Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyOrientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Estive pensando recentemente, não seria interessante elaborar e destacar um meio de auxiliar e ajudar os jovens na importante decisão de "O que quero ser" durante os períodos finais dos estudos? Em muitas das vezes a família não atua de uma forma "neutra", e chega a interferir nas escolhas e decisões do filho. Conheço muitas pessoas(muitas mesmo) que acabaram mudando de caminho devido a forte intervenção dos pais. Então sei lá... porque não inserir uma matéria relacionada? Um projeto de grupos, um "plano de vida e carreira", explorar o talento e gostos dos estudantes, incentivá-los a buscar o que querem, etc.



Ou discordam? A família é o suficiente, ou o jovem deve descobrir e explorar por conta própria? :think:


Opinem.

#ClanWars2016

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Com certeza deveria haver auxílio aí. A família não deve apontar a direção, e sim dar suporte para maior precisão do jovem que escolherá a profissão. Muitos pais cismam que os filhos devem fazer tal coisa, e não abrem mão disso, o que é ridículo. Deve-se sim haver uma pesagem entre remuneração, gosto e etc, mas quem deve decidir é o jovem, e o máximo que podem fazer é clarear as opções, nada de forçar.

Eu mesmo tive e até hoje tenho dúvidas do que seguir, adoro várias matérias, já quase fiz Física, já quase optei por Engenharia Mecânica, já pensei muito em fazer direito, e hoje pretendo tentar Medicina. Por quê? Porque minha família me orienta pelo que mais é remunerado, e eu nunca consegui ver clareza no que seguir. Sim, isto pode definir meu futuro, por isso entendo o quão é importante esta orientação.

Quanto a inserir algo relacionado, bem, de fato. Mas acho que a melhor forma seria o sistema já adotado em alguns países, você optar pelo que irá cursar. Creio que isto faria uma diferença enorme. 

#ClanWars2016

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Quando eu estava para terminar o ensino médio nem pensava nisso, só fui pensar depois, para min na época qualquer emprego servia, não pensava em ter profissão, importante era ter alguma experiência e acordar cedo todo dia

Depois com o tempo pensei em virar jardineiro e tentar trabalhar em algum estádio de futebol, curti muito a ideia inicialmente mas não conseguia me ver fazendo isso mais que 1 mês sem me encher

Pensei em ser medico seria hard a faculdade, mas, era uma profissão que via com bons olhos, era todo um romance com a ideia de ser medico, ajudar os outros, lidar com pessoas necessitadas, mas, fui pensando, imagina eu em 8 horas de trabalho atender 25~100 pessoas, seria poucos minutos por pessoa, seria totalmente impessoal, seria eu me frustrando com a carreira, fora que totalmente impossível para min pegar um emprego que eu tenha de dar plantão (medico, policial, jornalista e etc), me imaginei ter de acordar nos mais diversos horários, trampar varias horas seguidas (10h, 12h, 24h, 36h ou sei lá quantas horas) em turno duplo e etc... medicina é um trabalho onde você quase se casa com seu emprego, você precisa se dedicar muito, para exemplificar basta ver o naruto como hokage, ótimo no que faz, trabalha bem e eficientemente mas perde o niver da filha, quase não vê a esposa e o filho tretava com ele, não gostaria de uma profissão assim... foco na família nao emprego like filme "Namorados para Sempre"

Pensei em não ter profissão alguma (moto taxis, cortar cabelo, sei la fazer algo que nao precisasse de curso, facul ou nada do tipo) ou só trabalhar no que aparecer, mas, isso sempre me assustou, ter emprego nao é o mesmo que ter profissão

Pensei em virar mecânico, fazer curso técnico, me especializar na parte da fiação dos carros que ninguém gosta de faze e comecei a endeusar essa ideia, já curtia carros (que garotinho nunca brincou com carrinhos, que homem nunca sonhou em ter um carro, moto e etc) mas a oficina do outro lado do morro onde ate passava uns tempos só olhando me lembrou de algo, oficina é um lugar onde você pode se sujar fácil, vai mesmo querer ir para casa todo dia sujo de graxa ?


Preferi não fazer nada e deixar o tempo passar, eis que a sorte apareceu e arrumei emprego de ajudante de cozinha em um restaurante à la carte de noite, imediatamente adorei a ideia de um dia poder ser cozinheiro, mas, algo me entristeceu, sabe você em um restaurante à la carte precisa fazer os pratos dos pedidos na hora, chegou um pedido é moleza, você faz com todo amor e carinho, mas, se chegarem 10... nossa, é o atoleiro, o problema nao é a correria, estresse ou nada do tipo, o problema é que imagina a cena... você é um carinha que esta afim de uma mina, chama ela para sair, ir ao restaurante, você super nervoso, só deseja que tudo na noite seja perfeito, momento, musica, clima, comida mas ai você vai a um restaurante cheio, comida demora e na hora que chega ela nao esta 100%, esta uns 80%, 70%, 60% do que costuma ser por causa da correria na cozinha... não podia fazer parte disso, não podia atrapalhar o clima de ninguém mesmo que indiretamente e sem intenção, não sei acho que sou romântico demais ate nisso

Isso me deixo pensando muito, quis ate desistir mas lembrei que nao existe apenas restaurante à la carte, existe restaurante self servisse, eu poderia ser cozinheiro pela manha em um self servisse, é mais comida que se faz, os pratos nao são feitos um a um, mas, você pode fazer isso com muito amor, pessoas em expediente podem ter uma boa comida, você pode melhorar o dia delas e é nisso o que acredito

Começar como auxiliar de cozinha, virar ajudante de cozinha, galgar o posto de saladeiro e um dia virar cozinheiro chef responsável pela cozinha, nem gerente se mete contigo. Você fica em pé das 6h da manha as 16h da tarde, a cozinha é uma sauna todos os dias (trabalhar na praia nao é tão quente quanto dentro de uma cozinha, aquilo é um forno), é correria, você precisa gasta um pouco de imaginação e talento, é trabalho para pessoas determinadas, responsáveis e confiáveis já que nao pode faltar um dia sequer, você rala muito mas é isso o que quero, olhar no fim do mês meu salario e saber que trabalhei por isso, nao apenas fiquei lá parado atoa entediado ou mexendo no celular

Demorei muito para saber o que queria, minha família nao ajudou mas também nao me pressionou

Hoje eu consigo me ver como cozinheiro, consigo imaginar minha filha/filho dizendo para os coleguinhas "meu papai é cozinheiro" e consigo me ver nos dias de domingo junto da minha esposa fazendo almoço da família

Eu quero isso, eu gosto disso, eu consigo me imaginar vivendo 10, 20, 50, 100 anos fazendo isso

Não preciso escrever nada, basta pensar rápido e de forma criativa, eu posso fazer isso, eu posso me adaptar a isso, quem sabe um curso de pizzaiolo ou sushiman, não seriam especializações legais de ter no curricolo ou mesmo apenas coisas interessantes de se saber fazer...

Dia de trabalho apesar de ter rotina, jamais é o mesmo, é sempre algo novo, combinação diferente de comidas, algo faltando, é sempre revigorante, a virgindade da situação e o ineditismo do dia a dia, impede de ser algo chato e enfadonho como outros empregos, sim, eu quero isso...

Carreira é algo importante, é algo a se pensar com calma, tem de ser algo que você goste, tem de ser algo que te faça feliz

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Ellos escreveu:
Hoje eu consigo me ver como cozinheiro, consigo imaginar minha filha/filho dizendo para os coleguinhas "meu papai é cozinheiro" e consigo me ver nos dias de domingo junto da minha esposa fazendo almoço da família

Achei bem legalzinha essa citação! Só ela melhorou bastante meu dia.

Texto inspirador! O pior de tudo é a terrível sociedade forçando uma criança / adolescente a decidir uma profissão "pro resto da vida". Pode parecer exagerado esse "pro resto da vida", mas não é, porque se eu escolhesse uma faculdade só pra me livrar do peso que a sociedade põe em pessoas como eu que ainda não escolheu uma profissão eu me veria preso nela por diversos anos até terminá-la, e me sentiria no mínimo, um tanto frustado!

Eu espero que eu me decida logo, não pra agradar os parentes ou os colegas, mas pra mim me sentir decidido em alguma coisa na vida. Eu sempre ando pensando em todas as facetas de uma profissão pra escolhê-la.

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Eu escolhi por conta própria, se seguisse por conselho de família, por meu pai eu trabalharia em qualquer emprego e não precisaria fazer faculdade, já minha mãe já não tinha ideia mas queria que eu fizesse faculdade. Desde pequeno eu queria ser biólogo marinho, virava a noite lendo livros disso, acho que fiquei com essa ideia na cabeça por uns 13 anos da minha vida.

Mas depois tive um trauma que ate hoje me faz querer evitar o mar de vez em quando, ai mudei de opinião e queria ser piloto da aeronáutica(um dia ouvi minha mãe comentando que ia adorar isso, e acabei pegando a ideia), e isso ficou na cabeça por um tempo porque cheguei a estudar para as provas e tudo, antes de terminar o ensino médio eu ficava na dúvida se queria isso mesmo, se queria fazer música ou alguma outra coisa que não tinha descoberto.

Acabei o ensino médio e já tinha me tocado que música pra mim só como hobby, curto a ideia de viver da música, não ser obrigado a cortar o cabelo por causa de um emprego(coisa que ainda acho babaquice), mas é um caminho duro de se seguir.

Eu também larguei o pensamento da aeronáutica depois que conversei gente de dentro, e acabei me desanimando, a ideia de mexer com ciências voltou a mente, então fiz o enem, passei pra ciências naturais mas não cursei, e ainda bem porque esse curso não me faria feliz.

Ai fiquei parado por tempo e usei isso pra buscar que tipo de ciência eu me encaixaria, e depois de tantas pesquisas eu optei pela Geologia, que acabava preenchendo todos os requisitos que eu buscava.

- Envolve natureza
- Viagens
- Tem uma boa faixa de salário
- É útil para a humanidade
- É uma ciência muito experimental

E ate hoje não me arrependo de estar cursando isso.

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
@Kel G
Texto inspirador! O pior de tudo é a terrível sociedade forçando uma criança / adolescente a decidir uma profissão "pro resto da vida". Pode parecer exagerado esse "pro resto da vida", mas não é, porque se eu escolhesse uma faculdade só pra me livrar do peso que a sociedade põe em pessoas como eu que ainda não escolheu uma profissão eu me veria preso nela por diversos anos até terminá-la, e me sentiria no mínimo, um tanto frustado!

Eu espero que eu me decida logo, não pra agradar os parentes ou os colegas, mas pra mim me sentir decidido em alguma coisa na vida. Eu sempre ando pensando em todas as facetas de uma profissão pra escolhê-la.

Dá um abraço aqui, cara clanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) 2z730h4

Eu me vi inteiro lendo seu comentário. Eu estou passando pela mesma dificuldade a respeito da minha vocação profissional, e isso vem desdo final do ano passado. Constantemente eu me pego perguntando do porque de prestar o ENEM esse ano, já que nem ao menos sei oque fazer em seguida. Acho que no final eu irei prestar o ENEM só para "tapar o sol com a peneira", me sentir menos frustrado. ..

Eu já quis ser desde um gari, até um professor, espero me encontrar o mais rápido possível.


mas a oficina do outro lado do morro onde ate passava uns tempos só olhando me lembrou de algo, oficina é um lugar onde você pode se sujar fácil, vai mesmo querer ir para casa todo dia sujo de graxa ?

Te entendo, muito ruim ter que se sujar todo após um banho quente. Eu trabalhei por um tempo na oficina do meu cunhado, e não me arrependo de ter pedido as contas :horak:

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Rodrigo Gouveia escreveu:
Dá um abraço aqui, cara clanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) 2z730h4

Eu me vi inteiro lendo seu comentário. Eu estou passando pela mesma dificuldade a respeito da minha vocação profissional, e isso vem desdo final do ano passado. Constantemente eu me pego perguntando do porque de prestar o ENEM esse ano, já que nem ao menos sei oque fazer em seguida. Acho que no final eu irei prestar o ENEM só para "tapar o sol com a peneira", me sentir menos frustrado. ..

Eu já quis ser desde um gari, até um professor, espero me encontrar o mais rápido possível.



clanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) 2z730h4 Kkk

Eu também já me imaginei fazendo de tudo! O problema é que parece que cada dia que passa é como se fosse um cerco que fosse se fechando a cada minuto.

Espero um dia conseguir me decidir e que vc se decida também clanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) 1f600

Até lá, eu só quero viver a vida, com um EMPREGO fixo até decidir minha PROFISSÃO.

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Eu não sei como é no Brasil,  mas eu tive o poder de escolha e mesmo em sistemas educacionais em que se pode escolher o que se quer cursar ainda existe a dúvida sobre o que se quer seguir.

Eu cresci com a ideia de que devia fazer algo relacionado com Petróleo..., mas acabei fazendo um ensino médio técnico na área de Construção Civil e com ajuda de um instrutor alemão brasileiro ganhei fascínio pelas Ciências computacionais meio que ao mesmo tempo em que me apaixonei pela Criação e cosmo (Astrofísica, Astronomia, cosmogonia, Criacionismo e Cosmologia).

No fim de tudo eu acabei num conflito entre o que eu queria fazer e as saídas profissionais que elas trariam.

No fim me foi recomendado que fizesse um teste de avaliação de aptidão profissional...é que consultasse um conselheiro....é ele me disse que eu devia optar por fazer ciências aplicadas ou Engenhearia....no fim optei por fazer licenciatura em Geofisica aplicada  Recursos energéticos.

O problema de certos sistemas não darem uma opção de escolha absoluta é precisamente porque um aluno péssimo em matemática, fisica e Quimica não conseguiria vingar nas Engenhearia e Ciências Exatas onde o conhecimento dessas disciplinas sao base necessária.

Então um teste de avaliação de aptidão profissional ajuda a determinar a inclinação do estudante e seria bom que nas fases finais do ensino médio um conselheiro esteja lá para ajudar o aluno a fazer a escolha que melhor lhe convém tendo em conta as suas habilidades naturais...

#ClanWars2016

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Acharia bem legal, eu por exemplo estou nesse dilema desde que me conheço por gente, e tenho certeza que há várias pessoas nessa mesma situação. Apesar de existirem vários testes na internet atualmente, acho que uma matéria voltada para isso seria mais interessante para os estudantes descobrirem sua vocação.

#ClanWars2016

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Eu creio que deveria ter algo do tipo, não precisaria ser apenas no final do ensino médio, durante ele também, pra que os jovens pudessem descobrir o que querem fazer no momento ou pensando no futuro também, pra tirar esse pressão de ter que escolher o que quer fazer "pro resto da vida" já que nem sempre é assim, as vezes se descobre o que realmente se quer fazer certo tempo depois.

Eu mesmo, ainda não sei dizer exatamente o caminho que quero seguir, até pouco tempo atrás eu poderia afirmar que tinha certeza que gostaria cursar engenharia ou arquitetura, por ser bom em matemática e ter muito gosto por construções modernas e tal, mas recentemente eu tenho pensado se realmente é o que eu quero, e bem, ainda não sei responder.

Não tenho dúvidas que seria positivo, a família também tem um papel importante, mas o principal é apoiar o jovem no caminho que ele quer seguir.

#ClanWars2016

descriptionclanwars2016 - Orientação de carreira(Profissional) EmptyRe: Orientação de carreira(Profissional)

more_horiz
Bom, faltou meu Post.



Não tive uma orientação legal, acabei me perdendo e quase indo pela cabeça dos outros. Meus pais decidiram me apoiar no que eu escolhesse, decidi pesquisar e conhecer mais sobre a área de T.I. Hoje faço um curso técnico que vale uma boa certificação no final e tá sendo muito positivo pra mim. Através da orientação que recebi lá e depois de analisar bem, acho que devo tentar ser um web designer. É algo que me agrada bastante... e como dizem que temos que fazer o que gostamos creio que não vou me arrepender. :fera:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos