Review – Shingeki no Kyojin Capa

Shingeki no Kyojin
Autor: Hajime Isayama
Gênero: Ação, fantasia, drama e horror
Período de publicação: 2009 -em andamento.
Serialização: Bessatsu Shounen Magazine
Número de volumes: 18

Review – Shingeki no Kyojin Phz7Tf3wfnw

A história, fala de um mundo em que há centenas de anos atrás, a humanidade foi quase exterminada por criaturas humanoides, os Gigantes, que caçam e devoram humanos por puro prazer. Depois do Massacre, a humanidade vai se recompondo aos poucos, sem nenhum gigante aparecer por vários anos até que, no ano de 845 (segundo a cronologia do mangá), ocorre o prelúdio de uma nova onda de ataques.

Nesse ano, mora um garoto chamado Eren Yeager, um grande admirador do trabalho dos soldados que vão enfrentar as enormes criaturas, ele sonha em ser um grande soldado quando for adulto para poder ver o mundo que as grandes muralhas escodem. Para prevenir os ataques dos gigantes, a vila é cercada por enormes muralhas resistentes, com mais de 50 metros de altura, para impedir que os gigantes adentrem no território. Eren estava na cidade com sua irmã vendo os soldados chegarem de uma missão de reconhecimento, mas pouquíssimos deles voltaram, eles tinham sido atacados por gigantes.

Poucas horas depois, uma mão com muita fumaça(a temperatura corporal dos gigantes é tão alta que sai fumaça!) é vista se mexendo perto da muralha, logo em seguida aparece uma cabeça se levantando. Um gigante colossal aparece, só que esse é muito grande (ele tem cerca de 60 metros de altura, ao contrário dos gigantes normais que medem em torno de 5-10 metros), com uma aparência que lembra bastante aqueles modelos do sistema muscular do corpo humano que vemos nas nossas aulas de ciências. O gigante dá um chute na muralha, e a destrói em centenas de pedaços, assim dando passagem para os gigantes menores, que causaram destruição e desgraça aos humanos.

Review – Shingeki no Kyojin Attack-on-Titan-Colossal-Edition-Vol.-1-00

Eren está na vila, arrumando um jeito de escapar dos gigantes até que chega ao lugar onde fica sua casa, e a vê completamente destruída. Eren e a irmã tentam salvar a mãe deles, que ficou presa nos escombros da casa, até que aparece um morador da vila, que a pedido da mãe de Eren leva as duas crianças para longe. Enquanto é carregado, Eren olha pra trás, testemunhando a grotesca cena de sua mãe sendo devorada viva por um dos gigantes. Depois desse dessa cena grotesca, Eren jurou que seria um soldado para poder eliminar todos os gigantes da face da terra em busca de vingança. A partir daqui a história começa a se desenvolver, não vou entre em detalhes, a finalidade aqui e uma analise da obra. Então não passarei spoiler.

Review – Shingeki no Kyojin Attack-on-titan-1

Alguns podem não gostar dos traços e estilo do mangá, que realmente eu concordo que apresenta alguns defeitos, principalmente no que se diz respeito aos personagens humanos, que são bem parecidos uns com os outros, sendo assim difícil diferenciá-los às vezes, mas o foco de SnK não é ter um protagonista fixo (achou que Eren era o protagonista da história?), o "protagonista" são todos os personagens humanos lutando contra os gigantes, que são desenhados de uma forma bem estranha, alguns deles com expressões faciais bem exageradas. Mas ainda falando sobre a arte, eu não poderia deixar de falar do Gigante Colossal, que é desenhado nos mínimos detalhes (como eu falei, ele lembra o modelo do sistema muscular do corpo humano). Eu realmente gostei muito do design do gigante.

As situações do mangá, tendem a ser bem sufocantes, com os personagens dando o máximo de si para sobreviver nas mãos das terríveis criaturas, mesmo não tendo a menor chance de vencê-los, apenas adiando a aniquilação da raça humana, que parece ser inevitável. As lutas contra os colossos são retratadas de jeitos bem dinâmicos, principalmente nos ângulos dos cenários, que muitas vezes dão origem a cenas de tirar o fôlego do leitor de tão impactantes.

Review – Shingeki no Kyojin Captura-de-tela-2014-02-19-c3a0s-02-22-57

Bom, e um dos mangás mais sensacionais dos últimos anos. A série tem um potencial monstruoso para se tornar uma dos maiores obras da história. Assim digo que é uma das melhores estreias nessa década. Assim que tiverem a oportunidade de ler o mangá, leiam. É altamente recomendado.

Personagens


  • Eren Yeager (エレン・イェーガー Eren Yēgā)




Idealista, violento e impulsivo, Eren quer aniquilar os Titãs e explorar o mundo fora das muralhas.


  • Mikasa Ackerman (ミカサ・アッカーマン Mikasa Akkāman)




Irmã adotiva da Família Yeager. Ela é uma oriental, de raça rara pois fora a última a conseguir abrigo nas muralhas.


  • Armin Arlert (アルミン・アルレルト Arumin Arureruto)



Melhor amigo do Eren, ele é fisicamente e emocionalmente frágil. Embora seu senso estratégico já tenha salvado Eren e Mikasa várias vezes.