mastigação eu corro pra cozinha pra ver quem tá comendo e guardar,agora esse barulho me dá um nervoso que as vezes eu nem deixo a coitada comer.Eu simplesmente não consigo ignorar esse som.

E tem a louça suja.Eu não gosto de ver restos de comida nas panelas,sempre que eu vejo e passo perto eu tiro o excesso de comida com água,nem lavo a louça mas tiro essa sujeira.

descriptionQual o seu TOC? EmptyRe: Qual o seu TOC?

more_horiz
Eu tenho pavor de tocar em pacote de leite em pó de saquinho, a textura me da nervoso demais.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos