Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionAté que ponto vale se esforçar? EmptyAté que ponto vale se esforçar?

more_horiz
Nós vivemos em um mundo onde, apesar de não generalizadamente, há a predominante meritocracia, sendo você recompensado pelo resultado que consegue. Por isso que, ao estudarmos para um curso mais concorrido, temos que nos esforçar mais, dar mais de nós mesmos, abdicar de mais coisas, enfim, se sacrificar mais. Mas qual seria o meu ponto? O meu ponto é que às vezes queremos chegar em certos patamares, mas não consideramos direito o que precisaremos passar para chegar até lá. Estudar na melhor faculdade, conseguir o melhor cargo, comprar aquela casa, obter aquele carro, conquistar aquele troféu... Por trás de todo grande resultado, há sempre um grande esforço escondido, e uma sequência de sacrifícios. Então a questão é: até que ponto vale a pena?

É normal o caso de pessoas sofrerem de estresse por tanto estudarem, por trabalharem tão duro ao visar algo, e em vários casos até mesmo a morte ocorre na tentativa de certas coisas, e é muito mais comum do que se pensa. Frequentemente pessoas têm ataques de coração por trabalhar/estudar demais em escritórios, mostrando-nos que o preço às vezes é muito alto. Então vale a pena sacrificar a saúde mental em prol de obter o cargo desejado, de trabalhar na melhor empresa, de entrar na melhor faculdade? Passar anos após anos se estressando por cargos cada vez melhores, para ganhar cada vez mais? Muitas vezes perder relacionamentos valiosos, abdicar de coisas pessoais e etc?

Por outro lado, todos querem ter uma casa chique, comer do melhor, dirigir o melhor carro, e ao ver apenas este lado da moeda, parece-nos demasiadamente atraente. Por isso, antes de ter a opinião de vocês, deixarei-os com uma reflexão:

"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de forma a não viverem nem no presente, nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido". Dalai Lama

Comentem. 


#ClanWars2016

descriptionAté que ponto vale se esforçar? EmptyRe: Até que ponto vale se esforçar?

more_horiz
Na contemporaneidade, é normal avistar pessoas totalmente focadas em suas metas, tendo eles, uma vontade insaciável de querer alcançar todos os seus objetivos, mesmo que tenham que sacrificar grande parte da sua vida e deixar demasiadas coisas de seu agrado de lado. Vários cidadães do mundo inteiro, lutam todos os dias para tentar construir um futuro melhor pra si própio, e pra aqueles ao seu redor, sua família, porém, esse esforço todo vale a pena ? Restringir grande parte da sua felicidade e tempo para que apenas no futuro possam ter algo material melhor ?

Bem, eu desmerecer opiniões terceiras, pois, reconheço os motivos que cada um tem de buscar o seu destino ideal, porém, eu penso que as pessoas talvez não devessem enxergar apenas naquilo que os rodeias, ou em outras palavras, objetos,dinheiro,riqueza,poder, e sim no que a façam felizes, independemente do que for o motivo da felicidade. Como um adolescente de 16 anos, prestes a fazer 17, eu digo que, por minha curta experiência de vida, eu não me colocaria á prova para se esforçar exacerbadamente para apenas conquistas algo material no futuro, pois acho que a vida é feita para ser aproveitada com felicidade e novas aventuras, disgustar sua juventude. Em tudo há um limite, e sempre se esforçar até a ultima gota não é sempre uma saída, apesar de muitas vezes é preciso um grande foco em sua meta, porém, um esforço continuo e desgastante que afeta você, só le trará maleficios, tanto mental, quanto fisicamente, e não terá compensado todo o seu esforço no final.

E pra terminar vou deixar uma frase de Jean-Jacques Rousseau , que retrata a minha idéia associada ao esforço e a vida do homem.

-Os homens dizem que a vida é curta, e eu vejo que eles se esforçam para a tornar assim.

#ClanWars2016

descriptionAté que ponto vale se esforçar? EmptyRe: Até que ponto vale se esforçar?

more_horiz
Não vale a pena continuar a fazer algo quando está lhe prejudicando, seja mentalmente ou fisicamente. Digo, não desistir do que esta fazendo, mas saber controlar a situação da melhor forma possível para que não lhe prejudique em nada, perder o controle e exagerar em certas situações (como estudar demais e atrapalhar sua saúde mental ou trabalhar demais e lhe causas problemas de saúde ou até a morte) não ajudará em nada, pode se conseguir chegar aonde desejado sem a necessidade de se fazer o extremo, com mais calma, saúde, prazer... Pra tudo deve se ter um esforço necessário, mas desde não comece a lhe causar problemas de saúde ou mental, então é válido. Saber lidar com a situação é algo individual também, um psicológico mais preparado, bem trabalho (até uma consulta com um psicólogo) pode ajudar muito mais em situações mais complicadas, para alguns o problema e ter esse controle mental :lua:

Essa reflexão de Dalai eu acho relativa, não é todo mundo que perde saúde pra alcançar seu sonho almejado.

#ClanWars2016

descriptionAté que ponto vale se esforçar? EmptyRe: Até que ponto vale se esforçar?

more_horiz
Se você visitar um campo de dentes-de-leão, encontrará lá uma sociedade pacífica, saudável, unida, isto é, até o vento chegar e soprar as sementes para bem longe... Uma das sementes acaba parando em um deserto e, inevitavelmente, acaba aceitando que aquele não é o lugar dela. Ela se sente sozinha também, há tanta insegurança, e ela sequer sabe por onde começar. Porém, se essa semente esforçar-se, se ela for teimosa, um dia, quem sabe, ela transformará esse deserto em um lindo campo — repleto de dentes-de-leão.

Não seria maravilhoso?


#ClanWars2016

descriptionAté que ponto vale se esforçar? EmptyRe: Até que ponto vale se esforçar?

more_horiz
Essa é uma questão muito complexa para muitos...

Bem eu acho que todos nós temos um limite, mais devido a uma pressão
imposta pelo sociedade, temos que superar esses limites se quisermos ter
uma condição de vida futuramente.

Acho que a sociedade é a principal culpada se tratando desse assunto, pois 
se a sociedade não emposse que alguém rico é alguém que terá seu lugar
na sociedade, as pessoas não teriam tantos sacrifícios por algo que pode ser
alcançado sem se esforçar ao extremo.

Claro que essas imposições feitas pelo sociedade em maioria infelizmente são
corretas, mais as pessoas levam isso a sério e sabem que se não se esforçarem
muito a sociedade vai excluí-los e rebaixá-los e isso é algo que ninguém ainda 
mais em temos como hoje quer.

Gostei também dessa frase, nos faz refletir sobre o assunto e sobre decisões em
nossa vida.



#ClanWars2016

descriptionAté que ponto vale se esforçar? EmptyRe: Até que ponto vale se esforçar?

more_horiz
Depende, acredito que isso é mais particular mesmo, mesmo que o número de pessoas que fazem esforços absurdos pra alcançarem tal objetivo seja alto.

Pra mim, isso se torna ruim quando você perde o controle desses desejos, quando se precisa tanto, mas tanto alcançar esse objetivo que nada mais importa, ou quando este mesmo objetivo se torna algo essencial pra que essa pessoa seja feliz, e que deposita todas as sus fichas no fato de que alcançar este objetivo vai os deixar satisfeitos, realizados e felizes, que é o que creio eu ser o objetivo por trás de todos estes outros. Você pode apenas ter como objetivo ter um emprego bacana, que não paga 10 mil reais, mas que te dá um bom salário, ter uma casa legal, mesmo não sendo uma mansão, ter dinheiro suficiente pra sustentar uma família ou sair em uns finais de semana e etc, assim como outras pessoas tem objetivos maiores, subir para um cargo importante na empresa que trabalha, estudar na melhor faculdade, e coisas do tipo, e mesmo que siga um destes dois caminhos nada garante que será feliz com isso, nem que se sentirá satisfeito.

Na maioria dos casos, toda essa lista de coisas que teoricamente se precisa alcançar a todo custo, acabam fazendo com que as pessoas sobrevalorizarem estes mesmos objetivos, acabam por querer trabalhar cada vez mais pra conseguir o que desejam, pra conseguir coisas das quais querem desfrutar. Em muitos casos essas pessoas até mesmo conseguem conseguir o que almejavam, mas acaba pagando certo preço por isso, como não ter tempo de desfrutar do carro que comprou, e coisas do tipo. Em parte destes casos tais objetivos nem mesmo são realmente necessários pra que as pessoas sejam felizes, e de tanto se esforçarem por tais coisas, até mesmo conseguindo elas, muitas acabam por ficarem infelizes, culpando o trabalho, os estudos, o chefe, a vida e etc.

Creio que todos precisam medir corretamente a importância de suas metas na vida, precisam deixar de lado as certezas impostas pela sociedade e tudo o que as cercam, e assumir uma identidade verdadeira frente a vida, decidir de fato, o que é importante e o deseja fazer dela.

#ClanWars2016
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos