Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionVocê acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia? EmptyVocê acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia?

more_horiz
Título auto explicativo.

descriptionVocê acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia? EmptyRe: Você acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia?

more_horiz
Sem dúvidas, a MPB deveria ter muito mais valor.
----------------------------------------------------------------------------------
A MPB parou de ser bem reconhecida no cenário musical brasileiro, acredito eu que por vários fatores, dentre eles:

- Falta de interesse na educação musical nas massas populares
- Aumento da velocidade e da quantidade do consumo musical o que faz com que a qualidade das músicas caiam porque os produtores e músicos* de hoje estão visando muito mais o lucro do que a qualidade sonora
- A facilidade de aceitação no cenário podre musical que vivemos hoje, qualquer pirralho de 12 anos que fala putaria em um loop de batidas "tchu tcha tcha", vulgo, funk faz sucesso enquanto alguém que se dedica décadas para aprender a produzir um som legal não tem reconhecimento.
- A lavagem de dinheiro por trás do cenário musical.
- E a dificuldade em encontrar alguém que enfrente esses dogmas e dê continuidade à MPB que tem uma sonoridade linda, muito expressiva e tocante.

descriptionVocê acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia? EmptyRe: Você acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia?

more_horiz
A MPB tem ficado de lado nos últimos tempos, assim como o rock nacional. Nos programas televisivos, apenas os "clássicos" desses dois gêneros ainda aparecem, e só por serem cult. Artistas novos e com vigor dentro de estilos pouco populares estão destinados aos pequenos bares, infelizmente. As exceções são raras demais no cenário musical mainstream.

descriptionVocê acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia? EmptyRe: Você acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia?

more_horiz
Sim...

A MPB é um estilo musical único aqui no Brasil, marcou uma fase de transição entre a seresta e o Rock Nacional.

Eu acho as letras e o ritmo musicais muito interessantes, como a música '' Para não dizer que não falei das flores'', que ao meu ver foi a melhor do gênero.

Mas cada estilo musical marca um período histórico, as letras do MPB em sua maioria eram voltadas ao combate a ditadura militar no Brasil, ainda que eu veja possível o mesmo ritmo musical com novas letras , a identidade do MPB foi esse.

Além de como disseram, o funk, a globalização, o axé e principalmente o sertanejo tomou conta da música brasileira.

E quando eu digo globalização, me refiro ao avanço tecnológico, que nos permite entrar mais em contato com a cultura musical, principalmente americana e inglesa, o que diversifica MUITO o gosto dos brasileiros e faz o MPB perder ainda mais espaço.

descriptionVocê acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia? EmptyRe: Você acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia?

more_horiz
Acho q devia ser super valorizada.o pessoal so q musica q tenha 3 versos, a maioria do povo e espero q a minoria desse topico, mas acho q tb devia mudar esse nome MPB(Musica Popular Brasileira), pq o popular agora é(infelizmente) funk, sertanejo universitario q tinha q ganhar essa colocação (infelizmente).

descriptionVocê acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia? EmptyRe: Você acha que MPB deveria ser mais valorizada hoje em dia?

more_horiz
Concordo com quem disse que perdeu espaço e está desvalorizada se comparada aos anos de ouro, mas ainda resiste.

A MPB tem seu papel e por mais que tenha perdido público, ainda o tem. Alguns artistas que fazem uma musica praticamente nesse estilo e foram recentemente mais expostos, como Tulipa Ruiz ou Marcelo Jeneci (que chegou a tocar com o Edgard Scandurra e Arnaldo Antunes) fazem bastante sucesso. É claro que o alcance desses artistas não é mais o mesmo. Na televisão por exemplo, a Globo é uma das poucas emissoras que não deu às costas ao estilo. A quem frequenta shows, sabe o quanto é difícil conseguir um ingresso em determinadas cidades e de determinados artistas, inclusive os mais novos. Agora uma coisa é certa, e a carreira dos dois artistas que citei comprovam: Viver com e de musica está foda. Se dá sorte, é extremamente bom ou se ganha apoio, mas seja qual for o caminho, seu sangue vira água de tanto esforço, seja falando de MPB ou até o sertanejo em alta. O que acontece com a MPB, ao se analisar os artistas iniciantes acontece de mesma forma com o sertanejo. Talvez seja o mal dessa nossa época, muita informação, facilidade de acesso, há muitos artistas, mas nem todo mundo alcança holofotes e falando assim, é meio injusto, mas no mesmo tempo, penso que se correr atrás, se ganha o espaço, porque há.

Quanto a visibilidade, o que acontece é a confirmação da força que a cultura sertaneja têm no país. No mais, até mesmo essa cultura veio se transformando nos últimos 10 anos, mas ainda se encontra a raiz dentro de alguns nomes. Não critico o sertanojo universitário sem razões, até porque eu gosto de alguns nomes como Jorge e Mateus, mas de fato, algumas musicas são apenas pra dançar ou a mensagem é tão fraca e sem emoção que se perde. Não acho que seja um "fenômeno" tão incomum ou que indique má qualidade em si, se fosse, eu estaria incluso num grupo de pessoas que não gosta de musicas eletrônicas ou pops chicletes e não estou. Apenas constato que a musica sertaneja de raiz e alguns nomes atuais levam a essência do gênero, que é poesia, é história, é emoção e tudo o mais, como a própria MPB também possui, mas que esse novo sertanejo está perdendo, assim como a MPB também perdeu parte do seu caráter musical durante os anos.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos